Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/11/2007 - 10:00

Projeto de lei incentiva o uso de energia solar no Rio de Janeiro

Projeto de lei apresentado na Câmara pretende fazer do Rio de Janeiro uma “cidade sustentável”.

Assim como as capitais São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, a cidade do Rio de Janeiro também pretende contribuir com a preservação ao meio ambiente. Para isso, a vereadora Aspásia Camargo (PV) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal que torna obrigatório o uso de energia solar em novas edificações.

De acordo com o projeto, a lei se estende para novas edificações de uso não residencial, públicas e privadas e para novos imóveis residenciais com área construída superior a cento e cinqüenta metros quadrados.

Para Aspásia os projetos semelhantes aprovados em algumas cidades brasileiras demonstram o “despertar do Brasil para a realidade sócio-ambiental”. Segundo ela, é um desperdício, tanto econômico como ambiental, não saber usar a energia solar, presente na maior parte do território brasileiro, inclusive no Rio de Janeiro, onde a incidência do sol é alta em boa parte do ano.

“Esses fatores facilitam o funcionamento do sistema que é instalado nos telhados das casas, hotéis, pousadas, entre outros”, informa José Luiz Jesus gerente geral da Alpina Termoplásticos, uma das mais conceituadas empresas do ramo de aquecedor solar.

Questionado sobre as vantagens do aquecimento solar ALO Solar, José Luiz aponta os ótimos índices de eficiência energética alcançados pelos reservatórios térmicos (Thermotank e Isola) e as placas coletoras nos testes do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Pelos resultados apresentados, os equipamentos receberam o Selo Procel concedido pela Eletrobrás aos produtos que reduzem o consumo de energia elétrica. Quanto à economia na conta de energia elétrica, ele afirma ser de aproximadamente 30% com o uso do aquecedor solar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira