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06/06/2014 - 07:29

Operação brasileira da Heineken lidera ranking global de redução de gás carbônico

Graças a uma série de iniciativas voltadas à sustentabilidade, média de emissão de CO2 das Cervejarias Heineken no país foi inferior à média global. Companhia também apresenta bons resultados na economia de água.

São Paulo – A Heineken Brasil anuncia resultados positivos de sustentabilidade na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho. Com uma emissão de CO2 menor do que média global das operações Heineken, a Cervejaria brasileira alcançou uma média de 6.8 Kg de gás carbônico para cada cem litros de cerveja produzidos. Outro resultado de destaque foi a economia de água de aproximadamente 600 milhões de litros, até 2013. Por meio de sua estratégia de sustentabilidade ‘Brewing a Better Future’, a cervejaria pretende reduzir em 25% o uso do recurso hídrico utilizado no processo produtivo da cerveja em até seis anos.

Alguns fatores como a busca de alternativas eco eficientes para a redução e a economia de energia contribuíram consistentemente na redução de emissão de CO2. Em 2012, por exemplo, por meio de ações diversas, o consumo total de energia específica e energia térmica foram reduzidos. Já em 2013, a Cervejaria investiu em projetos que permitem o uso de energia de fontes renováveis, em linha com os investimentos globais da Heineken.

Para Karla Brandão, diretora de Relações Corporativas da Heineken Brasil, os números indicam que as metas de sustentabilidade vêm sendo atingidas com êxito. “Conquistamos resultados muito positivos nos últimos anos e isso nos motiva ainda mais para nos empenhar em nossos próximos passos e colaborar para que a Heineken seja a Cervejaria mais verde do mundo até 2020”, frisa. a executiva.

No Brasil, destacaram-se projetos das cervejarias de Jacareí e Ponta Grossa, que diminuíram o consumo de água em 11,6% e 7,5%, respectivamente, em 2012. Além disso, por meio de programas como o reúso da água, captação da chuva e reaproveitamento da água resultante do tratamento de efluentes, as unidades de Pacatuba e Araraquara deixaram de gastar 96 mil m³ de água.

Atualmente, na média mundial, a Heineken utiliza 4,2 hectolitros (hl) de água para produzir 1 hl de cerveja. O avanço é visível quando se constata que, em 2008, eram necessários 5,1 hl de água para fabricar o mesmo volume da bebida. A meta da Heineken é reduzir essa proporção para 3,9 hl de água em 2015 e 3,7 hl em 2020.

A executiva afirma que existem muitas razões que justificam a preocupação da Cervejaria com o uso responsável de recursos hídricos, a começar pelo fato de que a cerveja é constituída de 95% de água, que precisa ter alta qualidade – o que torna o líquido, portanto, o insumo mais valioso de uma cervejaria.

Análise feita na água da cerveja também monitora a saúde dos rios -Na Cervejaria de Jacareí (SP) é utilizado um programa de biomonitoramento inédito na América Latina, que usa organismos vivos para detectar toxinas presentes na água, proporcionando acompanhamento e resultados em tempo real.

A Heineken recorreu a um toxímetro desenvolvido por uma empresa alemã, a Moldaenke. Esse software foi instalado na estação de tratamento da Cervejaria e, por meio de imagens digitais, registra parâmetros de velocidade, comportamento e número de organismos vivos - minicrustáceos Daphnia Magna - presentes na água, o que resulta em níveis de toxicidade. Se esses níveis se elevarem, é disparado um alarme que interrompe a captação de água do Paraíba do Sul e, imediatamente, a Cetesb toma conhecimento da situação para verificar o que está causando o problema.

Antes da implantação dessa tecnologia, era aplicado um teste estático que levava até 72 horas para completar a análise. Além de assegurar a qualidade da água utilizada na produção da Cervejaria, o monitoramento contínuo se tornou uma importante ferramenta de controle da poluição do rio, com benefícios para toda a comunidade. Com base nos resultados obtidos em Jacareí, a intenção da Heineken é levar o toxímetro a todas as demais cervejarias do país que captam água de mananciais de superfície.

Iniciativas locais ganham prêmios renomados -Desde a sua chegada ao país, em maio de 2010, a Heineken Brasil atua em diversos projetos alinhados com os objetivos globais da companhia, que tem a sustentabilidade em seu DNA. Tais iniciativas fizeram a Heineken Brasil receber prêmios renomados como ‘Selo Sou Defensor do Rio Paraíba’, ‘Prêmio FIEC Desempenho Ambiental’ (Pacatuba) e Prêmio CBH-PS pela participação ativa no Comitê das Bacias Hidrográficas (Jacareí).

Os resultados conquistados até este ano são decorrentes das iniciativas do ‘Brewing a Better Future’, estratégia global de sustentabilidade da Heineken que já está em vigor nas sete cervejarias do país. Assim, a companhia vem investindo em tecnologias hídricas eficientes, coletando águas pluviais e instalando estações de tratamento de águas residuais. Além disso, empresa também atua em parceria com fornecedores agrícolas para minimizar o uso de recursos hídricos nas plantações.

Cervejaria prioriza preservação de recursos hídricos-Baseada no diálogo contínuo com seus stakeholders e em tendências globais, o Brewing a Better Future centra-se em quatro áreas, em que a água ocupa posição de destaque: proteger os recursos hídricos, sustentabilidade do fornecimento, redução da emissão de CO2 e consumo responsável. Ao todo a estratégia conta com mais de 20 iniciativas que iniciativas irão permear todos os processos da companhia gerando resultados positivos até o término do período de 10 anos.

O trabalho desenvolvido nessas áreas é monitorado permanentemente por um comitê global constituído de executivos da Heineken e lideranças nos mercados em que a empresa está presente. No Brasil, foi criado em 2010 o Comitê de Sustentabilidade, que acompanha a incorporação das iniciativas globais ao modelo local de gestão.

Além do trabalho nas cervejarias, a Heineken Brasil participa das discussões relacionadas à escassez de água das regiões em que atua, sendo a única empresa de bebidas no Brasil a participar de todos os Comitês de Bacias Hidrográficas das localidades em que tem suas cervejarias.

Perfil - A Heineken Brasil foi criada formalmente em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Baseada em São Paulo, é subsidiária da Heineken NV, uma das maiores cervejarias do mundo.

No país, a empresa gera cerca de 2 mil empregos e possui sete cervejarias localizadas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR), Feira de Santana (BA), Pacatuba (CE) e Manaus (AM). Com capacidade total de produção de 19 milhões de hectolitros, são produzidos e comercializados no país os seguintes produtos: Heineken, Desperados, Sol, Kaiser, Kaiser Radler, Bavaria, Bavaria Premium, Bavaria Sem Álcool, Xingu, Amstel, Gold.

A companhia importa ainda as marcas, Dos Equis, do México, Birra Moretti, da Itália, Edelweiss, da Áustria e Murphy’s Irish Stout, da Irlanda.

Marca de cerveja premium mais internacional e valiosa do mundo, a Heineken está presente em quase todos os países. A Heineken international é a maior cervejaria da Europa, segunda do mundo em rentabilidade e a terceira em volume.

Heineken opera 165 cervejarias em mais de 70 países, e em 2013 vendeu 195,2 milhões de hectolitros. [www.heinekenbrasil.com.br].

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