Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2013 - 07:45

Cidades da RMC são destaque no Índice de Gestão de Resíduos

Desenvolvido com o objetivo de avaliar a gestão de resíduos nos municípios paulistas, o Índice de Gestão de Resíduos Sólidos, é um dos principais indicadores socioambientais do Brasil.

Com um alto índice de crescimento e expansão das cidades, a cada dia, a destinação de resíduos, oriundos da construção ou domésticos, começa a virar pauta e a preocupar não só a administração pública, mas também a população. Somos, no Brasil, mais de 200 milhões de habitantes, segundo dados do primeiro semestre de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e coletamos, em 2012, cerca de 183,5 mil toneladas de resíduos sólidos por dia no país.

Para gerir e criar políticas de destinação adequadas destes materiais foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR). O IGR tem como objetivo avaliar a gestão de resíduos nos municípios paulistas. Se em 1997 apenas 27 municípios dispunham de forma adequada dos resíduos, em 2011 já totalizavam 422 municípios. Em termos percentuais, em 1997, 77,8% dos municípios paulistas encontravam-se em situação inadequada quanto à destinação de resíduos, enquanto em 2011 somente 3,6% estão nesta situação e os demais, 96,4% apresentam condições controladas ou adequadas de gestão.

A análise dos indicadores sobre a gestão de resíduos é convertida em uma avaliação de 0 a 10 resultando em um indicativo denominado Índice de Qualidade de Gestão de Resíduos Sólidos (IQG) para cada munícipio paulista e sua análise é dividida em quatro categorias: instrumentos para a política de resíduos sólidos, programas ou ações municipais, coleta e triagem, tratamento e disposição”.

A Lubrificantes Fenix, empresa de coleta e rerrefino de Óleo Lubrificante Usado e Contaminado (OLUC) situada na cidade de Paulínia é um exemplo de preocupação com a destinação de resíduos na RMC. Além do rerrefino de OLUC, principal atividade da empresa, a LubFenix possui licença para a coleta de cerca de 840 toneladas por ano de embalagens plásticas vazias e aproximadamente 100 toneladas de EPI's, papéis, filtros de óleo, plásticos, lonas de filtração, filtros de cartucho, madeira, algodão, frascos de vidro, mangueiras, mangotes e embalagens vazias de papel.

“Na LubFenix possuímos um projeto chamado “Casa Limpa” que visa, de forma ambientalmente correta, a coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos gerados nos postos de serviços. Uma frota especializada e habilitada recolhe embalagens plásticas, estopas, EPI´s e filtros de óleo que são enviados para reciclagem e separados em frascos, tampas e rótulos” comentou o engenheiro químico Rodrigo Domene Gerente Geral da LubFenix. “Todo o resultado positivo é a conquista de um trabalho contínuo e gradativo que a Fenix realiza sempre com responsabilidade e eficiência” finalizou Domene.

Você também pode auxiliar a LubFenix e contribuir com a destinação correta de resíduos e do OLUC, solicite a coleta através do telefone 0800 770 2046 ou no site www.lubfenix.com.br e ajude-nos a construir um mundo melhor!

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira