Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2007 - 09:03

Wisewood fará parcerias para coleta de resíduos plásticos

Empresa está negociando com prefeituras, distribuidoras de lubrificantes, fabricantes de óleos, recicladoras e cooperativas de catadores de lixo para garantir produção de 900 toneladas mensais de madeira plástica.

O volume de lixo gerado nas grandes cidades já é um problema crônico para o governo e a sociedade. Os aterros estão próximos de seu limite e é complicada a definição de novos espaços. Diante deste cenário, iniciativas como a da Wisewood são muito importantes para que se dê uma correta e eficiente destinação aos resíduos plásticos.

A Wisewood inaugura sua fábrica de madeira plástica em outubro, com o objetivo de produzir 900 toneladas/ mês de um produto reciclado e reciclável, destinado a aplicações nas quais a madeira natural não agrega valor à atividade fim do negócio, como dormentes, cruzetas para poste de transmissão de energia, pallets e tapumes, entre outros.

Para atingir esta capacidade de produção, a unidade fabril utilizará 1.000 toneladas / mês de resíduos, que serão coletados por intermédio de parcerias com prefeituras, distribuidoras de lubrificantes, sucateiros e cooperativas de catadores de lixo.

“Nosso desafio é conquistar parceiros capazes de nos fornecer volumes significativos de resíduos, o que nos assegurará produção em larga escala”, explica Rogério Igel, sócio e presidente do conselho de administração da Wisewood. Ele destaca também a importância social da iniciativa. “Com a captação destes materiais, a Wisewood contribuirá para reduzir a utilização de madeiras nobres e, por conseqüência, o desmatamento, e também estimulará a correta reutilização dos componentes plásticos”, considera.

A primeira parceria da empresa será com a OilPacking, companhia que surgiu de uma parceria com postos de gasolina, que fará a captação de embalagens de óleos lubrificantes.

“Com esta parceria, teremos a oportunidade de reciclar um tipo de embalagem que até agora era desperdiçado, pois a tecnologia desenvolvida pela Wisewood, em parceria com o Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos permite aproveitar o rescaldo dos óleos que ficam impregnados no plástico”, explica Igel.

Outro diferencial da madeira plástica da Wisewood é a possibilidade de reciclagem dos produtos fabricados com ela ao final de sua vida útil. Ou seja, o plástico torna-se indefinidamente reciclável.

A Wisewood, além dos 90 funcionários diretos na fábrica de Itatiba, no interior paulista, será responsável pela geração de mais 3,5 mil empregos indiretos em toda a cadeia produtiva, principalmente em decorrência da coleta de resíduos. “Nós nos engajamos neste empreendimento porque acreditamos em uma economia sustentável, na qual cada empresa assume sua parte da responsabilidade em termos de preservação ambiental e bem-estar social”, completa Vladimir Kudrjawzew, presidente da Wisewood.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira