Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/08/2014 - 08:01

Wilson Sons entra para Programa Brasileiro GHG Protocol

Empresa do setor naval e portuário publica inventário de emissões de gases de efeito estufa.

O Grupo Wilson Sons passará a integrar, a partir de agosto deste ano, o Programa Brasileiro GHG Protocol, que estimula o desenvolvimento e publicação de inventários corporativos de emissões de gases do efeito estufa (GEE). A empresa está entre as primeiras do setor naval e portuário no Brasil a adotar a metodologia e a publicar seu próprio inventário.

O relatório de emissões e remoções de GEE, relacionadas às operações da organização, referentes ao ano de 2013, está disponível no site do programa [ghgprotocolbrasil.com.br]. O lançamento do inventário aconteceu no último dia 7, durante o evento anual do programa brasileiro, em São Paulo (SP).

Ao longo do ano passado, foram emitidas, por todas as empresas da companhia, cerca de 62,5 mil toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e), unidade métrica padrão das emissões de GEE. Por conta da alta utilização de equipamentos que exigem a queima de combustíveis fósseis, as unidades de negócios com maior emissão foram a de Rebocadores e Terminais. Por sua vez, o negócio que registrou a menor emissão foi o Agenciamento Marítimo.

O inventário passará a ser uma ferramenta para mapear oportunidades e estratégias e, então, adotar ações de redução e ou compensação de emissões de gases. “Nossas emissões estão predominantemente relacionadas ao consumo de energia e nosso objetivo inicial foi entender o perfil do gasto energético em cada um dos seis negócios da companhia. Com isso, podemos incrementar as ações de eficiência energética e minimizar os impactos das nossas atividades”, declara João David Santos, gerente corporativo de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS).

O GHG Protocol é uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE. Desenvolvida nos Estados Unidos, pelo World Resources Institute (WRI), a metodologia é hoje a mais utilizada para a realização de inventários de emissões, compatível com a norma ISO 14.064 e com as metodologias de quantificação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

Ações – O Grupo Wilson Sons já adota iniciativas de redução das emissões de GEE através da introdução de tecnologias com menor impacto ambiental, como a implementação da Central de Operações de Rebocadores (COR), em 2011. Através do rastreamento remoto das embarcações da empresa, o centro ajuda a identificar rotas e velocidades mais eficientes. Em 2013, o melhor desempenho no deslocamento dos rebocadores evitou a emissão de 810 toneladas de CO2e.

Já nos terminais de contêineres operados pela Wilson Sons, a instalação de equipamentos portuários – guindastes de cais para contêineres e guindastes de pórtico sobre rodas (RTG) – elétricos reduziram o consumo e, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa.

No Tecon Salvador, por exemplo, foram adquiridos em 2011 guindastes de movimentação de contêineres de pátio totalmente elétricos, muito menos poluentes se comparados aos sistemas convencionais a diesel. Com os novos equipamentos, deixam de ser emitidas, aproximadamente, 2.500 toneladas de CO2e por ano.

Perfil - O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima e soluções de cadeia de suprimento no mercado brasileiro, com mais de 175 anos de experiência. A companhia conta com uma rede de atuação nacional e presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica. As principais atividades do Grupo são divididas em dois sistemas – Portuário e logístico e Marítimo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira