Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2015 - 07:58

Reciclagem com viés social: Brasil vira exemplo para países da Europa

Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) apresenta modelo brasileiro de cooperação com catadores de lixo.

São Paulo— Além de fazer bem ao meio-ambiente e aos negócios, a reciclagem pode ser uma forma de emancipação social. Essa é a mensagem que o Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) levará a um seminário internacional sobre coleta seletiva em Istambul, na Turquia.

O “International Seminar on the Impact of Street Collectors on Separate Collection” acontece nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22 de maio, com o objetivo de promover a troca de experiências entre representantes e autoridades de países com populações consideráveis em situação de exclusão social na região dos Balcãs: Albânia, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Grécia, Kosovo, Macedônia, Montenegro, Romênia, Sérvia e Turquia.

O Cempre atua em diversos projetos de treinamento e aparelhamento de cooperativas no Brasil todo. “O trabalho dos catadores é essencial no Brasil. As cooperativas oferecem eficiência e capilaridade à coleta seletiva e reciclagem. Em troca, os cooperados ganham capacitação profissional e oportunidade de emprego”, explica André Vilhena, diretor do Cempre. Ele será responsável por um workshop com os participantes do evento sobre o modelo brasileiro de reciclagem.

A última pesquisa Ciclosoft do Cempre mostra que houve aumento no número de municípios brasileiros que contratam cooperativas de catadores para auxiliar na coleta, chegando a 76% do total em 2014.

Perfil—O Cempre é uma associação sem fins lucrativos que trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar lixo por meio de programas de conscientização. A entidade utiliza-se de publicações, pesquisas técnicas, seminários e mantém para consulta pública um rico banco de dados sobre o assunto, em sede na capital paulista. Fundado em 1992, o Cempre vem sendo mantido por contribuições de empresas privadas de diversos setores. Entre elas estão: Ajinomoto, AmBev, ADM, Arcor, Bauducco, Beiersdorf/Nivea, Brasil Kirin, Braskem, BRF, Bunge, Cargill, Carrefour, Casas Bahia, Coca-Cola, Danone, Dell, Diageo, Femsa, Gerdau, Heineken Brasil, Hershey’s, HP, Johnson & Johnson, Klabin, Mondelez, McDonalds, Nestlé Waters, Nestlé, Owens Illinois, Grupo Pão de Açucar, Pepsico do Brasil, Procter & Gamble, Philips, SC Johnson, SIG Combibloc, Suzano, Tetra Pak, Unilever Brasil, Vigor e Walmart Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira