Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/12/2013 - 06:38

Logística Reversa adotada pela C-Pack Poupa 3.200 árvores ao ano


Reconhecida por sua responsabilidade ambiental, a empresa catarinense investe em ações que diminuem o impacto negativo para a natureza.

Adotar uma postura sustentável é regra em países de primeiro mundo como Reino Unido, Suécia e França, e as empresas brasileiras têm se esforçado para seguir a tendência. Cobrada por seus consumidores, cada vez mais conscientes da postura que deve ser adotada, ações como a de Logística Reversa, por exemplo, já são realidade em grande parte das fabricantes nacionais. Segundo pesquisa divulgada no 18º Fórum Internacional de Logística, no Rio de Janeiro (RJ) em 2012, 60 das 100 maiores empresas do Brasil investem em Logística Reversa – que consiste em uma área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo, diminuindo o impacto causado pelo uso de embalagens descartáveis, principalmente, quando trata-se da entrega de produtos que saem da fábrica. A C-Pack, fabricante catarinense de embalagens plásticas, destaca-se nacionalmente por sua política socioambiental, presente desde sua estrutura fabril até a matéria-prima de seus produtos, e também no seu eficiente sistema de Logística Reversa.

Oriunda de uma iniciativa entre a Brasil e Suíça – país apontado como o 1º do “ranking verde” divulgado pela EPI (Environmental Performance Index) em 2012 – desde o início das suas operações, em 2002, a empresa preocupa-se com o quesito ambiental. Seu sistema de Logística Reversa economiza cerca de 320 toneladas de papelão por ano. “A C-Pack utiliza em vários clientes o conceito de caixas plásticas para entregar seus produtos. Estas caixas são produzidas com percentuais de aparas de processo de reciclagem de produtos da própria C-Pack, otimizando o reaproveitamento internamente. As caixas são retornáveis, sendo projetadas para 10 entregas de produtos da C-Pack ao cliente, proporcionando assim a Logística Reversa.

Se considerarmos que quando as entregas ocorrem com caixas de papelão ondulado, o mesmo é descartado após a primeira viagem de entrega do produto ao cliente, gerando resíduo na sua própria fábrica”, explica André Michel Kehrwald, engenheiro do Centro Multidisciplinar de Pesquisa & Desenvolvimento da C-Pack.

Após o uso, as caixas retornam para a fabricante para serem higienizadas, dando continuidade ao ciclo. Por conta deste processo, a C-Pack deixa de usar em média 720 mil caixas de papelão por ano. Para este mesmo número de caixas de papelão são utilizadas 72 mil caixas plásticas. Somente com esse sistema, a empresa contribuiu para que cerca de 3.200 árvores mantenham-se intactas, já que para produzir uma tonelada de papelão são utilizadas, em média dez árvores. “Adotamos essa postura desde o início de nossas operações por acreditar que todos os empreendimentos devem ser feitos com qualidade e muita responsabilidade. O nosso maior retorno é perceber que esses valores que prezamos tanto na empresa são multiplicados por nossos clientes e colaboradores. Saber que estamos despertando a consciência ambiental em nossos colaboradores e parceiros é a maior prova que os valores que escolhemos para sustentar nossa organização estão cada vez mais fortalecidos”, ressalta Luiz Gonzaga Coelho, CEO da C-Pack.

Essa é uma das muitas alternativas que fazem da fabricante catarinense C-Pack referência nacional em sustentabilidade. [www.c-pack.com.br].

C-Pack: confiabilidade, qualidade, eficiência, comprometimento, inovação e agilidade. É baseada em seus valores que a C-Pack Creative Packaging S/A conquistou o título de líder Latino Americana no segmento de bisnagas plásticas. Com uma capacidade produtiva anual de 220 milhões, um extenso e diversificado portfólio - tamanhos: 16, 19, 22, 25, 30, 35, 40, 50 e 60mm, com variações em formatos, além das diversas combinações decorativas - é a maior fornecedora para os segmentos cosmético, farmacêutico, industrial e alimentício. Todos os tubos, tampas e componentes atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade.

Localizada na área Industrial de São José, na Grande Florianópolis (SC), a sede da C-Pack possui 9.800 m² de área construída, em um terreno de 36 mil m², com destaque para as soluções aplicadas em toda a construção. Os recursos da natureza são melhores aproveitados através: paredes TermoWall, aquecimento solar, captação de água da chuva, aquecimento solar, tratamento total de esgoto feito na própria empresa, e tantas outras soluções inovadoras que conciliam a preocupação com o meio ambiente e a alta qualidade do produto fabricado. Além da fábrica de São José, a empresa mantém uma unidade comercial em São Paulo (SP).

Além do cuidado evidente com o meio ambiente, a C-Pack é conhecida por sua transparência e ética que aplica no seu relacionamento com todos os seus públicos. São cerca de 600 colaboradores que diariamente contribuem para a evolução da empresa, que também oferece cursos de capacitação, treinamentos, ações internas e um ambiente especial para descanso, o centro de convivências que contém lounge para descanso, biblioteca e academia.

A C-Pack é certificada pela Norma de Responsabilidade Social SA8000 desde 2005, uma norma internacional muito visada pelas empresas que preza a garantia dos direitos dos trabalhadores. Inovação é o principal elemento que impulsiona a C-Pack, este aliado à sustentabilidade deu origem ao CORE-D, um Centro Multidisciplinar de Pesquisa & Inovação, que atua como vetor de soluções e tecnológicas para a C-Pack.

Entre os mais de 400 clientes nacionais e internacionais, de pequeno a grande porte, que fazem parte do portfólio da C-Pack destacam-se empresas como Avon, Johnson & Johnson, Flora, Reckitt Benckiser, O Boticário, L’Oreal, Nivea, Unilever, Natura, Jequiti, Vizcaya, Medley, Aché, Água de Cheiro, entre outros. Atualmente, a C-Pack exporta para oito países da América Latina e os Estados Unidos.[www.c-pack.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira