Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/04/2015 - 08:00

Jaeger-LeCoultre mantém o compromisso com nosso planeta na Baía dos Glaciares


Área pertence à lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

Desde 2008, a Jaeger-LeCoultre e a Unesco têm trabalhado juntas para proteção de 47 áreas marinhas pertencentes à lista do Patrimônio Mundial da Unesco. A Jaeger-LeCoultre apoia a conservação desses tesouros marinhos insubstituíveis como parte de seu compromisso com a proteção dos recursos mais preciosos de nosso planeta.

Para destacar o compromisso de longo prazo da Jaeger-LeCoultre, a Manufatura produziu um novo filme sobre o Parque Nacional da Baía dos Glaciares (EUA), no qual celebramos o trabalho dos cientistas e dirigentes que se dedicam à conservação da área. A Grande Maison e a Unesco escolheram a data de 22 de abril de 2015, quando se festeja o 45º aniversário do Dia da Terra, para divulgar sua parceria e promover a estreia do vídeo na boutique Jaeger-LeCoultre de Nova Iorque. O simbolismo dessa data nos convida a refletir sobre as questões ambientais.

Baía dos Glaciares: exploração de um laboratório natural—Todos os anos, a Jaeger-LeCoultre coloca em destaque uma das áreas do Patrimônio Mundial Marinho da Unesco. A estrela deste ano é a Baía dos Glaciares, na fronteira entre o Alasca e o Canadá.

"A pesquisa científica é de importância crucial para a Baía dos Glaciares. A área foi declarada monumento nacional americano em 1925, pois ela reúne condições únicas no mundo para o estudo dos processos de mudanças glaciais. Assim, a administração da Baía dos Glaciares encoraja tanto a pesquisa básica, nos domínios da glaciologia e da evolução da paisagem, quanto a pesquisa aplicada concentrada nos estudos de impacto do turismo", observa Scott Gende, Conselheiro Científico Sênior da Baía dos Glaciares.

A Jaeger-LeCoultre escolheu a Baía dos Glaciares porque esse parque serve de inspiração para todas as pessoas que lutam pela defesa dos nossos oceanos. O filme narra a história da área de preservação, inscrita na lista do Patrimônio Mundial da Unesco em 1992 e onde estão algumas das últimas geleiras do planeta, os mais vastos campos de gelo não polares, uma espetacular floresta úmida e vários fiordes. Mamíferos marinhos, incluindo botos, focas e leões-marinhos, que vêm se juntar às várias espécies de baleias e á mundialmente conhecida lontra marinha que quase foi extinta nos séculos passados por causa de sua preciosa pele.

Essas criaturas marinhas vivem em completa harmonia na Baía dos Glaciares graças às rigorosas políticas de preservação e práticas de gestão. Algumas espécies, tais como a baleia jubarte e o leão-marinho, correm perigo no mundo inteiro, mas desfrutam de segurança na Baía dos Glaciares, graças a uma administração eficaz.

Salvando baleias —A pesquisa científica já era primordial na Baía dos Glaciares, mesmo antes de ela ter sido listada como Patrimônio Mundial. Como a área é um território de alimentação para baleias jubarte em migração, as eventuais colisões com navios de cruzeiro causaram lesões e morte a essas espécies no passado. Um projeto de pesquisa foi iniciado em 2005 com o objetivo de resolver esse problema.

Desde então, equipes monitoram todos os navios que chegam à área. O projeto foi pioneiro e é hoje o maior de todos a registrar a integração entre as as embarcações e esses monumentais mamíferos marinhos. A bordo das embarcações que chegam ao parque, especialistas em baleias munidos de binóculos especiais conseguem localizar cada baleia na região. Quando uma baleia é detectada, uma mensagem é enviada ao capitão do navio para que ele corrija a velocidade ou o curso de maneira adequada. Os resultados desse sofisticado projeto levou a novas exigências na operação dos navios que entram na Baía dos Glaciares, o que tem minimizado em grande medida o perigo às baleias jubarte e garantido sua segurança neste recanto especial do oceano.

O compromisso Jaeger-LeCoultre—A Jaeger-LeCoultre tem desde 2008 colaborado com a Unesco na proteção das áreas marinhas presentes em sua sempre crescente Lista de Patrimônio Mundial. Seu envolvimento tem aumentado a conscientização no mundo todo sobre a importância da conservação do nosso precioso patrimônio marinho e tem contribuído tanto para o programa de Patrimônio Marinho Mundial, em Paris quanto para projetos de conservação no Brasil, Filipinas, Colômbia, Estados Unidos e Costa Rica.

O programa, além de conseguir duplicar a área marinha protegida sob a Convenção do Patrimônio Mundial, também estabeleceu uma rede internacional entre os gerentes de áreas que compartilham conhecimento e boas práticas de gerenciamento. Os vínculos entre a Jaeger-LeCoultre e o mundo submarino remontam há muito tempo. A Jaeger-LeCoultre apresentou seu primeiro relógio de mergulho em 1959: o Memovox Deep Sea, o primeiro relógio de mergulho do mundo equipado com um alarme. Uma associação muito íntima com os mares tornou a Jaeger-LeCoultre mantém seu compromisso em assegurar que esse legado natural de valor incalculável seja preservado para que nossos filhos e netos continuem a desfrutar dele da mesma maneira que nós desfrutamos hoje.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira