Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2014 - 08:34

Makro impulsiona a sustentabilidade nos negócios e inicia parceria com WWF

Além da parceria com a ONG e da implementação de ações que geram economia de energia e combustível, a empresa criou um comitê de sustentabilidade, denominado Mundo Makro.

São Paulo – Com o objetivo de aprofundar o seu compromisso com a sustentabilidade, o Makro Atacadista firma parceria com a ONG WWF-Brasil (World Wide Fund for Nature no Brasil), que faz parte de uma rede internacional comprometida com a conservação da natureza, sem deixar de levar em conta o contexto social e econômico de cada país em que atua. A parceria entre Makro e WWF nasceu da vontade da empresa em aprimorar as diversas iniciativas de sustentabilidade já desenvolvidas na sua estratégia de negócios, aproveitando a experiência de mais de 40 anos da entidade, responsável por marcos ambientais como o Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado e o Projeto Tamar.

“Criamos o Comitê de Sustentabilidade para incentivar o progresso de forma sustentável, por meio das pessoas, empresa e planeta. Nosso compromisso é engajar e educar pessoas para essa nova jornada. Temos como proposta cuidar melhor de nós mesmos e de todos que estão ao nosso redor. Isso significa que queremos melhorar nossos relacionamentos com os colaboradores, atender melhor nossos clientes, estreitar laços com parceiros de negócio e fornecedores, ajudar a desenvolver as comunidades locais e melhorar a vida das pessoas. Queremos cada vez mais estar dirigidos aos nossos clientes e consequentemente gerar melhores resultados, para que possamos gerar um ciclo virtuoso para reinvestir em melhorias aos colaboradores, comunidade, investir em mais lojas e negócios, oferecer mais empregos e serviços melhores para nossos clientes e para todos. Este é apenas o começo. A parceria com o WWF visa trazer know-how para o Makro e vai nos ajudar nesse caminho ao progresso”, diz o vice-presidente de operações do Makro, João Nery.

A empresa líder do setor atacadista no Brasil, segundo o último ranking da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), hoje conta com 78 lojas espalhadas por todo o território nacional, tem entre seus valores corporativos a preservação do meio ambiente. Assim, além de fazer parte da realidade das empresas do grupo, a sustentabilidade vem ganhando espaço dentro dos negócios e nas discussões estratégicas de diversas áreas da companhia.

Efetivamente, o Makro desenvolve ações sustentáveis em suas unidades de negócio, do escritório central, às lojas, postos de gasolina e restaurantes. Na mais nova unidade, aberta no norte de Sorocaba em maio deste ano, foram promovidas inovações importantes, como por exemplo: a utilização de 100% de lâmpadas de LED, que além de ser mais econômicas, não possuem compostos que podem contaminar o meio ambiente após o descarte; ilhas de frios com balcões com tampa para melhorar a eficiência energética; lentes prismáticas no telhado para aproveitar a iluminação durante o dia. Além disso, a empresa já tinha promovido a otimização da sua logística de distribuição nacional; a coleta de óleos de cozinha dos restaurantes Makro; o uso de papel de fontes certificadas para impressão do Jornal Makro de Ofertas (cerca de 600 mil exemplares quinzenais), além de ações sociais espalhadas por todo o Brasil.

Estas iniciativas têm como principal objetivo construir uma empresa ecologicamente eficiente: o que significa que, para isso, além de funcionários engajados, o Makro busca envolver uma cadeia ainda maior, incluindo fornecedores, clientes, comunidade e parceiros de negócio.

Como há um grande caminho pela frente, para avançar de maneira consistente neste tema, foi criado um Comitê de Sustentabilidade, denominado Mundo Makro, formado por funcionários voluntários de diversas áreas da companhia, reforçando que para o atacadista, a sustentabilidade está em todos os setores e que qualquer funcionário pode ser um agente transformador. O propósito do grupo é buscar iniciativas que entrelacem a sustentabilidade com o negócio em todas as suas esferas, sejam elas sociais, econômicas ou ambientais.

Além do Comitê de Sustentabilidade, a empresa também tem campanhas como o Programa de Geração de Ideias, que promove a participação e engajamento de todos os funcionários, fazendo com que possam sugerir ideias que promovam a redução de custos, incentivo à criatividade, ganho da produtividade, além da proteção ao meio ambiente.

Perfil - O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

Makro - Presente no Brasil há 42 anos, o Makro é líder no mercado atacadista no sistema de autosserviço e tem como objetivo ser o mais eficiente canal de abastecimento dos clientes profissionais, principalmente os pequenos varejistas e transformadores de alimentos.

Parte do grupo holandês SHV, o atacadista possui hoje a maior cobertura do setor no território brasileiro, com 78 lojas, distribuídas em 24 estados, além do Distrito Federal, e trabalha com uma oferta de produtos desenvolvida especificamente para as necessidades de seu público-alvo, que incluem produtos das marcas líderes e de sua marca própria Aro. Além disso, a companhia opera 71 restaurantes, 34 postos de combustíveis e 23 lojas Speciale - adega e empório espalhados pelo país. [www.makro.com.br.], e nas redes sociais. ?

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira