Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2014 - 06:04

Samsung participa de iniciativa das Nações Unidas que busca soluções para o desenvolvimento sustentável da Amazônia

O lançamento da SDSN-Amazônia – Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável – mobiliza conhecimento científico e tecnológico global para o enfrentamento dos desafios nessa área.

Manaus – A Samsung Eletrônica da Amazônia marcou presença no lançamento da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia (SDSN na sigla em inglês), chamada de SDSN-Amazônia. O evento aconteceu no dia 18 de março (terça-feira), no auditório da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). A SDSN-Amazônia é um grupo de discussões, parte da Rede de Soluções para Sustentabilidade da ONU (UN-SDSN, sigla em inglês), que mobiliza conhecimento científico e tecnológico global para o enfrentamento dos desafios do desenvolvimento sustentável no mundo.

“Estamos neste evento para contribuir com a criação da SDSN-Amazônia, e descobrir novas formas de como a Samsung poderá integrar o grupo, colaborando como experiente pesquisadora e produtora de tecnologia para o desenvolvimento sustentável mundial”, explicou o vice-presidente da Samsung para Novos Negócios na América Latina, Benjamin Sicsu.

O executivo lembrou que a Samsung já investe em projetos da Fundação Amazonas Sustentável na área de educação e meio ambiente. “Nossa parceria vem inserindo a tecnologia produzida pela Samsung nos programas da FAS, viabilizando projetos como as Escolas Digitais”, afirmou.

De acordo com o vice-presidente de Comunicação da Samsung para América Latina, Mário Laffitte, a participação da Empresa nos projetos da FAS reafirma uma de suas prioridades na gestão mundial dos negócios: a sustentabilidade. “A Samsung faz grandes investimentos em projetos sociais pelo mundo. No Brasil, investimos para que as escolas possam dispor de tablets, quadros interativos e internet dentro das salas de aula. Para a Empresa, Educação é um tema chave nos projetos de cidadania”, informou.

Dentre os projetos da empresa coreana, destaque para a Escola Samsung, na comunidade indígena Três Unidos (localizada a 60 Km da capital Manaus), onde moram aproximadamente 20 famílias, e são atendidos alunos de outras 15 comunidades das proximidades da margem esquerda do Rio Negro. O Núcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Assy Manana, localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, oferece ensino de qualidade em áreas isoladas e conscientiza os estudantes para a conservação ambiental.

Laffitte explicou, ainda, que os projetos incentivados pela Samsung estão fundamentados em três pilares: Desenvolvimento Econômico, que gera renda para as comunidades; Fator Social, que viabiliza a inclusão do cidadão na sociedade; e a Questão Ambiental, que leva em consideração a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Além de representantes da Samsung, estiveram presentes nesse encontro o Prof. Jeffrey Sachs, Diretor do Instituto da Terra da Universidade de Columbia, presidente do SDSN, e assessor especial do Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, representantes do ministério do Meio Ambiente e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), além de Denise Hamu, coordenadora do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (PNUMA).

A SDSN - Amazônia contará com a participação de pesquisadores, tomadores de decisões, especialistas e líderes empresariais para catalisar e construir soluções para a sustentabilidade com base em experiências da Amazônia Continental, que abrange nove países. Essas experiências devem ser adaptadas e replicadas para regiões em desenvolvimento com desafios parecidos da Amazônia. Dessa forma, poderão colaborar para o quadro de metas e objetivos para o desenvolvimento sustentável pós-2015.

“O clima está cada vez mais alterado e a população mais pobre é a mais vulnerável às mudanças climáticas e à degradação ambiental. Por isso, é necessário integrar as agendas ambientais com os esforços para a erradicação da pobreza. A Amazônia é responsável pelo oferecimento de serviços ambientais cruciais para a regulação do clima e estabilidade de ecossistemas locais, regionais e globais. Isso comprova como os desafios para sua conservação podem ser usados como exemplo para diversas regiões”, comentou Virgílio Viana, superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e coordenador da SDSN-Amazônia.

A FAS é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pública federal e estadual, criada em 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco. A instituição, a partir de 2009, passou a contar com o apoio da Coca-Cola Brasil e, em 2010, do Fundo Amazônia (BNDES). O principal programa da FAS é o Bolsa Floresta, que é o primeiro projeto brasileiro com certificação internacional para compensar as populações tradicionais e manter os serviços ambientais fornecidos por meio das florestas. Além disso, ela desenvolve programas nas áreas de saúde, educação, produção sustentável, gestão, monitoramento do desmatamento e desenvolvimento científico, em parceria com diversas instituições governamentais e não governamentais. Atualmente, a Fundação beneficia 8.855 famílias, em 562 comunidades, em uma área superior a 10 milhões de hectares, em 15 Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas. | www.fas-amazonas.org.

Perfil da Samsung Electronics Co., Ltd. -A Samsung Electronics é líder global em tecnologia e abre novas possibilidades para usuários em todo o mundo. Por meio de um processo de constante inovação, estamos transformando os mercados de televisores, smartphones, computadores pessoais, impressoras, câmeras, eletrodomésticos, soluções LTE, equipamentos médicos, semicondutores e soluções de LED. Empregamos 286 mil pessoas, em 80 países, com vendas anuais superiores a US$ 216.7 bilhões. Nosso objetivo é criar novas possibilidades para as pessoas ao redor do mundo. | www.samsung.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira