Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/01/2014 - 07:14

Panalpina apresenta nova ferramenta de cálculo de emissões de CO2 para clientes

A novidade, “EcoTransIT World, realiza diversas ações, como cálculo de emissões de cada embarque e relatórios mais precisos para que os clientes diminuam o impacto ambiental das cadeias de transportes globais.

A Panalpina, líder mundial em soluções para a cadeira de suprimentos, acaba de lançar o “EcoTransIT World”, ferramenta que irá calcular automaticamente as emissões de CO2 de todos os clientes dos serviços de transporte com base no padrão EN 16258, norma europeia recentemente lançada e que já inclui emissões para a produção de combustível, gases de efeito estufa, além de CO2 e o consumo de energia.

A ferramenta vai gerar relatórios mais precisos para os clientes para que eles possam desenvolver estratégias eficazes para reduzir o impacto ambiental de suas cadeias de transporte globais.

O EcoTransIT calcula as emissões para cada embarque, incluindo a movimentação antes e durante o transporte em função da distância, peso, modo de transporte e o tipo de navio ou aeronave utilizado. Por via aérea, a rota real - isto pode envolver vários aeroportos - é utilizada. Para frete marítimo, são considerados o tamanho do navio e as reduções de velocidade. As distâncias são calculadas de forma abrangente usando os dados do GIS (Sistema de Informação Geográfica). Além das malhas rodoviárias atualizadas, esta base de dados também contém as coordenadas geográficas de mais de 100 mil aeroportos e portos em todo o mundo.

Todas as informações necessárias do embarque são enviadas a partir da plataforma de comunicação da Panalpina para servidores EcoTransIT, onde algoritmos sofisticados são aplicados para calcular as emissões de CO2 e de outros parâmetros, o mais precisamente possível. Os resultados são enviados de volta para a Panalpina, que armazena todos os dados e, então, pode usá-los para gerar relatórios e enviá-los aos clientes, conforme necessário.

"O EcoTransIT é uma tecnologia comprovada para cálculos de emissões com uma interface flexível. Com este novo sistema podemos gerar relatórios mais precisos, detalhados e de forma muito mais eficiente do que no passado ", diz Lindsay Zingg, diretora global de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QHSE) da Panalpina. "Nosso próximo passo será fazer com que a ferramenta fique diretamente acessível aos nossos clientes. Também queremos ser capazes de dar informações on-line e antecipadas sobre o impacto de CO2 de cada embarque. A última etapa será incluir os níveis de CO2 e outros dados ambientais em notas fiscais."

O EcoTransIT está alinhado com o padrão europeu EN 16528 para o cálculo e declaração de consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa nos serviços de transporte. O EcoTransIT vai além dos relatórios tradicionais de CO2 e apresenta as emissões de outros gases do efeito estufa como equivalentes de CO2 (CO2e). Os processos de transporte incluem o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que são convertidos em equivalentes de CO2 com um fator de 25 e 298, respectivamente (ou seja, 1 kg de CH4 é igual a 25 kg de CO2). Emissões ocasionadas pela produção de combustível também estão incluídas no novo padrão, enquanto o total de energia necessária para fazer uma remessa é expressa em gigajoules (GJ).

"Queremos ser pró-ativos em aspectos ambientais. Ao fornecer aos nossos clientes uma ferramenta para medir o impacto ambiental de seus embarques com a melhor precisão e transparência possível, nós permitimos que tenham base para tomar decisões sobre as rotas e o modo ideal de transporte", comenta Zingg.

Panalpina considera a proteção ambiental uma obrigação fundamental -PanGreen é o programa global da Panalpina para soluções verdes e parte de sua estratégia de crescimento sustentável. Sob PanGreen, a empresa obteve a certificação global para a norma ISO 14001. Um sistema de monitoramento de CO2 interno foi posto em prática e os subcontratados são encorajados a reduzir suas emissões de CO2. O novo cálculo avançado de CO2 para embarques com base no padrão EN 16258 marca a mais recente conquista do programa PanGreen.

Perfil- O Grupo Panalpina é um dos líderes mundiais em soluções para a cadeia de suprimentos, combinando fretes Aéreo e Marítimo Intercontinentais, com Serviços de Valor Agregado em Logística (Value Added Services). Graças ao seu profundo conhecimento industrial e sistemas customizados de TI, a Panalpina oferece soluções integradas de ponta a ponta, de acordo com as necessidades da cadeia de suprimentos de seus clientes. O grupo Panalpina opera uma rede global com aproximadamente 500 escritórios próprios em mais de 70 países. Em outros 90 países, trabalha em cooperação com empresas parceiras. A Panalpina emprega aproximadamente 16.000 pessoas em todo o mundo.

No Brasil, a Panalpina possui 37 anos de história, com atuação em todo território nacional. Localizada em São Paulo, desde 1977, a empresa possui, atualmente, 14 escritórios próprios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira