Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2014 - 07:12

Campanha Internacional de combate ao desperdício de alimentos será fortalecida

Helena Rey, coordenadora de turismo sustentável do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente lançará a cartilha contra a perda de alimentos no Green Rio 2014.

O Green Rio 2014, por meio da parceria ente o Planeta Orgânico e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA, na sigla em português, e UNEP, em inglês), será palco também da campanha internacional Eat.Think.Save de combate ao desperdício de alimentos, que no Brasil terá o nome “Pensar – Comer – Conservar”. A coordenadora de turismo sustentável da UNEP, Helena Rey, estará presente no evento e lançará a cartilha elaborada pelo Sebrae RJ e Planeta Orgânico , com apoio do SENAC RJ.

A partir desta cartilha foi realizado um projeto piloto em dez restaurantes do Rio de Janeiro, monitorando o desperdício de alimentos. A importância dessa campanha e da cartilha pode ser melhor avaliada a partir das estatísticas alarmantes de desperdício de alimentos no mundo. Segundo dados globais da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), cerca de um terço da comida produzida, ou o equivalente a 1,3 bilhão de toneladas, é desperdiçado todos os anos durante as etapas de produção e de consumo. Nas regiões industrializadas, 300 milhões de toneladas de alimento próprio para o consumo são descartadas anualmente por produtores, comerciantes e consumidores: uma quantidade maior do que é produzida na África Subsaariana e que seria suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas.

A esses números acrescentam-se outros também graves: em torno de 25% do lixo de hotéis e restaurantes é composto por cascas, restos de pratos e guardanapos usados, sendo que cerca de 90% do que é jogado fora poderia ser reciclado, reutilizado ou levado para compostagem. Globalmente, a agricultura é responsável por quase 30% das emissões de gases de efeito estufa. "Com a população mundial em torno de 7 bilhões de pessoas, e que alcançará 9 bilhões até 2050, desperdiçar alimentos não faz sentido algum, seja econômica, ambiental ou moralmente. Significa não só dinheiro indo pelo ralo, como também energia, terras cultiváveis, água, insumos e outros elementos necessários para cultivar e distribuir comida", refletem os organizadores do Green Rio 2014.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira