Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/01/2008 - 08:52

Itaipu reproduz, pela primeira vez no Estado, ave símbolo do Paraná ameaçada de extinção

O casal de harpias do Refúgio Biológico Bela Vista ganhou companhia. O novo integrante da família nasceu na semana passada e será mantido isolado com a mãe até os oito meses de idade - quando a fêmea deverá reproduzir novamente. O nascimento é comemorado com muita alegria pelos veterinários, técnicos e biólogos do refúgio, por causa das dificuldades da reprodução da espécie em cativeiro e por ser a primeira vez que isso ocorre no Paraná.

Também conhecida como gavião-real ou uiraçu-verdadeiro, a harpia é a ave de rapina mais poderosa do mundo, com porte e força inigualáveis, e é símbolo do Brasão de Armas do Paraná. Atualmente, a espécie é encontrada principalmente na floresta amazônica. Nas outras regiões está bastante ameaçada, devido à caça predatória e a perda de seu habitat.

Este é o terceiro animal que nasce no refúgio nos últimos 20 dias. Em dezembro nasceram no local uma jaguatirica e um cervo-do-pantanal (ambos também ameaçados de extinção). O pai do bebê-harpia chegou ao refúgio em setembro de 2000. Já a mãe, em março de 2002. O macho foi resgatado na BR 277, próximo ao Bairro Três lagoas, em Foz do Iguaçu. A fêmea foi resgatada em Juazeiro, na Bahia, em operações contra o tráfico de animais silvestres.

Características - A ave da família Accipitridae possui asas largas e redondas, pernas curtas e grossas, e dedos extremamente fortes, com enormes garras, capazes até de levantar um carneiro do chão. Sua cabeça é cinza; o papo e a nuca, negros; e o peito, a barriga e a parte de dentro das asas, brancos. A harpia possui como principais características físicas, olhos pequenos, um longo topete, uma crista com duas penas maiores e uma cauda com três faixas cinzentas, que pode medir até 2/3 do comprimento da asa.

Tem entre 50 a 90 centímetros de altura, uma envergadura de até 2 m e um peso variando entre 4 e 4,5 kg, quando macho, e entre 6 e 9 kg, quando fêmea. Esta ave de rapina pode ser encontrada do México à Bolívia, na Argentina e em grande parte do Brasil, vivendo em árvores altas, dentro de vasta mata, onde constrói seus ninhos.

Ela voa alternando rápidas batidas de asa com planeio. Tem um assobio longo e estridente e, nas horas quentes do dia, costuma voar em círculos sobre florestas e campos próximos. Sua alimentação é feita de animais de porte médio, como aves, macacos e preguiças que são capturadas quando tomam sol nas copas das árvores, de manhã cedo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira