Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2014 - 05:21

Fórum Permanente Meio Ambiente e Câncer da Criança será apresentado no Centro Boldrini

Entrevista coletiva terá presença da doutora Silvia Brandalise e parceiros do Fórum, que tem apoio da Organização Mundial da Saúde.

No dia 04 de junho, véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, a partir das 10h30, o Centro Infantil Boldrini, em Campinas, sediará uma entrevista coletiva para apresentação do Fórum Permanente sobre Meio Ambiente e Câncer da Criança. A apresentação contará com a presença da presidente do Centro Boldrini, doutora Silvia Brandalise, do coordenador do Fórum Permanente, jornalista José Pedro Martins, e do secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes, um dos parceiros do Fórum.

O propósito da iniciativa é que seja um fórum permanente de debates e reflexões a respeito das implicações científicas, éticas, legais, culturais, pedagógicas, sociais e estéticas sobre a relação entre meio ambiente e câncer da criança, com apoio do Consórcio Internacional Coorte de Câncer Infantil (I4C), da Organização Mundial da Saúde (OMS), e outras instituições científicas, contribuindo para a instalação do tema na agenda governamental, empresarial, da sociedade civil e da mídia e incidindo na formulação de políticas públicas respectivas.

Vários estudos promovidos nos últimos anos, por diferentes instituições, acentuaram a evidência de fatores ambientais na causa do câncer. Essa evidência foi comentada no Relatório Mundial do Câncer 2014, divulgado pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC), agência especializada sobre câncer da Organização Mundial de Saúde, por ocasião do Dia Mundial do Câncer, em 4 de fevereiro.

A doutora Silvia Brandalise observa que o Fórum “terá como princípio básico o direito à vida, previsto na Constituição brasileira, no Estatuto da Criança e do Adolescente e em vários documentos e convenções internacionais, como a Convenção sobre os Direitos da Criança”. Haverá o imperativo da visão científica sobre os temas tratados, à luz dos novos conhecimentos produzidos e disseminados sobre os assuntos em pauta. Será respeitada a transversalidade da abordagem, em uma perspectiva interdisciplinar, para envolver vários grupos e linhas de pesquisa sobre o tema.

O Fórum será norteado pelos princípios e determinações da OMS. Serão procuradas parcerias com instituições e organizações científicas brasileiras e internacionais e outras organizações associadas aos temas tratados. Como nota, o jornalista e escritor José Pedro Martins, a partir das reflexões e dos debates propiciados pela iniciativa, informa que “haverá identificação de planos de ação, de alternativas e de estratégias para abordar os temas tratados. Dessa maneira, o Fórum será propositivo, e não apenas analítico e reflexivo”.

O Fórum terá um Conselho Científico, constituído por profissionais de destaque em suas respectivas áreas, e também coordenadores para os oito eixos de reflexão: Científico, Ético, Legal, Cultural/Estético, Pedagógico, Social, Produção e Políticas Públicas. Em 2014, serão realizados cinco eventos presenciais. O primeiro evento, para lançamento do Fórum, será no início de agosto. Outros quatro eventos, relacionados aos quatro elementos, Terra, Fogo, Água e Ar, serão realizados em setembro, outubro, novembro e dezembro. No último evento será divulgada a Carta de Campinas sobre Meio Ambiente e Câncer da Criança, com a síntese das propostas apresentadas e discutidas ao longo do ano. Também haverá um site na internet para aprofundamento das reflexões.

Boldrini - O Centro Infantil Boldrini, hospital filantrópico localizado em Campinas (SP), é referência latino-americana e há 36 anos trata crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. Atualmente, o Boldrini atende cerca de 7 mil pacientes, a maioria (80%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos centros mais avançados do país, o Boldrini reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado, com índice de cura de 70% a 80% em alguns tipos de câncer ? comparáveis ao Primeiro Mundo ?, disponibilidade de leitos e atendimento humanitário às crianças portadoras dessas doenças.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira