Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/01/2008 - 09:24

Baleias jubarte chegam à República Dominicana


País caribenho quer fazer parte de comitê de proteção aos cetáceos.

A partir do dia 15 de janeiro, baleias da espécie jubarte chegam ao nordeste da República Dominicana em busca das águas mornas e calmas do Caribe para se reproduzir. O acasalamento dos maiores mamíferos do planeta atrai milhares de turistas nesta época do ano, que procuram lazer e contato com a natureza exuberante da ilha.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Omar Ramírez, o destino pretende se associar à Comissão Baleeira Internacional, que tem como missão preservar a vida de cetáceos em todo o mundo. “O país tem uma longa tradição de conservação desses mamíferos marinhos. Sempre fomos amantes das baleias e, por isso, solicitamos a participação na Comissão”, declarou Ramírez.

Um pré-acordo foi assinado entre as principais entidades responsáveis, como a Secretaria de Turismo, a Marinha e o Centro para a Conservação e Eco-desenvolvimento da Baía de Samaná, a 245 quilômetros da capital, Santo Domingo. O pacto prevê regras para a observação das baleias, garantindo que essa atividade seja ambientalmente sustentável, além de lucrativa e benéfica para a sociedade local.

Na temporada das jubarte, que se estende até meados de abril, a província de Samaná fica repleta de turistas estrangeiros e gera circulação de capital na casa das dezenas de milhões de dólares, de acordo com Miguel Besi Nicasio, representante das organizações signatárias. A República Dominicana é um dos 14 países caribenhos onde é possível observar esses cetáceos, que não têm medo de se aproximar dos grupos de visitantes e ainda realizar grandes saltos acrobáticos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira