Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/04/2014 - 08:31

Em três anos, Henkel reduz em 37% o consumo de água em suas plantas na América Latina

Unidades produtivas da área de Adhesive Technologies na região também apresentaram 15% de economia no uso de energia. Brasil obteve ainda 79% de redução em emissão de resíduos sólidos.

São Paulo– Há dois anos, a Henkel apresentou sua estratégia de sustentabilidade com ênfase na meta de longo prazo de alcançar mais com menos, triplicando sua eficiência de recursos em 2030 - o que a empresa chama de "Fator 3". Para atingir este objetivo ambicioso, no ano passado, a Henkel continuou apostando na criação de soluções para o desenvolvimento sustentável.

A tendência positiva no cartão de pontuação de sustentabilidade para 2013 mostra os esforços contínuos da Henkel para melhorar a eficiência e segurança. Durante os últimos 11 anos, por exemplo, a empresa reduziu o consumo de água e de energia em 51% e 44%, respectivamente, e obteve redução do desperdício de 47% por tonelada de produção. Durante o mesmo período, o número de acidentes caiu em 90%.

Na América Latina, comparando-se 2013 x 2010, as unidades produtivas da área de Adhesive Technologies apresentaram redução de 37% no consumo de água (m3/ton) e 15% no uso de energia elétrica (kWh/ton). No Brasil, vale destacar ainda a grande redução na emissão de resíduos sólidos (kg/ton) de 79% em suas unidades produtivas.

“Para a Henkel sustentabilidade é a forma como a companhia conduz os seus negócios, é um de nossos cinco valores estratégicos e é um importante fator competitivo. A sustentabilidade contribui para o progresso social, reduz as emissões e consequentemente os custos, leva à inovação e fortalece nossa posição nos mercados do futuro”, comenta Sergio Crude, Head de Sustentabilidade da Henkel na América Latina.

Relatório global de sustentabilidade 2013 apresenta progresso ambiental e social no mundo

"Os exemplos apresentados no Relatório de Sustentabilidade mostram que estamos no caminho certo para atingir os nossos objetivos", disse Kathrin Menges, Vice-Presidente Executiva de Recursos Humanos e Presidente do Conselho de Sustentabilidade da Henkel. "Entendimento e compromisso com a sustentabilidade pelos nossos colaboradores são a chave para o nosso fator de sucesso. É por isso que temos as questões de sustentabilidade completamente integradas em nossos programas de treinamento na empresa e vamos continuar a fazê-lo", complementa.

Estes programas incluem a segurança nos locais de trabalho, bem como programas especiais de formação avançada para jovens profissionais em mercados emergentes. O projeto "Embaixadores da Sustentabilidade" foi uma das iniciativas de formação mais importantes em 2013. O programa oferece ferramentas para os colaboradores da Henkel comunicarem com competência a importância da sustentabilidade entre seus colegas, fornecedores, clientes e consumidores, incluindo ainda crianças em escolas. Desde o início do programa em 2012, a Henkel já treinou cerca de 1.500 embaixadores da sustentabilidade, que levaram o aprendizado a mais de 15.000 alunos em 25 países.

Além dos programas especiais de capacitação de pessoal, outro aspecto fundamental durante o ano passado foi gestão da inovação sustentável. A inovação de um produto desempenha um papel essencial, principalmente quando a melhoria na qualidade de vida torna-se menos dependente do consumo de recursos. Na Henkel, a inovação sustentável do produto deve satisfazer os critérios de igual qualidade, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social, por exemplo, reduzindo a quantidade de matérias-primas utilizadas na fabricação ou a quantidade de energia necessária para a sua produção. A Henkel aborda estas questões em estreita colaboração com os parceiros ao longo da cadeia de valor. Muitas vezes, esta colaboração toma a forma de acordos de cooperação com fornecedores ou projetos realizados em conjunto com os clientes e varejistas.

A Henkel opera globalmente com marcas e tecnologias líderes em três áreas de negócios: Adhesive Technologies, Beauty Care e Laundry & Home Care. Fundada em 1876, a companhia mantém posições de liderança no mercado mundial, tanto nos negócios ao consumidor quanto nos negócios industriais, com marcas de sucesso como Persil, Schwarzkopf e Loctite. A empresa emprega mais de 47 mil pessoas e obteve um faturamento de 16,355 bilhões de euros e lucro operacional ajustado de 2.516 bilhões de euros no ano fiscal de 2013. As ações preferenciais da Henkel são negociadas na bolsa de valores alemã DAX.

Perfil da Henkel Brasil -A Henkel está no Brasil há 59 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf. A Henkel Brasil conta com mais de 800 profissionais distribuídos nas plantas de Diadema, Itapevi, Jundiaí e Manaus.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira