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06/06/2015 - 06:46

GPA celebra o Dia do Meio Ambiente balanço sustentabilidade GPA

Com iniciativas pioneiras, Companhia promove as melhores práticas de ações de Sustentabilidade no Brasil. Programas compõem um modelo completo que busca gerar benefícios ambientais e sociais a todos os seus públicos de interesse.

Rio de Janeiro— Há mais de 14 anos a sustentabilidade está presente nas iniciativas do GPA, tendo como objetivo ser um agente transformador da sociedade por meio da Sustentabilidade, criando melhores práticas neste tema em seus negócios. Para isso, a empresa definiu cinco Compromissos, que contam com temas prioritários e que permeiam todos os negócios da companhia, são eles: Valorização da Nossa Gente, Consumo & Oferta Consciente, Transformação na Cadeia de Valor, Gestão do Impacto Ambiental e Engajamento da Sociedade.

A companhia também conta com um Comitê de Sustentabilidade que estuda melhorias nos processos e influencia os colaboradores a manterem uma vivência sustentável, que se dissemine na sociedade em que estão inseridos.

O GPA é pioneiro na criação de diversos programas que incentivam e reforçam o controle e a redução do impacto ambiental das suas atividades, o consumo e descarte consciente, além de campanhas de combate ao desperdício. Destaque para os programas de entrega voluntária de materiais recicláveis como as Estações de Reciclagem, que desde 2001 já arrecadaram mais de 100 mil toneladas de material reciclável e hoje estão presentes em 267 lojas, entre as marcas Extra e Pão de Açúcar.

Alguns programas e ações relacionadas a meio ambiente da Companhia: .Programas de descarte consciente estações de reciclagem—Presentes em 140 lojas do Pão de Açúcar desde 2001, em parceria com a Unilever, e em 127 unidades do Extra, desde 2007 e em atual parceria com a P&G, as Estações de Reciclagem disponibilizam para os clientes pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis (papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado) nos estacionamentos das lojas de todo o Brasil. Já são mais de 100 mil toneladas arrecadadas e doadas para cooperativas de reciclagem parceiras do programa, promovendo a inclusão social e a geração de renda para as comunidades.

O GPA também desenvolve um programa de descarte “pré-consumo”, chamado de Caixa Verde, que possibilita aos clientes destinarem para reciclagem, em urnas instaladas ao lado dos caixas, embalagens de produtos que não precisam ser levadas para casa, como as caixas de pasta de dente, por exemplo. Presente nas lojas Pão de Açúcar, o Caixa Verde, que existe desde 2008, já arrecadou aproximadamente 6 milhões de embalagens.

Outro programa que apresentou resultado expressivo é o Alô Recicle, que tem como objetivo coletar celulares, acessórios e baterias, em urnas disponibilizadas nas lojas e encaminhar para reciclagem. Lançado em agosto de 2010 em uma parceria com a Microsoft, o programa já arrecadou mais de 7 toneladas de materiais.

Novo de novo—O GPA fortalece sua diferenciação em programas de logística reversa de embalagens. A empresa lança o programa “Novo de Novo”, que reaproveita os materiais recicláveis deixados pelo consumidor nos Caixas Verdes do Pão de Açúcar e aqueles levados às Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever ou Extra P&G para compor embalagens dos produtos de marca própria do GPA.

O programa é uma evolução do Ciclo Verde Taeq, que foi criado em 2008 e já recicloumais de 6,4 mil toneladas de papel que foram transformadas para voltar às prateleiras. Além do nome, o programa ganha também novas estruturas, ideias e soluções. Além da Taeq, a marca Qualitá também já tem embalagens com material reciclado e há planejamento de expansão para outras. Hoje, cerca de 20% de todas as embalagens de papel cartão das marcas próprias já completam o ciclo do programa.

O material coletado nas Estações de Reciclagem e Caixa Verde é doado a 61 cooperativas de reciclagem parceiras dos programas no Brasil. Em São Paulo, cinco destas separam os papéis e embalagens longa vida e comercializam à Papirus, empresa responsável pela transformação dos resíduos em papel reciclado. Só em 2014 a doação dos recicláveis a estas cooperativas beneficiou mais de 1000 pessoas.

Descarte de medicamentos—Em outra iniciativa pioneira para a gestão de resíduos, lançada em novembro de 2010, em parceria com os Laboratórios EuroFarma, o programa Descarte Correto de Medicamentos também apresenta resultados importantes. A iniciativa, que visa despertar o consumidor para importância do destino adequado de medicamentos vencidos e/ou fora de uso, embalagens primárias como cartelas de comprimidos e, ainda, materiais perfurocortantes como agulhas, ampolas, vidros de xarope, entre outros, registrou mais de 21 toneladas de materiais arrecadados, desde o inicio do programa. As urnas estão disponíveis em 34 drogarias do Extra e do Pão de Açúcar nas cidades de São Paulo, Araraquara (SP), Piracicaba (SP) e Volta Redonda (RJ).

Para conscientizar sobre a importância do descarte correto de medicamentos, e também auxiliar as pessoas no descarte dos mesmos, criamos um recipiente para descarte e distribuímos com um brinde, que além de informações de como, o que, e por que devemos descartar medicamentos em locais próprios, ainda leva os endereços das 24 lojas Extra da capital de São Paulo onde é possível entregar os descartes. Esses brindes foram distribuídos na Virada da Saúde, em uma ação que aconteceu na Paulista dia 10 de abril, e no inicio de junho se repetirá nas drogarias Extra da cidade de São Paulo, contanto com orientação sobre o tema pelas promotoras que distribuirão os brindes.

Coleta de pilhas e baterias —O GPA comemora também os resultados do Programa de Coleta de Pilhas e Baterias, realizado em parceria com a ABINEE, que dá a correta destinação para estes tipos de resíduos. As lojas da empresa (Pão de Açúcar, Extra, Assaí, Ponto Frio e Casas Bahia) no Brasil possuem coletores específicos onde os clientes podem fazer o descarte de pilhas e baterias. Desde seu inicio, em 2010, por exemplo, os clientes das lojas do Extra e do Pão de Açúcar depositaram mais de 84 toneladas de pilhas e baterias.

Recicle mais, pague menos— Em outubro de 2013 o Assaí firmou uma parceria com a AES Eletropaulo, o “Recicle Mais, Pague Menos”, projeto que consiste na troca de materiais recicláveis (vidro, papel, metal, plástico e embalagens Tetra Pak) por descontos na conta de energia elétrica dos clientes. Hoje, duas lojas da rede contam com a iniciativa: Guaianases e Aguia de Haia. Desde o inicio da parceria, mais de 123 toneladas de materiais recicláveis já foram arrecadados e cerca de 2 mil pessoas se cadastraram no programa.

Reviva—Reciclagem Via Varejo: em 2014, o Reviva, programa de gestão de resíduos recicláveis e conscientização ambiental da Via Varejo, arrecadou mais de 10 mil toneladas só no Estado de São Paulo. Além da separação de resíduos sólidos recicláveis em mais de 400 lojas Casas Bahia e Pontofrio no Estado, o programa realiza a logística reversa de embalagens descartadas pelos clientes na hora do recebimento das mercadorias adquiridas nas lojas da rede. Este ano, o Reviva se expande para outras regiões do Brasil. Para dar suporte e o correto tratamento aos materiais recicláveis recolhidos, o Reviva atua num modelo de gestão misto baseado em uma Central de Triagem própria (Jundiaí) e no fortalecimento de cooperativas de reciclagem.

Controle e redução do impacto amb iental das suas atividades—Outra ação desenvolvida pelo Grupo é o Inventário de emissões de gases de efeito estufa do GPA iniciado em 2010. Para a elaboração do Inventário de GEE são usadas Normas Corporativas de Quantificação e Relatórios de GEE do GHG Protocol (2004), elaboradas pelo WBCSD-WRI (World Business Council for Sustainable Development- World Resources Institute) que especifica princípios e requisitos no âmbito da organização para a quantificação e elaboração de relatórios de emissões e remoções de gases GEE. Foi utilizado também o IPCC 2006, DEFRA 2009, WRI/WBCSD GHG Protocol, BEN 2010, Programa Brasileiro GHG Protocol. Em 2012 o GPA passou a ser membro do Programa Brasileiro GHG Protocol promovido pelo GVCes da Fundação Getúlio Vargas que disponibiliza uma plataforma online para seus membros publicarem seus inventários anualmente.

Redução do desperdício—Há cerca de duas décadas o GPA desenvolve um projeto de doação de frutas e legumes que não estão nas condições estéticas apreciadas pelo consumidor, no entanto, em condições adequadas para o consumo. Em 2014, a companhia ampliou o programa e doou quase 3 toneladas de alimentos a mais de 300 instituições validadas pelo Instituto GPA em todo o país.

Outra iniciativa para reduzir o desperdício de alimentos é a oferta de produtos, perecíveis e não perecíveis, com validade próxima do vencimento, com descontos de até 40%. Os itens são agrupados em uma gôndola especial, com sinalização adequada. A gestão estratégica do estoque destes itens e o incentivo ao consumo consciente colaboram com as ações para evitar o desperdício dentro das lojas .

Lojas verdes Pão de Açúcar— Com foco na eficiência no uso de recursos, uma loja verde conta com soluções completas para o descarte correto de materiais recicláveis; diminuição do impacto socioambiental no processo da edificação; e consumo racional de água, energia e insumos. A loja possui uma linha diferenciada de produtos, com amplo sortimento de alimentos orgânicos.

A primeira loja verde do Pão de Açúcar foi inaugurada em 2008 na cidade de Indaiatuba/SP. Um ano depois o supermercado recebeu a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que avalia os padrões de construção sustentável. Entre os requisitos exigidos para a certificação estão a eficiência no uso de recursos e a diminuição do impacto socioambiental no processo de edificação, com eficiência no uso de energia, no consumo de água e na aplicação e utilização responsável dos materiais nas instalações.

Atualmente o Pão de Açúcar possui sete lojas verdes no país, sendo quatro em São Paulo(Vila Clementino, Santana, Granja Viana e Tamboré); uma em Indaiatuba/SP; uma em Goiânia; e outra em Recife/PE.

Programa de eficiência energética— O projeto de eficiência energética, liderado pela área de Manutenção do GPA, realiza diversas ações que permitem reduzir até 25% o consumo de energia de um hipermercado, através do fechamento com vidros de balcões verticais e ilhas horizontais, redução da potência instalada de iluminação (troca de lâmpadas tradicionais por LED) e automação dos sistemas de refrigeração e ar condicionado. O projeto piloto foi iniciado em 2014 e o plano é que todas as lojas Extra Hiper tenham as soluções implantadas até o final deste ano.

O GPA realizou também a troca de iluminação e fechamento dos balcões frios nas lojas do Pão de Açúcar e do Extra Super; implementou o projeto de eficiência energética para as Centrais de Distribuição - troca de iluminação (em processo de implementação); auto geração de energia nos horários de pico (bandeira vermelha); análise loja a loja para ativação dos geradores (80% das lojas o Brasil possuem geradores próprios – exceto Proximidade); lançamento de campanha interna de conscientização e incentivo para redução de consumo de energia elétrica e água, com a premiação de lojas com o melhor desempenho ao longo do ano e rotina mensal de análise do consumo de energia loja a loja para identificar possíveis problemas e avaliar medidas a serem tomadas.

Food Truck Sustentavel —Em fevereiro de 2015 foi lançado o Food Truck Sustentável. Planejado com soluções de menor impacto ambiental, o veículo conta com um sistema para geração de energia solar e eólica, captação de água da chuva para reutilização nas lavagens do caminhão, biodiesel como combustível, móveis certificados, teto verde, dentre outras inovações; tudo para tangibilizar aos clientes algumas praticas simples e concretas. Na bandeira Pão de Açúcar o truck oferece aulas de gastronomia com foco em melhores hábitos de consumo como alimentação saudável , além da degustação gratuita a grupos de pessoas. Foram selecionadas receitas fáceis e práticas e a partir de uma seleção de ingredientes saudáveis, naturais e orgânicos. A iniciativa já aconteceu em 14 lojas de São Paulo, capital e interior, impactando milhares de pessoas. Já na bandeira Extra as ações, que devem ter inicio no começo de junho, serão desenvolvidas em parceria com a ONG Banco de Alimentos, que apresentará receitas baseadas no aproveitamento integral dos alimentos, com enfoque na importância do uso de partes não convencionais na alimentação como forma de economia, responsabilidade social e ambiental, bem como o poder nutricional das cascas, folhas, talos e sementes, visando o estímulo à gastronomia sustentável.

Outras iniciativas sustentáveis— O GPA também continua atuante nos compromissos que assumiu ao se associar ao Pacto Global, Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo, Pacto na Mão Certa e também está associado a importantes entidades e órgãos do setor, como o Instituto Ethos, CEMPRE - Compromisso Empresarial para Reciclagem, ABVTEX e Instituto Akatu.

Caras do Brasil—Em 2002 o GPA criou a marca exclusiva Caras do Brasil, que tem o foco social. A marca foi criada com o objetivo de abrir uma canal de comercialização para pequenos fornecedores, incentivando o comércio ético e solidário, a geração de renda, o respeito ao meio ambiente e a inclusão social. O Caras do Brasil conta com mais de 100 itens de mais de 30 fornecedores, comoassociações, cooperativas, microempresas, entre outros em todo o Brasil. A marca está presente em mais de 110 lojas da rede Pão de Açúcar em todo território nacional.

Dia da Solidariedade—Para proporcionar um Natal mais feliz e solidário às famílias carentes do Brasil, o Instituto GPA, com apoio da Fundação Grupo Casino, realizou no dia 06 de dezembro de 2014 o Dia de Solidariedade. A ação aconteceu pelo segundo ano consecutivo nas 820 lojas das redes Assaí, Extra e Pão de Açúcar do Brasil e arrecadou 51% a mais de alimentos em relação a 2013. No total, 500 toneladas de alimentos foram arrecadados, o que equivale a cerca de 1 milhão de refeições ou 250 mil famílias beneficiadas, considerando em média 4 pessoas por família. Das 500 toneladas, o Instituto GPA doou 145 toneladas, firmando seu compromisso de doar um quilo de alimento adicional a cada 10 quilos arrecadados.

A ação contou com a ajuda de cerca de 4.600 voluntários, sendo 1000 deles do GPA e Instituto GPA, além dos membros das ONGs participantes, que estavam devidamente identificados com camisetas e convidaram os clientes a fazerem sua doação. [https://goo.gl/L96Fdb].

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