Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2013 - 07:35

Pesquisa da Abrecon revela que 85% das usinas de reciclagem de construção e demolição pretendem ampliar instalações no Brasil

Levantamento indica que as usinas móveis devem superar os atuais 17% de participação no mercado nacional de RCD.

São Paulo – Números positivos foram apresentados na pesquisa setorial da Abrecon - Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição –, durante a 8ª ExpoSucata – Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria de Reciclagem, aberta no dia 08 de outubro (terça-feira), em São Paulo. Os empresários que passaram a investir na reciclagem de demolição também estão otimistas: 85% dos participantes da pesquisa pretende ampliar o negócio nos próximos dois anos. O levantamento revelou que 58% das usinas estão instaladas no Estado de São Paulo, seguido pelo Rio Grande do Sul com 7%, Paraná com 6%, e Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina empatados em quarto lugar com 4% cada um.

Outra prova do mercado aquecido foi a inversão do número de usinas públicas e privadas. Até 2002 segundo Miranda, a maioria das usinas era pública. Hoje, 80% são usinas particulares. “A resolução Conama 307 e a Política Nacional de Resíduos Sólidos serviram de incentivo para o investimento privado. Dessa maneira, pequenas empresas passaram a investir nesse mercado”. Ainda de acordo com a pesquisa, as usinas que possuem de cinco a dez funcionários são 39% do segmento de RCD. De 11 a 20 funcionários representam 27%.

Grande parte do entulho de construção e demolição é processada em usinas fixas. Esse modelo de negócio representa 83% de todas as instalações voltadas para a reciclagem de materiais de construção e demolição no país (RCD). Entretanto, os 17% de usinas móveis identificadas na pesquisa chama a atenção da Abrecon. “Esse tipo de instalação apresenta alta flexibilidade, e tem crescido bastante por conta do crescimento do mercado da construção civil no país”, afirma Leonardo Miranda, consultor da entidade e professor doutor da Universidade Federal do Paraná em Engenharia Civil e RCD.

Uma dos objetivos do segmento agora é a elaboração de um programa de qualidade para os produtos reciclados, bem como parâmetros para a fiscalização. “A pesquisa contou com 112 usinas que responderam nosso questionário, de um universo estimado de 310 empresas. Por isso, nossa projeção é de que estamos reciclando, hoje, cerca de 20% do entulho de construção e demolição no país, mas a capacidade instalada poderia nos proporcionar reciclagem de 42% de todo o material disponível. Para o setor, a tendência é de crescimento constante. Com segurança, não iremos retroceder”.

A 8ª ExpoSucata acontece simultaneamente à 2ª Expolixo - Feira e Congresso Internacional de Negócios do Mercado de Limpeza Pública, Resíduos Urbanos e Industriais, e à 1ª RCD Expo - Feira e Congresso Internacional de Negócios do Mercado de Reciclagem de Resíduos de Construção e Demolição. O evento oferece aos visitantes um complexo de 15 mil m², onde também estão inseridas mais duas feiras: MercoApara (para o setor de papel) e Reciclaplast (para o setor de plástico). As feiras, organizadas e promovidas pela EcoBrasil, de 8 a 10 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes, consolidam o maior evento de resíduos sólidos na América Latina.

8ª ExpoSucata – Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria de Reciclagem | 2ª ExpoLixo – Feira e Congresso Internacional de Negócios do Mercado de Limpeza Pública, Resíduos Urbanos e Industriais | 1ª RCD Expo – Feira e Congresso Internacional de Negócios do Mercado de Reciclagem de Resíduos de Construção e Demolição, de 08 a 10 de outubro de 2013 ( terça a quinta-feira), das 13h às 20h, no Centro de Exposições Imigrantes, Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Jabaquara/SP.

ExpoSucata - Realizada desde 2006, a ExpoSucata vem refletindo o crescimento do setor ano a ano. Em 2012, cerca de 3.310 pessoas participaram do evento que ocupou 12.696 m2 da área de exposição com 84 marcas expostas. |Ssites: www.exposucata.com.br, www.expolixo.com.br, www.mercoapara.com.br, www.reciclaplast.com.br, www.rcdexpo.com.br ou pelo telefone (5511) 5535-6695.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira