Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/01/2008 - 10:36

Itaipu apresenta resultados de programas ambientais no Show Rural Coopavel, em Cascavel


Quem visita o Show Rural Coopavel, em Cascavel, tem a oportunidade de conhecer na prática os resultados do Programa Cultivando Água Boa, considerada a melhor ação socioambiental do Brasil em 2007 – Prêmio Benchmarking Ambiental Brasileiro. Modelo no cuidado com a água e o meio ambiente, o Cultivando Água Boa tem 21 programas, 64 ações e 2.146 parceiros. O estande de Itaipu – com sessões de cinema e divulgação de materiais promocionais - é outra grande atração do evento.

Com mais de 300 expositores, a feira - considerada uma das maiores do agronegócio da América Latina, começou na segunda-feira e deve receber até o encerramento do evento, na sexta-feira, mais de 140 mil pessoas. “O Show Rural é uma grande oportunidade de mostrar ao público que Itaipu é uma empresa comprometida com o meio ambiente, o desenvolvimento econômico, científico e tecnológico da região”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek.

Para o diretor de Coordenação e Meio Ambiente, Nelton Friedrich, o reconhecimento nacional e internacional do Programa Cultivando Água Boa comprova o resultado do esforço integrado entre Itaipu, parceiros e comunidades, além de demonstrar concretamente que é possível aliar desenvolvimento com equilíbrio socioambiental.

“É a natureza que nos move. É a natureza que nos permite gerar energia. Sem água, não há geração de energia, muito menos vida. E para conservar a riqueza natural que nos cerca, a Itaipu não mede esforços”, diz Friedrich.

Sessões de cinema - No estande de Itaipu, dividido em dois grandes ambientes, um com espaço para a divulgação de materiais institucionais da empresa e também da campanha recém-lançada “Foz do Iguaçu - Destino do Mundo” e outro com cinema, os visitantes recebem informações sobre os projetos socioambientais e tecnológicos desenvolvidos pela usina e dos principais atrativos da região da fronteira, como as Cataratas do Iguaçu, o passeio do Macuco Safári e o Parque das Aves, entre outros. A grande novidade fica por conta da sala de cinema, onde o público assiste ao filme “Itaipu, a nova geração”. A apresentação é precedida pela exibição do VT da campanha “Foz do Iguaçu - Destino do Mundo”.

As sessões, com capacidade para 58 pessoas, ocorrem a cada 30 minutos e são gratuitas. A história da integração de brasileiros e paraguaios para produzir uma das maravilhas da engenharia moderna é mostrada em vídeo e áudio de alta definição. A novidade tem agradado e muito aos visitantes que têm lotado toda as sessões. O cinema funciona das 8h às 18h, horário de atendimento da feira. Para assistir é só visitar o local e esperar pela próxima sessão.

Projetado em sistema octogonal, o estande de Itaipu tem ilustrações em todos os painéis. Feito com materiais reciclados e recicláveis, o espaço chama a atenção não só pela beleza, mas também pela grande quantidade de informações que traz. São 14 banners no total. O material institucional apresenta um balanço das ações promovidas por Itaipu e mostra novidades tecnológicas desenvolvidas pela empresa em parceria com institutos de renome do Brasil e de outros países.

Projetos e ações de Itaipu - O público não só tem a oportunidade de saber mais informações sobre projetos consolidados, como o premiado Cultivando Água Boa, mas de conhecer muitos outros em desenvolvimento, especialmente na área tecnológica. O cultivando Água Boa trabalha com agricultura orgânica, comunidades indígenas, gestão por bacias, monitoramento ambiental, produção de peixes, coleta solidária, plantas medicinais, biodiversidade, agricultura familiar e educação ambiental, entre outros.

Entre as novidades apresentadas na feira está a Plataforma Itaipu de Energias Renováveis – programa que aproveita novos potenciais geradores de eletricidade, respeitando a natureza do Paraná, para promover mais oportunidade de negócio aos setores agropecuário e agroindustrial. Tem como fontes de energia: biogás, eólica, solar e hidráulica. A iniciativa já é realidade na granja Colombari, em São Miguel do Iguaçu, com uma unidade geradora que utiliza biogás produzido a partir de criação de suínos.

Os visitantes também podem conhecer mais sobre o Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata. O centro é voltado à integração de questões ambientais globais, regionais e locais, por meio de programas de ação e educação sociambiental. A iniciativa é uma parceria da Itaipu com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente ( Pnuma), da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), do Comitê Intergovernamental Coordenador dos Países da Bacia do Prata (CIC), dos governos e da sociedade civil organizada da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

O Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), localizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) é outra novidade apresentada aos visitantes. O CHI tem a missão de dar suporte ao Programa Hidrológico Internacional da Unesco, criando soluções e divulgando ferramentas e melhores práticas de gestão de recursos hídricos.

Circuito especial - No Show Rural, os visitantes também têm todas as informações detalhadas do circuito especial. A visita monitorada pelo interior da usina permite chegar até o eixo de uma unidade geradora em pleno funcionamento. O PTI e o Projeto Veículo Elétrico (VE) também recebem atenção especial. Ao integrar uma incubadora empresarial, laboratórios de última geração, plataforma de ensino a distância e projetos educacionais em todos os níveis – desde o apoio fundamental até a pós-graduação, o PTI articula e fomenta ações voltadas ao desenvolvimento econômico, científico e tecnológico da região. Já o VE é um projeto 100% ecológico, utiliza eletricidade como combustível, bateria de níquel totalmente reciclável.

Feira - Os organizadores esperam repetir os números de 2007, quando o evento recebeu 143 mil visitantes. Nos 72 hectares de área destinados para a área de pesquisas, serão apresentados quase 5 mil experimentos. Cada experimento acompanha exemplos práticos e demonstrações de tecnologias. As novidades são apresentadas por pesquisadores e por profissionais das empresas participantes no evento.

Tecnologia - Na área agrícola, os visitantes podem conferir experimentos e tecnologias para culturas de feijão, soja, milho, algodão, além de adubação verde, plantio direto, inseticidas, fungicidas, adubação de base, adubação em cobertura, adubação foliar e na semente, tratamento de sementes, controle de plantas daninhas, tecnologias de aplicação e tipos de bicos para aplicação; manejo de pragas e doenças.

Na área de pecuária são apresentadas tecnologias sobre pastagens, confinamento, pecuária de corte e de leite, ovinocultura, manejo de suínos, silagem e integração da lavoura com pecuária. Outra atração do evento é a área de exposição de máquinas e implementos agrícolas, onde serão apresentadas novidades em colhedoras, tratores, semeadores, pulverizadores, implementos de preparo de solo e para pastagens, além de regulagem e o uso correto de máquinas e implementos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira