Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2015 - 07:24

Programa de responsabilidade ambiental da General Shopping Brasil salva 22 mil árvores por ano

Cerca de 30 mil pessoas foram conscientizadas com ações de treinamento nos shoppings da companhia em 2014.

A General Shopping Brasil, uma das principais companhias de shopping centers do país, possui um arrojado programa de responsabilidade ambiental em seus 16 empreendimentos. Os números impressionam e vêm crescendo: durante o ano de 2014, a reciclagem de papel e papelão dos shoppings poupou em torno de 31 mil árvores, o que equivale a três Parques do Ibirapuera, número 61% maior do que o ano anterior. Com o programa de responsabilidade ambiental da empresa, foram conscientizadas cerca de 30 mil pessoas com as ações e treinamentos de sustentabilidade nos empreendimentos em 2014, contabilizando funcionários, terceiros e clientes.

A quantidade de metal reciclado em 2014 seria suficiente para produzir todo o alumínio utilizado na fabricação de 1.493 automóveis, número 32% maior em comparação com 2013. Com a reciclagem de plástico, aproximadamente 14 toneladas de petróleo deixaram de ser extraídas em 2014, 35% a mais do que em 2013.

Além disso, a reciclagem do óleo gerado nos shoppings centers em 2014 impediu que mais de 5 milhões de metros cúbicos de água fossem poluídos. Isso equivale ao abastecimento de cerca de 250 mil residências por um ano, número 80% maior do que em 2013. Em alguns empreendimentos, o resíduo orgânico é enviado para compostagem e equivale a cerca de 22 toneladas de composto orgânico (adubo) em média.

Seguindo os valores da General Shopping Brasil, estas ações começam no projeto do novo empreendimento com a construção de baixo impacto ambiental, que busca soluções alinhadas com a sociedade. “O projeto de um shopping precisa nascer responsável, seja nas intervenções no espaço que irá ocupar, até o impacto na região. Para isso, estudamos desde a parte arquitetônica – com emprego de vidro para maior aproveitamento da iluminação natural e redução de consumo de energia – até o uso de produtos biodegradáveis e a contratação de mão de obra local”, explica Alexandre Dias, diretor de marketing da General Shopping Brasil.

Muito antes da água ser tema de debates e do Brasil sofrer com a crise hídrica, a General Shopping Brasil já adotava o reuso da água em seus empreendimentos. Desde 2012, cada novo shopping inaugurado da companhia abre suas portas com ETE’s (estação de tratamento de efluentes). Prova disso é que, em 2014, o tratamento de efluentes dos shoppings da General Shopping foram o equivalente ao abastecimento de mais que 2.600 residências com 4 moradores por 1 ano. Os próximos empreendimentos da General a receberem ETE’s são o Internacional Shopping Guarulhos, Parque Shopping Barueri e Parque Shopping Maia (inauguração prevista para abril deste ano)

Perfil - A General Shopping Brasil está entre as líderes do ranking nacional de shopping centers, com 250 mil m² de ABL própria. Possui 16 shopping centers em operação, nos quais detém uma participação proporcional média de 76,9%. Juntos, esses empreendimentos apresentam: 324,9 mil m² de ABL.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira