Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/04/2015 - 08:17

Reaproveitamento de recursos estão no foco ambiental da Guardian

Uma das maiores fabricantes de vidros e espelhos do mundo conta com sistema avançado de reaproveitamento de resíduos e tecnologias que reduzem o consumo dos recursos naturais.

Desenvolver vidros que reduzem o consumo de energia nas casas, edifícios, eletrodomésticos e automóveis; reutilizar resíduos de vidros para fabricar produtos novos, investir em tecnologias avançadas que minimizam as emissões de poluentes no processo produtivo e reaproveitar 100% da água consumida na fabricação dos produtos são algumas das iniciativas de preservação ambiental que caracterizam a atuação da Guardian, uma das maiores fabricantes de vidros e espelhos do mundo.

“Todo o modelo de negócios da Guardian é estruturado com foco na responsabilidade ambiental e social, desde o momento em que o projeto de construção de uma fábrica é definido, um produto é desenvolvido ou a logística é desenhada”, conta Eduardo Borri, diretor-executivo da Guardian no Brasil. Essa atuação abrange a introdução de processos econômicos de energia, a produção de produtos ecologicamente amigáveis e a reciclagem de resíduos.

A nova linha de produção da Guardian, que entrou em operação em agosto de 2014 na fábrica da empresa em Tatuí (SP), traduz bem essas diretrizes. Na unidade, foram implantadas tecnologias que aproveitam melhor os insumos químicos nos processos de pintura e reduzem o índice de perdas e rejeitos. “O projeto de gestão ambiental desta linha absorveu mais de R$ 5 milhões em investimentos, que contemplam sistemas para tratamento de gases de solventes, com redução de 96% das emissões, e reaproveitamento de 100% da água de efluentes”, detalha Borri.

No front da reciclagem, das 450 mil toneladas de espelhos e vidros fabricados por ano pela empresa no Brasil, 90 mil toneladas provêm de resíduos de vidros. Isto representa 20% de toda sua produção, índice que pode subir até 30% devido à busca pela excelência da coleta de cacos na comunidade. Os cacos de vidro são utilizados na fabricação das novas chapas de vidro, no próprio processo produtivo da Guardian, enquanto os cacos de espelho são enviados para empresas licenciadas para a fabricação de artefatos de vidro pisos e azulejos, entre outras. Temos um projeto em andamento para fazer a reciclagem interna deste material.

Para coletar cacos de vidro, a Guardian mantém um sistema eficaz, junto aos processadores do produto, inclusive com o envio de contêineres plásticos reciclados para que eles possam ser recolhidos. Outra iniciativa inovadora que tem permitido ampliar o volume de material coletado é atuar junto a estes processadores – que representam a maior parcela de clientes – com vistas a incentivar sua participação no programa de reciclagem. Para isso, a companhia mantém um programa de descontos nos preços dos produtos para quem disponibiliza os cacos de vidros e de subsídio de fretes.

O programa de reciclagem da Guardian inclui ainda a coleta seletiva e o envio para recicladores de materiais como metais, papel e papelão, isopor, madeira, lâmpadas, pilhas e baterias.

Na área de desenvolvimento do produto, os cientistas da Guardian estão constantemente desenvolvendo produtos voltados à sustentabilidade, como os vidros de controle solar projetados para ajudar na conservação e redução do uso de energia elétrica e em índices menores de emissões de automóveis. Produtos como o vidro IRR, por exemplo, permitem aos fabricantes de veículos usar unidades menores de ar condicionado, que implicam em menor consumo de combustíveis.

A Guardian foi à primeira no Brasil a produzir uma linha de espelhos livre de metais pesados, ou seja, que não causa prejuízos à saúde e ao meio ambiente. Isso porque os produtos são fabricados a partir do processo cooper free, adotado pela empresa desde 1999. A produção do Espelho Guardian cooper free inovou quando retirou da produção o zinco, o cobre e as pinturas com altos teores de chumbo, muito comum na produção de espelhos. Além disso, a empresa investiu em sistemas de recuperação de 100% da prata rejeitada no sistema. [www.guardianbrasil.com.br | telefone 0800 709 2700].

Guardian—Fundada em 1932 em no estado de Michigan (EUA), a Guardian é uma das maiores fabricantes de vidros e espelhos de alta qualidade do mundo. A companhia está presente em mais de 25 países, entre eles o Brasil, onde mantém duas fábricas, uma em Tatuí (SP) e outra em Porto Real (RJ), e possui um Centro de Distribuição em Fortaleza (CE).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira