Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2013 - 06:49

SuperVia inaugura “Rede Recicla Rio” em Cascadura

Projeto de sustentabilidade beneficiará 120 catadores de lixo de cinco cooperativas.

Rio de Janeiro - Na manhã do dia 13 de outubro (quarta-feira), o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, e o secretário estadual de Transportes, JulioLopes, inauguraram a Rede Recicla Rio, projeto socioambiental da concessionária que reforça o comprometimento da empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões localizadas no entorno da via férrea. A SuperVia reformou uma área de 2.000 m² no terreno da estação Cascadura, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde serão realizadas atividades de reciclagem de materiais (papéis, alumínio, plástico, garrafas pet, papelão e embalagem longa vida), gerando empregos a cerca de 120 catadores.

“Queremos ser mais do que um meio de transporte para os passageiros. A SuperVia quer ser parceira do dia a dia das pessoas e a prática da sustentabilidade está inserida nesse contexto. Com a Rede Recicla Rio, contribuímos gerando trabalho e renda, e participamos mais ativamente da vida dos nossos passageiros”, garante o presidente da concessionária, Carlos José Cunha. O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, também reforçou o comprometimento da concessionária: “Este projeto não é só uma atividade de reciclagem, mas de respeito. Estamos plantando a semente do futuro e da qualidade de vida para a população, principalmente aos que vivem no entrono da ferrovia”.

A Rede Recicla Rio contribuirá com as atividades de reciclagem, gerando trabalho e renda aos catadores de cinco cooperativas parceiras do projeto: Coopcal, CoopQuitungo, Coop Rio Oeste, Cootrabom e Cooperativa São Vicente de Paulo. Todas contam com caminhões próprios para recolhimento do resíduo reciclável e estima-se que, por mês, 200 toneladas sejam recolhidas e encaminhadas à Rede. O empreendimento garante uma renda mensal para cada catador e a oportunidade de que a cooperativa negocie diretamente o material produzido com importantes indústrias, o que representa uma valorização no preço final.

Além das atividades de reciclagem, gestores da SuperVia ministrarão uma vez por mês palestras para os catadores cadastrados sobre questões jurídicas e financeiras, de segurança do trabalho, noções de marketing, informática, entre outros. O espaço também agrega outros valores sustentáveis e aproveita, por exemplo, a água da chuva, captada pelo telhado, reutilizando-a na limpeza do local. A iluminação é feita por lâmpadas em led, mais econômicas e duráveis. O espaço conta, ainda, com copa e sala de treinamento e inclusão digital.

A iniciativa tem apoio das empresas Itaipava, Nestlé, Light, Tetra Pak, Faiveley, Alberoni e Arruda, Iron, Kubitz, HES, DB2, Vicoufer, Funasa e Braskem. Para os próximos anos, a meta da SuperVia é replicar o projeto da Rede Recicla Rio em outros espaços do sistema ferroviário fluminense. A iniciativa tem apoio das empresas Itaipava, Nestlé, Light, Tetra Pak, Faiveley, Alberoni e Arruda, Iron, Kubitz, HES, DB2, Vicoufer, Funasa e Braskem. Para os próximos anos, a meta da SuperVia é replicar o projeto da Rede Recicla Rio em outros espaços do sistema ferroviário fluminense.

Perfil - A SuperVia, empresa controlada pela Odebrecht TransPort desde 2011, atua em uma malha ferroviária de 270 km que em oito ramais e 102 estações atravessa 12 municípios da Região Metropolitana (Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Magé, Paracambi e Guapimirim). Os trens da SuperVia transportam, em média, 570 mil passageiros por dia útil. A concessionária também administra o primeiro sistema de transporte de massa por cabos no Brasil, o Teleférico do Alemão, responsável pelo deslocamento diário de 12 mil pessoas, em média, nas comunidades do Complexo do Alemão, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira