Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/12/2014 - 07:07

Cedae faz parceria com governo dos EUA para reduzir consumo de energia elétrica do Guandu II


Objetivo é obter sugestões técnicas para sistema energético eficiente.

A Cedae assinou no dia 23 de dezembro(terça-feira), na sede da companhia, na Cidade Nova, Termo de Cooperação técnica com a United States Trade & Development Agency (USTDA - Agência de Comércio e Desenvolvimento dos EUA) para a otimização de projeto do Complexo Guandu II, visando a eficiência energética do mesmo. O projeto está inserido em programa do governo norte-americano para apoiar ações prioritárias direcionadas a economias em desenvolvimento nos países parceiros.

Será disponibilizada verba de US$ 200 mil para contratação de consultora americana especializada no assunto, sem custos para a Cedae, para apoiar as equipes da companhia a implantar o que existe de mais moderno nesta área, gerando grande economia de energia no processo de tratamento da água.

—Os Estados Unidos têm tradição de apoiar projetos de saneamento para fazer uso dos benefícios das tecnologias de tratamento de água dos EUA —afirmou o cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, John S. Creamer.

O Complexo Guandu II terá capacidade para tratar 12 mil litros de água por segundo. Levando-se em consideração que a unidade deve operar por mais de 50 anos, a economia gerada por esta ação trará benefícios ao longo de décadas, barateando o tratamento de água para o estado do Rio de Janeiro e, principalmente, economizando energia.

—Essa é uma parceria positiva e muito importante para a Cedae, a primeira que firmamos deste tipo com o governo americano, mas que, sem dúvida, pode desencadear futuras ações que visem preservar insumos como energia e água. O que se pretende com esta parceria em que haverá a contratação de consultoria especializada é termos acesso a propostas de otimização com uso das melhores tecnologias existentes para o processo de tratamento, redução de custos e eficiência energética —disse o presidente da Cedae, Wagner Victer.

O acordo foi assinado pelo Cônsul Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, John S. Creamer, e pelo presidente da Cedae, Wagner Victer. O evento contou ainda com a presença do representante da USTDA no Brasil, Rodrigo Mota, da diretoria da Cedae e de seu gestor de energia elétrica Gustavo Tannure.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira