Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2007 - 09:52

Tamar anuncia números do crescimento de três espécies de tartaruga marinha

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, João Paulo Capobianco, e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, confirmaram presença no próximo dia 7 de dezembro, na sede do Projeto Tamar, na Praia do Forte (BA),no evento em que serão anunciados os números do aumento populacional de três das cinco espécies de tartarugas marinhas que circulam pela costa brasileira. Na ocasião, será feita a soltura simbólica do filhote 9 milhões. O Tamar é um dos 15 centros de estudos e pesquisas ambientais do Instituto Chico Mendes.

Segundo o chefe do Tamar, Guy Marcovaldi, as espécies de tartaruga Cabeçuda, Oliva e de Pente tiveram um crescimento "exponencial". Isso se deve, ainda segundo ele, ao trabalho desenvolvido há 27 anos pelo centro nas suas várias bases espalhadas pelo litoral brasileiro. Guy disse que os números que serão divulgados no dia 7 colocam o Brasil no chamado Primeiro Mundo da conservação da biodiversidade marinha, ao lado de países como EUA, Canadá e Holanda, e certamente vão surpreender a comunidade científica internacional.

Prudente, ele admite que todo esse trabalho garante a manutenção das três espécies de tartaruga marinha na costa brasileira, mas não as salva, por completo, do risco de extinção. "Mesmo com esse crescimento significativo, a ameaça de extinção sempre vai existir. As tartarugas agora adultas são os filhotes que salvamos dez, vinte anos atrás. O trabalho de educação ambiental e de reprodução de filhotes tem que continuar", diz Guy.

As ações ambientais do Tamar têm o apoio da Petrobras que, durante o evento, fará o lançamento do planejamento estratégico dos projetos de biodiversidade marinha apoiados pela empresa. O planejamento prevê investimentos de R$ 25 milhões até 2015. Além do Tamar, são beneficiados com esses recursos os projetos peixe-boi marinho, também do Instituto Chico Mendes, baleia branca, baleia jubarte e golfinho rotador, esses três últimos mantidos por organizações não-governamentais.

Hoje, além da sede na Praia do Forte, o Tamar mantém bases nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. | Site: www.ibama.gov.br/tamar. | Por: AGBio

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira