Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/12/2013 - 09:19

Rio 2016 dá impulso Olímpico à madeira certificada no Brasil

Comitê Organizador Rio 2016 e FSC® Brasil assumem compromisso para que todos os produtos de origem florestal comprados pela organização sejam de manejo certificado.

São Paulo- O FSC Brasil, ONG que promove o manejo florestal responsável no mundo, e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 selam acordo para que toda a madeira e produtos de origem florestal adquiridos pela organização do evento tais como estruturas temporárias, mobiliário e materiais de comunicação e papelaria, sejam certificados. Com essa iniciativa, os Jogos Olímpicos do Rio em 2016 dão um importante passo rumo à sustentabilidade e contribuem para a preservação dos povos e das florestas e para o combate ao desmatamento.

Para ser certificada, a madeira ou produto de origem florestal deve respeitar os princípios e critérios do FSC, que vão muito além da obediência à legislação vigente, contemplando o respeito aos trabalhadores, povos indígenas e às comunidades locais; o uso múltiplo dos serviços da floresta sempre apoiado no tripé econômico, social e ambiental; o cuidado com os valores da floresta e menor impacto ambiental; a consistência, adequação de escala, monitoramento e avaliação de impactos do plano de manejo; manutenção das áreas de alto valor de conservação; e boa gestão, assegurando a sustentabilidade e preservação das florestas no mundo.

Uma pesquisa realizada pelo FSC, com o propósito de mapear a oferta de madeira certificada disponível no mercado brasileiro, apontou que o Brasil tem capacidade para fornecer 12,3 milhões de metros cúbicos de madeira certificada, mas que a baixa demanda não estimula a certificação de novas áreas. O estudo concluiu que a madeira certificada é subutilizada pelo mercado nacional e que há um enorme potencial produtivo que precisa de uma demanda consolidada para se concretizar. Mundialmente reconhecido como referência no tema florestas, o País tem uma área total de mais de 7 milhões de hectares de florestas certificadas e está posicionado em 5º lugar em área total certificada.

A parceria entre o FSC Brasil e o Rio 2016 contribuirá para atingir o equilíbrio entre oferta e demanda, fomentar novas cadeias produtivas, abrir mercado, envolver pequenos produtores e comunitários no sistema, estimular a certificação de novas áreas florestais, serrarias, depósitos, marcenarias e todos os elos da cadeia de custódia, que garantem a rastreabilidade da boa madeira desde a produção da matéria-prima que sai das florestas até chegar ao consumidor final. Além disso, o compromisso assumido pelas organizações é um importante exemplo de articulação de parcerias de abrangência mundial, com o objetivo de promover a sustentabilidade.

Para a secretária-executiva do FSC Brasil, Fabíola Zerbini, “este acordo é muito importante e soma-se a outras iniciativas que vimos executando no combate ao desmatamento e à ilegalidade no setor madeireiro, através da disseminação do uso e do conceito da madeira certificada. Este projeto com o Rio 2016 irá permitir a adoção de melhores práticas e criar mais oportunidades de negócios para a madeira e produtos certificados, ampliando, assim, as boas práticas sociais e ambientais no setor, e conscientizando as pessoas sobre a importância de consumirem produtos florestais que se originem de um bom plano de manejo,” diz Fabíola.

A iniciativa tem como precedente os Jogos de Londres 2012. No evento, mais de dois terços da madeira do Parque Olímpico e 98% da madeira da Vila Olímpica eram certificados FSC. Nos Jogos Rio 2016, a madeira certificada FSC estará presente em todo mobiliário para os quartos dos atletas, além de outros produtos de origem florestal, como o papel dos ingressos.

De acordo com o Comitê Organizador Rio 2016, a meta não é apenas atingir níveis de excelência na organização dos Jogos, mas também demonstrar liderança, com novos padrões de gestão da sustentabilidade em eventos no Brasil. “Será uma grande oportunidade para mostrar práticas de produção e consumo menos agressivas ao meio ambiente com o uso de produtos certificados FSC. Estamos ansiosos para a concretização deste passo importante para o esporte e para o País”, diz Tania Braga, gerente -geral de Sustentabilidade, Acessibilidade e Legado do Rio 2016.

Fernando Cotrim, diretor de Suprimentos do Comitê Organizador Rio 2016, completa: “A parceria com o FSC reafirma nosso esforço de utilizar a demanda dos Jogos como impulso para desenvolver o mercado local. Algumas empresas têm os requisitos necessários para obter a certificação, mas muitas vezes não compreendem sua importância ou acham que o processo é muito difícil. O interesse em participar dos Jogos acaba colocando-as em contato com as melhores práticas de mercado e permitindo que se desenvolvam”.

A expectativa do FSC Brasil e do Comitê Organizador Rio 2016 é de que essa parceria e esse compromisso global dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil em prol da defesa das florestas do mundo inspirem empresas brasileiras e de outros países a adotar práticas semelhantes.

FSC Brasil - O FSC (Forest Stewardship Council®) é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo. Foi oficialmente fundado em 1993 como resposta às preocupações sobre o desmatamento em todo o mundo. As discussões a respeito da criação do FSC Brasil iniciaram-se em 1996 e a iniciativa nacional formalizou-se em 2001 com a criação do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, o FSC Brasil. A missão do FSC Brasil é difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras, conforme Princípios e Critérios que conciliam salvaguardas ecológicas, benefícios sociais e viabilidade econômica. Seguindo o mesmo modelo de governan­ça do FSC Internacional, as decisões do FSC Brasil são deliberadas pelo voto da maioria dos membros das câmaras social, ambien­tal e econômica, nas assembleias anuais e reuniões das instâncias diretivas. A certificação FSC é internacionalmente reconhecida, e identifica, através de sua logomarca, produtos madeireiros e não madeireiros originados do manejo florestal responsável.

Perfil - O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

Os patrocinadores Olímpicos mundiais que apoiam os Jogos Olímpicos Rio 2016 e os Comitês Olímpicos Nacionais de todo o mundo são Coca-Cola, Atos, Dow, GE, McDonald’s, Omega, Panasonic, Procter and Gamble, Samsung e Visa.

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 têm cinco parceiros comerciais de nível 1 (patrocinadores oficiais) – Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel e Nissan. Já foram concluídas também quatro parcerias de nível 2 (apoiador) – EY, Sadia, Batavo e Skol. Já foi concluída uma parceria de nível 3 (fornecedor) – Nike.

Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 têm sete parceiros comerciais de nível 1 (patrocinadores oficiais) – Atos, Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel, Nissan e Omega. Já foi concluída também uma parceria de nível 2 (apoiador) – Sadia.[www.rio2016.com ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira