Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/06/2015 - 07:23

Dilma defende Fundo Verde na Bélgica


E diz que Brasil chegará à COP21 em situação vantajosa.

O Brasil chegará em uma situação bastante vantajosa à COP-21, a Conferência Mundial sobre o Clima da ONU, que será realizada de 30 de novembro a 11 de dezembro, em Paris, com relação às metas de emissão de carbono, disse a presidenta Dilma Rousseff no dia 10 de junho(quarta-feira) em Bruxelas. A presidenta está na Bélgica para participar da II Cúpula União Europeia-Celac .

Segundo ela, o Brasil está à frente dos outros países com relação a esse assunto. “Lá atrás, quando ninguém definiu metas voluntárias [para a redução das emissões de carbono], em 2009, durante a COP15, em Copenhague, nós definimos uma meta de um mínimo de 36%. Dessa meta, agora, em 2015, nós já cumprimos 72% ”, comemorou a presidenta.

Dilma relatou que os participantes do encontro Celac-EU manifestaram uma “preocupação generalizada” no sentido de viabilizar um acordo vinculante, sustentável, entre todos os países, com vistas a garantir a definição dessas metas e o compromisso de cumpri-las.

Segundo Dilma Rousseff, o Brasil tem conseguido manter suas metas, primeiramente, pela redução drástica do desmatamento. Em segundo lugar, por ter adotado, já há alguns anos, um programa de agricultura de baixa emissão de carbono. “Com plantação direta na palha, com rotação lavoura-pecuária-floresta, com replantio de áreas degradadas”, explicou.

Fundo Verde —Os representantes dos países que participam da Cúpula Celac-UE estão conscientes de que é necessário investir num Fundo Verde, para financiar a transição de uma economia baseada em carbono para uma economia de baixo carbono, principalmente nas nações em desenvolvimento, afirmou a presidenta.

“Isso vai exigir, então, um fundo que, pela sugestão que se apresenta, monta em torno de 100 bilhões, alguns dizem euros, outros dizem dólares. Mas, o fato é que é necessário esse fundo”, defendeu a presidenta. Outra preocupação diz respeito à transferência de tecnologia para fazer essa transição, acrescentou. | PB.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira