Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2015 - 07:20

House Maid economiza mais de 800 milhões de litros de água em 15 anos de existência

Rede já contribuiu para a economia de quase 3 milhões de litros deste recurso no País.

No dia 22 de março(domingo),é celebrado o Dia Mundial da Água, e nada melhor do que comemorar essa data do que contribuir para a economia deste recurso essencial. Com mais de 3 milhões de limpezas realizadas em cerca de 15 anos, a House Maid já colaborou para a redução do uso de mais de 830 milhões de litros de água. A rede que inovou o processo de fazer limpeza após enfrentar uma crise hídrica que afetou Portugal, utiliza um método que reduz em mais de 80% o consumo deste recurso durante uma faxina, com o uso de produtos de origem vegetal e orgânica, além de itens como os panos de microfibra. No País desde o final de 2013, a House Maid já realizou mais de 12 mil limpezas e contribuiu para a economia de aproximadamente 2,9 milhões de litros de água.

A água economizada pela rede teria capacidade de abastecer 6,4 milhões de pessoas durante um dia - considerando o atual consumo per capita da Grande São Paulo, 130 litros por pessoa, segundo dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) - o que representaria mais da metade da população da capital paulista de 11, 89 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A empresa foi fundada com o objetivo de ser apenas uma companhia do setor de limpezas, sem que existisse uma preocupação maior com a preservação de recursos naturais, porém uma crise hídrica que afetou Portugal fez com que os padrões da House Maid fossem alterados. “Quando nós chegamos a mesma situação que alguns brasileiros estão enfrentando, de abrir a torneira e não ter água, decidimos alterar os produtos e técnicas de limpeza utilizados”, conta Ivanira Gomes, diretora da organização no País.

Após a decisão de mudança, a empresa buscou itens que contribuíssem para a limpeza, reduzindo o consumo de água e chegou ao kit que usa atualmente, produzido por apenas três fabricantes no mundo. Composto por produtos aprovados pela agência européia Ecocert, 95% dos ingredientes provêm de origem vegetal e 10% orgânica, além dos panos de microfibra com partículas de prata entrelaçadas que garantem uma absorção maior da sujeira com uma pequena quantidade de água.

Na faxina de um imóvel de cerca de 90 m², estima-se que somente os panos para limpeza sejam lavados de 20 a 30 vezes, além disso são utilizados muitos litros de água para a limpeza de ambientes como cozinha e banheiro, além da lavagem de pisos, azulejos e janelas. Em um tanque com a torneira aberta por apenas 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros, de acordo com dados da Sabesp. Com a limpeza realizada pela empresa, o uso de água cai e são utilizados, no máximo, 30 litros a cada faxina.

Para a executiva, a busca por novas alternativas para sustentabilidade deve ser uma preocupação constante das empresas, e com a crise hídrica que afeta algumas regiões do País, essa necessidade tende a se tornar mais evidente. “Infelizmente, a maioria das pessoas desperta a consciência para esse tipo de assunto e muda seus hábitos apenas quando enfrenta uma situação de dificuldade como essa, afirma Gomes.

House Maid [www.house-maid.com] – Fundada no ano de 2000, em Portugal, a rede realiza mais de 30 mil limpezas domésticas por mês no mundo. Com o uso de produtos avançados, a proposta da empresa é oferecer um serviço eficiente e sustentável com a redução do consumo de água. Líder do segmento no país de origem, a House Maid está no Brasil desde outubro de 2013 e tem à frente os executivos Ivanira Gomes (Diretora) e Nuno Calado (Diretor Expansão Internacional)

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira