Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2014 - 09:34

Estudos da WayCarbon foram fundamentais para eleição de BH: a Capital Nacional da Hora do Planeta

Projetos e ações para desenvolvimento municipal de baixo carbono embasados por estudos da WayCarbon são destaques da sustentabilidade em Belo Horizonte(MG).

Belo Horizonte (MG) foi escolhida a Capital Brasileira da Hora do Planeta [www.wwf.org.br/participe/horadoplaneta], no dia 24 de março (segunda-feira). O prêmio é iniciativa da ONG WWF (Fundo Mundial para a Natureza) e pretende reconhecer o engajamento de cidades que combatem o agravamento das mudanças climáticas. O júri composto por oito especialistas em sustentabilidade deu a vitória para Belo Horizonte por considerar que a cidade realiza ações concretas para diminuir suas emissões de gases de efeito estufa. Ações essas identificadas e avaliadas pela WayCarbon, responsável por propor soluções inovadoras para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

A cidade é referência mundial em economia de baixo carbono graças às ações advindas do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Ecoeficiência, criado em 2005. Desde o início desse comitê, a WayCarbon colaborou para a busca do objetivo sustentável de articular políticas públicas e privadas para a diminuição de gases poluentes na atmosfera. A empresa foi responsável pela elaboração do Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa de Belo Horizonte e, mais tarde, pela sua atualização, o que permitiu entender o cenário em que a cidade se encontrava, para poder criar ações de intervenção.

A WayCarbon colaborou para o desenvolvimento do Plano de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa (PREGEE),que foi concluído em maio de 2013 e compilou um conjunto de ações que abrangem transporte, energia, construções sustentáveis, uso do solo e conscientização da sociedade para tornar BH mais sustentável. “O PREGEE estipulou meta de redução de 20% das emissões de gases de efeito estufa até 2030 e a WayCarbon ajuda a criar e a possibilitar a aplicação de ações práticas para atingir essa meta”, comenta Matheus Alves de Brito, diretor de projetos da WayCarbon.

Além dessas iniciativas, o júri citou como motivos para a vitória da capital mineira o desenvolvimento correto e eficaz da energia solar térmica para aquecimento de água e a instalação da Usina Solar Fotovoltaica na cobertura do Mineirão. Outra ação da cidade é o Selo BH Sustentável, que certifica edifícios pú­blicos e privados que adotam medidas visando reduziras emissões diretas de gases de efeito estufa, como diminuir o consumo de energia e destinar corretamente os resíduos sólidos.

A eleição “Hora do Planeta: Desafio das Cidades” almeja ir além da mobilização gerada pelo movimento global de desligar todas as luzes durante uma hora: pretende, também, apresentar medidas concretas já realizadas por cidades de 13 países, para a melhoria das condições climáticas. A premiação ocorreu pelo terceiro ano consecutivo e foi a primeira vez que o Brasil participou da competição. Em 2014, o foco do prêmio são os investimentos em benefício da reestruturação das matrizes energéticas, com a priorização das fontes limpas de energia. A capital mineira competiu com São Paulo e Rio de Janeiro, os outros dois finalistas do Brasil. As cidades de Porto Alegre, Manaus, Fortaleza, Betim e Sorocaba também participaram da disputa. Belo Horizonte ainda concorre a mais um título: o de Capital Global da Hora do Planeta, a ser anunciado nesta quinta, 27 de março, em Vancouver, Canadá. O compromisso de BH em apoiar o planeta já a torna inspiração para outras cidades do Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira