Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2014 - 08:19

Praia da Urca recupera a balneabilidade


Programa Sena Limpa investe cerca de R$ 7 milhões em obras na região.

A qualidade da água da praia da Urca, na Zona Sul do Rio, tem atraído cada vez mais banhistas e visitantes para o local de paisagem privilegiada e águas tranquilas. A praia obteve liberação para o banho em 82% das análises feitas pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente) desde o mês de julho. Dos últimos 39 boletins de balneabilidade feitos pelo órgão, 32 mostraram condições próprias para banho. O resultado é reflexo do trabalho realizado pelo projeto Sena Limpa, feito pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura do Rio.

A Cedae é responsável pelas obras de recuperação do sistema de esgotamento sanitário da praia da Urca e também da praia Vermelha, que juntas, receberam investimento de aproximadamente R$ 7 milhões. As intervenções tiveram início em maio de 2013 e incluem a implantação de novas redes coletoras de esgoto, eliminação de locais clandestinos de lançamento de detritos, além da modernização da Estação Elevatória da Urca e da Estação Elevatória do Forte de São João, localizadas em área militar, no interior da Fortaleza de São João, no bairro da Urca.

“Esta é mais uma praia da Baía de Guanabara que está sendo liberada para o uso da população, assim como aconteceu com as praias da Bica, Vermelha, várias praias de Paquetá e agora também na Praia da Guanabara, na Ilha do Governador. Com o projeto Sena Limpa, estamos avançando e conseguindo resultados positivos também no Leme e em Ipanema”, afirmou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

A presidente do Inea, Isaura Frega, ressalta que obras de saneamento como as do Programa Sena Limpa, tendem a melhorar cada vez mais as condições de balneabilidade das praias, sobretudo, na medida em que vai sendo ampliado. Ela recomenda, no entanto, que os banhistas acompanhem os boletins divulgados três vezes por semana pelo Inea (www.inea.rj.gov.br) informando quais praias estão próprias e quais estão impróprias ao banho.

“ Fatores pontuais, como chuvas intensas, por exemplo, podem alterar as condições das praias, especialmente, as localizadas em áreas urbanas, onde deságuam rios e canais. Nesse, caso, até 24 horas após as chuvas não é recomendado o banho de mar”, disse Isaura.

Moradores de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, a artista plástica Cristina Brasil, de 48 anos, e o corretor de imóveis Odilon Silva Rego, de 70, frequentam a praia da Urca nos dias de semana, enquanto esperam o filho sair da escola. Para eles, a visível revitalização das águas da praia é um convite para momentos de lazer.

“As águas claras estão convidativas para dar um mergulho. Nas últimas semanas, já vi cardumes de peixinhos e até uma tartaruga nadarem por aqui. É a prova de que esse paraíso está sendo revitalizado”, disse Cristina.

Já Odilon destaca que o processo de despoluição e a ausência de ondas na praia estão tornando o local atrativo para crianças.

“Com a despoluição da água, a praia da Urca, que não tem ondas, virou uma ótima opção de passeio para pais com filhos pequenos. É um presente para os cariocas”, disse o corretor de imóveis.

Em sua primeira etapa, o programa Sena Limpa visa despoluir seis das principais praias do Rio: Urca, Praia da Bica, Leme, Ipanema, Leblon e São Conrado. Já a segunda fase do projeto vai despoluir mais seis praias do Rio: orla de Paquetá, Praia da Guanabara, na Ilha do Governador, Flamengo, Botafogo e Copacabana, na Zona Sul, e Pepê, na Barra da Tijuca.|Esther Medina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira