Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/07/2014 - 07:51

Caminhões da Companhia de Limpeza do Rio (Comlurb) são movidos a Biodiesel B20

Produzido a partir de óleo de cozinha usado.

Pela primeira vez os caminhões da Companhia Municipal de Limpeza Urbana – Comlurb, a maior organização de limpeza pública na América latina, serão movidos a Biodiesel produzido a partir de óleo de cozinha usado, com a inclusão produtiva de catadores de materiais recicláveis e a educação de crianças e adolescentes. A ação durante a Copa do Mundo prevê o uso de Biodiesel produzido exclusivamente a partir de óleos residuais - óleo de cozinha usado - coletado nas comunidades do Rio de Janeiro.

O Arranjo Produtivo Local (APL) do projeto Bioplanet, localizado no Polo Industrial de Sustentabilidade do Rio de Janeiro, tem estrutura para recebimento e produção de Biodiesel a partir do processamento de óleos de cozinha e gorduras residuais. Além da participação de Catadores de materiais recicláveis o projeto realiza ações de educação ambiental de crianças e adolescentes.

O Biodiesel B20 produzido no APL Bioplanet já foi utilizado em geradores de energia durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), incluindo o palco do Papa Francisco. Inicialmente serão dez caminhões da empresa CSBrasil, que presta serviços à Comlurb, que utilizarão uma mistura de 20% de Biodiesel (B20). Ao todo serão utilizados seis mil litros de Biodiesel na operação que prevê a redução de até 60% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a proteção direta de 72 milhões de litros d'água.

O projeto Bioplanet fornecerá o ?B?iodiesel pelo prazo de seis meses, podendo ser prorrogado caso os resultados alcançados sejam positivos. O desempenho dos caminhões será acompanhado pela Gerência de Pesquisas Aplicadas da Comlurb.

Informações relevantes: 1. Segundo o Conselho Nacional do meio Ambiente (Conama) um litro de óleo residual contamina 12 mil litros d’água;

2. Atualmente no Brasil são descartados no meio ambiente, conforme indicam estudos da Casa Civil da Presidência da República, aproximadamente 1,5 bilhões de litros de óleos residuais por 50 milhões de residências e pequenos estabelecimentos de alimentação;

3. Estudos da Universidade de São Paulo (USP) corroborados por inúmeras pesquisas e experiências de dezenas Instituições nacionais e estrangeiras indicam que a mistura de 20% de Biodiesel (B20) ao óleo diesel mineral de petróleo reduzem em até 60% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em veículos e geradores de energia.

Anúncio de resultados e balanço ambiental e socioeconômico -Os resultados socioambientais e econômicos do projeto Bioplanet, previstos para serem anunciados em Julho de 2014, projetam nacionalmente a proteção de milhões de litros d'água; redução de emissões nos veículos e geradores que utilizaram Biodiesel B20 em suas operações; redução global de mil toneladas de carbono equivalente (CO2e) e de gases de efeito estufa (GEE); inclusão produtiva de centenas de catadores de materiais recicláveis e a educação ambiental de milhares de crianças e adolescentes.

Para exemplificar, apenas durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) a execução do projeto Bioplanet foi responsável pela proteção de 60 milhões de litros d'água e a redução global de 12,6 toneladas de carbono equivalente (COe) com o uso de Biodiesel em geradores de energia, incluindo os geradores de energia do palco onde esteve o Papa Francisco.

O Bioplanet -Iniciativa de sustentabilidade e legado do Plano de Promoção do Brasil e da Camara Temática de Meio Ambiente da Copa do Mundo da FIFA™

O Bioplanet é uma iniciativa de sustentabilidade e legado do Plano de promoção do Brasil e da Camara Temática de Meio Ambiente da Copa do Mundo da FIFA™ que consiste em Arranjos Produtivos Locais (APL's) para a produção e uso de biodiesel exclusivamente a partir de óleos e gorduras residuais (OGR) através da inclusão produtiva de catadores de materiais recicláveis e a educação ambiental de crianças e adolescentes.

O Projeto Bioplanet foi selecionado na Chamada Pública de projetos para a Promoção do Brasil e chancelado pelo Grupo Executivo da Copa do Mundo - GECOPA -. Uma iniciativa de legado e promoção do Brasil que está em execução nas Cidades Sedes da Copa que prevê o uso de Biodiesel B20 em geradores de energia e veículos de transporte. [www.bioplanet.eco.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira