Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/05/2015 - 07:22

TNC e Neve reflorestam área no Alto Tietê visando à recuperação de mananciais de São Paulo

Plantio em 22 de maio (sexta-feira), marcou início das intervenções em trechos estratégicos para a segurança hídrica dos moradores da Região Metropolitana.

São Paulo— Como forma de atuar para a ampliação da disponibilidade e da qualidade da água na maior região metropolitana do Brasil, a organização ambiental The Nature Conservancy (TNC) e a marca líder de papel higiênicos do Brasil, Neve, pertencente à Kimberly-Clark, uniram-se para reflorestar 320 mil metros quadrados de áreas degradadas em propriedades rurais de Salesópolis, município onde nasce o Rio Tietê, a 96 quilômetros da capital paulista. O projeto, que vai plantar 50 mil mudas até o fim de 2015 – em um trecho estratégico para o abastecimento das represas do sistema Alto Tietê – terá início em 22 de maio, com um evento de plantio simbólico das primeiras centenas de mudas, em uma área de três mil metros quadrados.

A iniciativa com a Kimberly-Clark marca o começo das intervenções em campo para a restauração florestal da região, que a TNC coordenará nos próximos anos como parte da sua estratégia de apoio à recuperação ambiental dos mananciais paulistas. Há mais de cinco anos, a organização atua em conjunto com a Agência Nacional de Águas (ANA), Prefeituras e outras ONGs no projeto Produtor de Água da Bacia do PCJ (Piracicaba, Jundiaí e Capivari). O projeto protege nascentes e ajuda produtores rurais a restaurar e conservar as florestas em suas propriedades, na região de Extrema, em Minas Gerais, e Joanópolis e Nazaré Paulista, em São Paulo – onde estão localizadas algumas das represas do principal sistema de abastecimento da Grande São Paulo: o Cantareira. Com o início do trabalho em Salesópolis, a ideia é levar intervenções similares ao sistema Alto Tietê, que fornece água para mais de 4 milhões de pessoas na capital e nos municípios vizinhos.

A ação conjunta entre Neve e TNC impulsiona uma nova fase no esforço de neutralização da pegada hídrica da fábrica da Kimberly-Clark em Mogi das Cruzes, ou seja, a compensação do impacto que ela provoca na bacia do Rio Tietê, fonte de água para a produção nessa planta e também para o abastecimento do sistema Alto Tietê. Em um dos primeiros projetos do tipo nesse setor, as organizações já completaram a etapa de avaliação da pegada, um trabalho bastante complexo, mas que permite definir estratégias para aumentar a eficiência do uso da água.

Enquanto a legislação brasileira permite a utilização de até 30m³/ ton de papel produzido, o bechmarking estabelecido pela Kimberly-Clark Corporation é de 25m³/ton. No entanto, a K-C Brasil vem reduzindo constantemente a quantidade de água empregada no processo por meio de recirculação de água no processo, condensação de vapor e outras iniciativas. Atualmente, a unidade de Mogi das Cruzes tem o melhor índice de aproveitamento de água no mundo entre as fábricas da empresa, utilizando 7m³/ton de papel, ultrapassando as operações da Coréia e Israel, está última em região de estresse hídrico.

O próximo passo agora é a neutralização da pegada propriamente dita, por meio da ampliação da cobertura florestal no entorno do rio, necessária para evitar a erosão das nascentes e garantir a recarga do lençol freático.

“Reflorestar as áreas críticas para a disponibilidade de água em São Paulo é uma tarefa estruturante essencial e que precisa começar imediatamente, se quisermos restabelecer a saúde dos mananciais da Região Metropolitana. Eles já perderam mais de 70% das suas florestas, mas estamos mostrando que recuperar o papel dos serviços ambientais que a floresta exerce é viável, quando se trabalha em conjunto”, afirma Samuel Barrêto, gerente de segurança hídrica da TNC.

Para Fernanda Hermanny, Diretora de Family Care da Kimberly-Clark, o projeto demonstra que o compromisso da marca com a conservação da água ultrapassa o processo produtivo de Neve. “A marca Neve tem em seu DNA o apoio às iniciativas que contribuam para uma cadeia de valor sustentável, conseguindo muitos avanços nos últimos anos como a certificação FSC para o produto, plástico de resina verde em suas embalagens, compactação para otimizar o transporte e menor consumo de combustível no transporte dos fardos e agora devolver ao meio ambiente a água utilizada na produção dos papeis da marca. Fruto desta operação, a parceria com a TNC é um compromisso da marca em reduzir o uso de água na produção de papel tissue e uma nova forma de se comunicar com os clientes e consumidores sobre ações que preservam o meio ambiente”, destaca a executiva.

Convidados: Estarão presentes o presidente da Kimberly-Clark Brasil, Sérgio Cruz, e o diretor -executivo da TNC no Brasil, Antonio Werneck, além de representantes das prefeituras de Salesópolis e Mogi das Cruzes. Mais de 200 funcionários das fábricas da Kimberly-Clark em Suzano e Mogi das Cruzes foram convidados a participar do plantio de mudas e contarão com transporte até a propriedade rural. Também devem comparecer alunos e professores de escolas públicas da região, produtores rurais e membros da comunidade.

Perfil—A The Nature Conservancy é a maior organização de conservação ambiental do mundo. Está em mais de 35 países, adotando diferentes estratégias com a missão de conservar as terras e águas das quais a vida depende. No Brasil, onde atua há mais de 25 anos, a TNC promove iniciativas nos principais biomas, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais. O trabalho da TNC concentra-se em ações ligadas à Agropecuária Sustentável, Segurança Hídrica e Infraestrutura Inteligente. Atualmente, a organização e seus mais de um milhão de membros ajudam a proteger 130 milhões de hectares em todo o mundo. [www.tnc.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira