Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/01/2008 - 08:53

Prefeitura de Barra Mansa recolhe material tóxico e eletro-eletrônico

A Prefeitura de Barra Mansa, na Região do Médio Paraíba, começou a recolher do dia 7 de janeiro (segunda-feira), material tóxico como pilhas e lâmpadas fluorescentes e material eletro-eletrônico como computadores, tevês, rádios, entre outros aparelhos. O objetivo é dar um destino correto a estes materiais, evitando que eles sejam jogados na natureza.

Segundo o prefeito de Barra Mansa, Roosevelt Brasil, a iniciativa visa atender a resolução número 257/99 do Conama, que trata do recolhimento de material tóxico por parte de seus fabricantes e a lei municipal 3.704/07 que institui a destinação correta ao lixo eletro-eletrônico.

“Muitos fabricantes de material tóxico não conseguem reaver todo o material, que são descartados na natureza, agredindo o meio ambiente. A Coordenadoria de Resíduos Sólidos fará este papel de recolher o material e enviar a seus fabricantes. E os materiais eletro-eletrônicos recolhidos serão reciclados na Coopecat - Cooperativa de Catadores de Material Reciclado de Barra Mansa”, comenta Roosevelt.

Com o aumento das vendas de fim de ano, o volume de material reciclado arrecadado pela Coopecat – Cooperativa de Catadores de Material Reciclado de Barra Mansa – também cresceu. A produção mensal, que é de aproximadamente 40 toneladas, aumentou em 35% neste período. A Coopecat existe desde 2004 e mantém 58 catadores cadastrados. Os principais materiais arrecadados são papelão, papel, plástico, vidro, entre outros.

Desde 2005, a cooperativa também recolhe pneus, visando dar um destino correto ao material que era jogado antes em rios, valas, beira de estradas e até queimados. O programa é desenvolvido pela prefeitura em parceria com a Anip (Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos) e com os geradores de pneus (revendedores, empresas de transporte, borracheiros, entre outros). Na região existem três centros de recolhimento, em Barra Mansa, Resende e Piraí. Por mês são recolhidos em média três mil pneus só em Barra Mansa. Desde a criação do programa, já foram recolhidos mais de 67 mil pneus, o que corresponde à cerca de 1,5 mil toneladas. O material é enviado à empresa CCB - Cimpor Cimentos do Brasil Ltda., em Jundiaí-SP, que o utiliza como combustível para os seus fornos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira