Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2014 - 09:23

Mais de 75% das fábricas da Unilever no mundo alcançam nível zero no envio de resíduos para aterros

Fábricas evitam mais de €17 milhões em custos de descarte globalmente.

A Unilever anunciou que todas as suas fábricas europeias se juntaram às da América do Norte ao atingirem o nível zero de resíduos enviados para aterros. Com conquistas similares em países que vão da Argentina à Indonésia, este avanço significa que três quartos da rede global de fábricas da companhia deixaram de enviar este tipo de resíduos a aterros, em relação aos 20% de apenas três anos atrás.

No Brasil, a prioridade nos últimos anos foi melhorar as formas de tratamento e descarte, em especial no que diz respeito ao envio de resíduos para aterros. Em 2012, iniciamos a implantação do projeto Aterro Zero, com o objetivo de encerrar o envio de resíduos para aterros sanitários. Ao fim de 2013, 100% das fábricas atingiram esta meta. Além disso, os centros de distribuição de Louveira (SP), Nilcen (PE) e Pouso Alegre (MG) conseguiram, no segundo semestre de 2013, implantar o projeto, passando então a destinar todos seus resíduos sólidos para reciclagem, reutilização, produção de ração animal e coprocessamento, entre outros métodos. Os centros logísticos que agora são aterro zero representaram 66% do volume total de não manufatura enviado para esses locais em 2012.

Como parte do Plano de Sustentabilidade da Unilever, até 2020 o total de resíduos descartados estará abaixo dos níveis de 2008, apesar do significativo crescimento dos negócios. Atingir o nível "Aterro Zero" é um elemento chave desta meta. Até agora, essa conquista foi possível com o mínimo capital despendido, e evitou custos acumulados com descarte da ordem de 17 milhões de euros. Em 28 de abril deste ano, o Relatório 2013 do Plano de Sustentabilidade da Unilever será publicado, e confirmará que a Unilever reduziu sua quantidade total de resíduos descartados em 66% por tonelada produzida desde 2008.

Segundo Pier Luigi Sigismondi, vice-presidente global da cadeia de suprimentos da Unilever: "Temos visto uma rápida aceleração na conversão de nossa rede para o nível Aterro Zero. Em 2010, 52 instalações haviam alcançado esta meta, hoje, temos 200. Estamos no caminho certo para atingir nossa meta revisada de 100% das instalações até 2015, cinco anos antes da meta original para 2020. Estou orgulhoso do esforço em equipe que foi necessário para nos levar a este marco."

Sigismondi também disse que o foco na eliminação de resíduos do processo de manufatura na América do Norte, Europa, na maior parte da América Latina e em vários outros países fez com que a meta ficasse significativamente mais próxima

Unilever -Presente no Brasil há 85 anos, a Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo. Fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, a companhia tem operações em 190 países. Está presente em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, seus produtos atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios.

Todos os dias dois bilhões de pessoas usam ao menos um produto da Unilever em algum lugar do mundo. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Fofo, Seda, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras. Por ano, a Unilever lança cerca de 75 novos produtos e é líder de mercado em 10 das 13 categorias em que atua.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira