Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/10/2014 - 06:49

Comitiva brasileira participa da COP12 sobre Biodiversidade, na Coreia do Sul


Representantes dos setores público e privado buscam compartilhar experiências políticas e boas práticas de conservação e uso sustentável da biodiversidade no principal evento mundial sobre a temática.

Organizações governamentais e não governamentais e empresas brasileiras participam da 12ª Conferência das Partes (COP 12) da Convenção da das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (CDB), que acontece entre os dias 6 e 17 de outubro na Coreia do Sul. As COPs são os mais importantes eventos regulares da atualidade, em escala mundial na temática de conservação da biodiversidade e uso sustentável de seus componentes, agregando diplomatas, representantes de governos, executivos de empresas e lideranças da sociedade civil de quase 200 países, além de funcionários de organizações internacionais e agências de cooperação bi e multi-laterais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, em discussões e negociações sobre novas normativas globais relacionadas à conservação e uso da biodiversidade e divisão dos benefícios associados, aspectos fortemente relacionados ao desenvolvimento socioeconômico sustentável.

A comitiva brasileira tem integrantes como o Ministério das Relações Internacionais e o Itamarati, os Grupo Positivo e Boticário, Petrobras, Instituto LIFE e Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre outras organizações e empresas. Estarão presentes representantes de organizações com participações regulares em tais eventos, como são os casos da CNI e do Instituo LIFE, assim como organizações estreantes interessadas em entender uma situação de regulação internacional que avança rapidamente e tende a afetar de diferentes formas áreas de atuação, como as pesquisas científicas e a inovação tecnológica e o comércio internacional.

O Ministério das Relações Exteriores afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o governo brasileiro estimula a participação de representantes do setor produtivo e da sociedade civil nas discussões sobre biodiversidade. De acordo com o órgão, o envolvimento crescente é positivo, pois contribui não apenas para a atuação dos negociadores, mas também, ao mesmo tempo, para a sensibilização dos agentes envolvidos diretamente na geração de renda e emprego e na conservação e uso sustentável do meio ambiente.

Algumas das empresas brasileiras participarão de eventos paralelos em que serão discutidos temas que integram suas boas práticas, como é o caso de duas paranaenses: O Boticário, gigante da área de perfumes e cosméticos; e Posigraf, uma das maiores gráficas da América Latina. Ambas participam de fóruns relacionados à contribuição do controle da cadeia de suprimentos para a proteção da diversidade, e ao desenvolvimento de ações corporativas voluntárias de conservação da natureza.

"A participação da Posigraf em um evento desse porte e importância representa um marco importante em nossa história, porque reconhece o pioneirismo da empresa em ações de conservação de biodiversidade no Brasil", afirma o gerente industrial da companhia, Cesar Augusto Lima Costa. "Nós vamos falar sobre a decisão de ir além das práticas convencionais de medição, controle e minimização de impactos ambientais, mostrando a metodologia usada para garantir a efetividade das ações praticadas em prol da conservação da natureza e que nos ajudaram a ser a primeira indústria brasileira a conquistar a certificação Life", ressalta.

Não se trata só de controlar as práticas da companhia, mas de buscar pleno conhecimento sobre os processos produtivos como um todo, dos fornecedores à destinação de resíduos, e para além destes aspectos adotar a compensação voluntária dos impactos não evitáveis e nem mitigáveis, passíveis de verificação via auditoria especializada independente. Ao aderir de forma pioneira à Certificação LIFE, a Posigraf dá um salto em sua visão de gestão para sustentabilidade, enquadrando a conservação da biodiversidade como um componente imprescindível da gestão empresarial e posicionando-a entre as empresas de vanguarda em termos de sustentabilidade.

Posigraf - Atuando há mais de 40 anos no mercado, a Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, é uma das maiores gráficas da América Latina. Instalada em uma área de 50 mil m2, a companhia tem um centro de distribuição em São Paulo, representações em todo o Brasil e Mercosul e atende clientes nos Estados Unidos, Japão e Europa. Seu portfólio de serviços compreende a produção de livros didáticos e publicações especiais, tabloides e materiais promocionais, além de revistas e periódicos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira