Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2014 - 06:04

Seguros Unimed publica seu Relatório de Sustentabilidade 2013

A integração da sustentabilidade no planejamento estratégico teve um salto significativo que se desdobrará em 2014 com projetos e ações de melhoria.

A Seguros Unimed publicou, nesta semana, o seu Relatório de Sustentabilidade 2013, que segue as diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative). Pelo segundo ano consecutivo, o documento é online e contém informações sobre a evolução constante da seguradora, bem como seus desafios para os próximos anos.[ http://sustentabilidade.segurosunimed.com.br].

O relatório segue a versão G 3.1 da GRI e, neste ano, foram integrados ao relato elementos da versão G4, focando no modelo de negócio, bem como diretrizes do Framework de Relato Integrado (IIRC).

2013 foi o ano em que, motivada por sua visão empresarial de longo prazo, a Seguros Unimed investiu na integração da sustentabilidade no Plano Estratégico da empresa. Lideranças de diferentes áreas se reuniram e puderam discutir os riscos e as oportunidades da organização quando o assunto é crescer com o compromisso de preservar o meio ambiente.

Ao plano foram integrados os desafios socioambientais, que estão nas agendas e pautas de partes interessadas da companhia como: clientes, corretores, colaboradores e a sociedade. Esta integração também está presente em ações de melhorias, projetos e indicadores de sucesso das metas de negócio da companhia para os próximos anos.

“Continuamos focados nos bons resultados, estamos seguindo com o nosso Plano Estratégico rigorosamente e em alguns casos até nos superando. Por isso, mais dois temas foram incluídos em nossa metas. Neste ano vamos trabalhar em cima de cinco pontos: Qualidade do serviço e atendimento; Inovação de produtos e serviços responsáveis; Educação e comunicação para clientes; Gestão da cadeia de valor; e Privacidade e segurança de dados de clientes”, afirmou Rafael Moliterno Neto, presidente da Seguros Unimed.

Foram utilizados como norteadores desta discussão os compromissos: Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) – estabelecidos pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-FI) - e o Modelo de Excelência de Gestão, estabelecido pela Fundação Nacional da Qualidade com o objetivo de orientar uma boa gestão. Estas referências já eram utilizadas pela empresa, mas exerceram maior peso no último planejamento.

Projetos e Campanhas -A fim de implementar práticas e procedimentos que minimizem os impactos ambientais, a Seguros Unimed desenvolveu campanhas internas, visando contribuir com a conservação dos recursos naturais. Por isso, desde 2010 faz um inventário de suas emissões indiretas de CO2 e realiza campanhas de redução de consumo de água, energia e impressões em sua matriz, em São Paulo, e em seus escritórios regionais - por meio do programa ‘Atitude Sustentável’. Foram emitidas 573 toneladas de CO2, em 2013.

Na seguradora, os colaboradores são os primeiros a vestir a camisa nos projetos sociais. Para ser ter uma ideia, em 2013, 220 colaboradores foram voluntários, beneficiando 2.200 pessoas. Esse grupo participou do programa ‘Vida Sustentável’ que beneficiou adultos e crianças do Lar das Crianças da Congregação Israelita Paulista com discussões sobre saúde, qualidade de vida, preservação ambiental e sustentabilidade econômica. Além disso, um mutirão do bem levou o ‘Dia de Fazer a Diferença’ a entidades de diversas capitais brasileiras para realizar serviços de jardinagem, pintura e reformas em geral.

Em maio e junho de 2013, a companhia também levou aos CEUs (Centros Educacionais Unificados) do Jaçanã, São Mateus e Perus um workshop com valores socioambientais, a “Oficina Baguncinha”, que teve como objetivo promover atividades com as crianças que envolveram lazer e educação ambiental. A estação coletora da seguradora, representada pela máquina ‘Papa Cartão’, que incentiva o descarte correto de cartões inutilizados de PVC, também foi destaque no evento. Aliás, a estação coletora da seguradora também marcou presença em 2013, nas estações Trianon e Consolação do Metrô de São Paulo. Foram reciclados, no período, 74 mil cartões, sendo que este montante foi muito bem aproveitado para produção de capa de caderno, porta-copo, jogo americano, caça-palavras e réguas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira