Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2013 - 07:54

Selmi implanta nova estação de tratamento de efluentes industriais

Com eficiência de 95% no tratamento de efluente industrial, estação de tratamento lança água para reuso na rede de esgoto e torna a Selmi pioneira no setor de massas a utilizar o sistema.

Com o intuito de contribuir positivamente para o meio ambiente, a fim de preservar os recursos naturais, a Selmi – uma das maiores empresas de alimentos do País – implantou um novo sistema de tratamento de efluentes industriais, que visa remover mais de 95% da carga poluidora. Trata-se de uma tecnologia baseada no Sistema de Gestão da Produção Sustentável (SGPS), implantado de maneira customizada para os vários setores da produção, destacando a Selmi como pioneira no setor de massas a utilizar o sistema.

Implantado no primeiro semestre de 2013, o Sistema de Tratamento dos Efluentes ACAS (Sistemas Concêntricos Avançados para Lodos Ativados) tem como objetivo inicial tratar todo o efluente vindo da área fabril e eliminar água de reuso na rede de esgoto. Com a nova estação de tratamento é possível aumentar a produção da empresa, sem a necessidade de ampliação do sistema.

“Para a Selmi, a prática da sustentabilidade é mais uma demonstração de que estamos progredindo. É um investimento que impacta diretamente os nossos colaboradores e moradores da região”, afirma Ricardo Selmi, presidente do Grupo Selmi.

Processo de tratamento - O sistema de tratamento aeróbio ACAS foi especialmente desenvolvido para a transformação de efluentes industriais em água para reuso. O lodo ativado existente no sistema consome a matéria orgânica vinda na forma de efluente industrial e após um processo de decantação obtemos o efluente tratado (água de reuso).

Um indicador bem simples da qualidade da água usado pela Selmi é o anel de prova biológica que consiste em um grande reservatório onde o efluente tratado é depositado antes de ser liberado para o esgoto. A existência de vida (peixes) na água é um termômetro da funcionalidade do sistema.

A estação utiliza um tratamento totalmente biológico, que não dispõe de produtos químicos em sua composição. “Por enquanto, a água tratada não é reutilizada nas dependências da empresa, mas, em breve, temos planos para utilizá-la em áreas como banheiros e na jardinagem”, ressalta o presidente.

Implementada pela Brasmetano, empresa multinacional especializada em soluções completas de sistemas e equipamentos, a estação dispõe de diversos fatores positivos que contribuem para o bom desenvolvimento da empresa e fatores ambientais, como alta capacidade para receber impactos de carga poluidora, grande durabilidade, mínima geração do excesso de lodo, capacidade para até 100 mil horas de uso e 100% de aproveitamento de água para reuso.

Selmi - São mais de 125 anos de tradição, conquistando a preferência do consumidor com diversos tipos de massas, farinhas especiais, biscoitos, bolos, bolinhos, mistura para bolos, além de azeite, queijo ralado e café – por meio das marcas Renata e Galo. A receita é de sucesso: matérias-primas selecionadas, estrutura humana competente, tecnologia de ponta e controle rigoroso. O resultado é a produção de centenas de toneladas de macarrão por dia, sempre mantendo a receita da legítima massa italiana, que era seguida por Adolfo Selmi, o fundador da companhia, em 1887. A empresa possui hoje modernas fábricas em Sumaré (SP) e Londrina (PR), além de maquinário e engenharia de produção de primeiro mundo – com a capacidade de expandir sua estrutura física, sem interromper a produção. São 51 mil m2 de Centros de Distribuição, que recebem produtos diariamente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira