Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Termina o Sustentável 2006

O ciclo cumpre o objetivo de reunir representantes do empresariado nacional para debater a sustentabilidade com os maiores especialistas do Brasil e do mundo.

Chega ao fim o Ciclo de Encontros sobre Sustentabilidade e Gestão Responsável – Sustentável 2006, que abrangeu seis encontros durante o ano, organizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), em parceria com o Instituto GESC. Durante os encontros, as empresas foram alertadas para os dilemas econômicos, sociais e ambientais que envolvem toda a sociedade.

Os encontros tiveram a participação de palestrantes internacionais e nacionais, que apresentaram suas experiências e conhecimentos sobre sustentabilidade e como ela se desenvolve em empresas ao redor do mundo, tendo em vista a importância das grandes corporações em aumentar suas atuações nos mercados e ainda contribuir na melhoria do meio ambiente e na criação de condições de vida sustentáveis para a população.

O primeiro encontro abordou o tema “O Desafio da Sustentabilidade”, na qual foram discutidas a degradação ambiental e as mudanças climáticas, assim como suas implicações sobre a competitividade empresarial, com a participação de Krisztina Jordáky, conselheira de sustentabilidade da Swiss-Re, e Fred Wellington, analista financeiro sênior do Capital Markets Research do World Resources Intitute (WRI).

O segundo debateu “Liability e a Responsabilidade Civil das Empresas” e a expansão da cadeia de responsabilidade moral e legal das empresas em função de desafios como globalização, mudanças climáticas, pobreza e a crise de confiança no setor empresarial ocasionada por escândalos de grandes corporações, e contou com a presença de John Elkington, co-fundador da consultoria estratégica mundial SustainAbility e Antonio Hermann Benjamim, procurador do Ministério Público de São Paulo, além da apresentação dos cases da Cia. Vale do Rio Doce e Banco ABN Amro Real.

A “Corrupção x Sustentabilidade Empresarial”, a corrupção vista como obstáculo ao desenvolvimento sustentável, o lobby responsável e as boas práticas para o combate à corrupção nas relações entre o setor privado e o governo foram discutidas no terceiro encontro, com a participação de Marcos Magalhães, presidente da Phillips da América Latina; Jodie Thorpe, conselheira sênior e responsável pelo programa de Economias Emergentes da SustainAbility; Josmar Verillo, presidente da Divisão de Celulose Solúvel do Grupo Sateri; e Joaquim Machado, gerente de Assuntos Governamentais em Biodiversidade e Biotecnologia da Syngenta.

O quarto encontro abordou “Novas medidas de performances empresariais: os intangíveis”, com a presença de Eduardo Rath Fingerl, assessor da vice-presidência do BNDES, Augusto Korps Jr, country manager da Stern Stuart, e Daniel Domeneghetti, co-responsável pela metodologia ECVI® de identificação, categorização, qualificação e quantificação de ativos intangíveis do Grupo E-Consulting Corp.

No quinto, foi debatida a “Sustentabilidade Corporativa: Estratégia de Sobrevivência Empresarial”, e como as empresas agem na prática diante dos desafios socioambientais e como os incluem nas estratégias empresariais visando o desenvolvimento sustentável, com a participação de Marcel Engel, diretor para a rede global do WBCSD, além dos cases da Unilever, Alcoa e CEATS - Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor.

O último encontro abordou a “Gestão Empresarial para Sociedades Sustentáveis”: como as empresas podem criar ferramentas para desenvolver a sustentabilidade, com a participação de Frank Figge, Professor de Responsabilidade Social Corporativa na St Andrews University & Pesquisador no Sustainable Development Research Centre The Enterprise Park, APEL consultores, Amanco e BASF.

O Sustentável 2007 - 2º Congresso Ibero-Americano sobre Desenvolvimento Sustentável, será organizado pelo CEBDS e WBCSD em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco), Instituto de Estudos Avançados da Universidade da ONU (UNU/IAS) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e será realizado entre os dias 24 e 26 de abril, no Auditório do Ibirapuera.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira