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17/04/2015 - 08:17

Indústria reduz consumo de água em 43% e o desperdício em 80% com ações simples

Metas foram alcançadas pela bioMérieux ao substituir encanamentos de ferro por PVC e revitalizar o sistema de pré-tratamento de água da fábrica no Riod e Janeiro.

São Paulo—A bioMérieux, empresa francesa líder mundial em microbiologia e diagnóstico in vitro, produziu em sua fábrica no Rio de Janeiro, em 2014, 20 milhões de placas de meio de cultura (placas em que são aplicados reagentes para a realização de diversos tipos de exames laboratoriais). A demanda pelo produto vem aumentando em média 10% ao ano desde 2012. Com um investimento de R$ 10 milhões na fábrica em 2012, a empresa ampliou a capacidade de produção para 40 milhões de placas/ano, marca que espera alcançar até 2020.

Diariamente são consumidos 3,5 mil litros de água na produção das placas de meio de cultura, o que estimulou os gestores da subsidiária brasileira da companhia a buscar soluções para, em tempos de crise hídrica, diminuir o consumo e o desperdício, sem prejudicar o processo produtivo.

Visando reduções no consumo de água, a empresa realizou algumas medidas em busca da melhor performance do sistema de tratamento de água. Juntas, estas ações possibilitaram reduzir em 43% o consumo e em 80% o desperdício de água na unidade. Para termos ideia, antes delas 478 mil litros de água eram descartados por mês na fábrica. Após as mudanças, o descarte caiu para 91 mil litros de água/mês. Isso significa uma economia mensal de cerca de R$ 6 mil na conta de água da unidade.

Uma das iniciativas foi a substituição do encanamento de ferro pelo PVC industrial, muito mais resistente e econômico. Outra ação foi a revitalização da rede do sistema de pré-tratamento osmose reversa duplo passe, tornando o sistema mais automatizado e recuperando a água que antes era descartada.

A osmose reversa duplo passe, muito difundida na indústria, consiste em separar, utilizando-se uma membrana semi-permeável, substâncias com diferentes potenciais químicos, que sofrem pressão hidráulica para difusão pela membrana até que uma das reservas alcance o ponto de equilíbrio necessário. Neste caso, até que a água recupere as características que possibilitem ser reaproveitada na produção.

Outras iniciativas verdes – Todo o papel utilizado pela bioMérieux no Brasil advém do bagaço de cana-de-açúcar, processo que não envolve árvores ou outras fibras virgens, como comumente se observa.

Além disso, a empresa criou um Comitê para o Desenvolvimento Sustentável, que desenvolveu e aprovou um plano de ação ambiental, chamado "bioMérieux Goes Green", com objetivos em cinco importantes áreas: energia, água, papel, resíduos e emissões. A bioMérieux Brasil vem cumprindo seu papel de forma destacada com diversas ações importantes. Tanto que em Julho de 2011 obteve a certificação ambiental ISO 14001.

Em 2009, a bioMérieux estabeleceu parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica – Projeto Floresta do Futuro – para o plantio de 15 mil árvores em área de Mata Atlântica. Para receber essas árvores, foi escolhida a Reserva Ecológica de Guapiaçu, a 80 km da cidade do Rio de Janeiro.

Compensando os impactos de sua atividade e trabalhando com foco na preservação ambiental em cada detalhe de sua operação, a bioMérieux demonstra sua responsabilidade de longo prazo com a natureza e a comunidade.

bioMérieux—Líder mundial na área de diagnóstico in vitro por 50 anos, a bioMérieux fornece soluções (reagentes, instrumentos e softwares) que determinam a origem da doença e de contaminações de produtos industrializados a fim de melhorar a saúde do paciente e garantir segurança aos consumidores. Fundada na França em 1963, a bioMérieux tem cerca de 5.800 colaboradores e está presente em mais de 150 países por meio de 41 filiais e uma ampla rede de distribuidores.

A bioMérieux está no País há 42 anos com a produção de reagentes para diagnóstico que atendem toda a América Latina. Com um crescimento estimado de 15% no Brasil em 2015, a subsidiária brasileira é extremamente importante para o grupo, sendo a primeira da América Latina em faturamento, seguida por México e Colômbia, e é a sexta em faturamento a nível mundial. Em 2013, o faturamento no Brasil foi de R$ 135 milhões e em 2014 ficou em R$ 150 milhões, ou seja, um crescimento de 10%.

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