Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2015 - 07:22

Reuso de efluentes aparece como alternativa para crise hídrica no país

Especialista no assunto, Eduardo Pacheco acredita que metrópoles brasileiras devem preparar projetos a longo prazo para a implantação de sistemas de reuso. Tema será discutido na Latin American Utility Week

“A melhor solução para a economia de água e boa gestão de recursos hídricos é o reuso de efluentes que são gerados nas próprias cidades”. A alternativa é defendida pelo Diretor Geral do Portal Tratamento de Água e especialista em reuso hídrico,

Eduardo Pacheco, principalmente para os grandes centros urbanos que estão sofrendo com a crise hídrica, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Com o tratamento de esgotos, por exemplo, a água tratada poderá voltar aos mananciais que abastecem os municípios. O reuso é fundamental”, diz o especialista, que abordará o tema na Latin American Utility Week, no próximo mês, em São Paulo.

Utilizado há bastante tempo no setor industrial, o reuso de efluentes ainda não foi adotado pelas cidades como uma alternativa direta à crise hídrica e, na opinião de Pacheco, a iniciativa ainda levará algum tempo para ser colocada em prática. “Esse tipo de opção só é pensada em um momento de crise e esgotamento das fontes tradicionais. Implantar sistemas de reuso é algo para ser feito a longo prazo. Um projeto deste porte deve prever que existem bacias hidrográficas que comportam seis a oito cidades cada uma, por isso também é importante um estudo aprofundado”, ressalta.

Atualmente, a água utilizada nas metrópoles vem de bacias localizadas em outros municípios e para que seja possível chegar corretamente até o local de destino, é necessário fazer a reversão da bacia, ou seja, realizar bombeamentos muito distantes que prejudicam o meio ambiente, já que o ciclo ecológico é alterado para poder abastecer determinada região. Além disso, outra consequência da reversão é a escassez de água para a irrigação de plantações, fato que ocorre no interior paulista, por exemplo.

Reúso Direto — O reuso direto de efluentes para a população de grandes centros urbanos foi uma das alternativas encontradas por países como Estados Unidos, Austrália, Reino Unido e Arábia Saudita para se precaverem contra crises hídricas e longos períodos sem chuva. “Aqui no país, um dos centros referência em reuso é a ETE Capivari 2, empresa responsável pelo abastecimento de água potável em Campinas. A utilização para fins potáveis já é estudada, porém é necessária uma legislação específica para poder iniciar a implantação”, pontua o palestrante.

Medidores — Outra alternativa para a economia e boa gestão da água é a utilização de medidores e softwares que contribuam para a eficiência hídrica. A CAS Tecnologia, empresa especializada em equipamentos de engenharia de sistemas, automação e telemetria, ampliou os negócios com a implementação do software Hemera em distribuidoras de água em países da Europa, África do Sul e Ásia. “Atualmente o programa Hemera está presente em 12 países, como Espanha, Itália, Dinamarca e Alemanha. Em Riad, na Arábia Saudita, por exemplo, há um projeto para a implantação de 70 mil medidores residenciais, que deve ser concluído em um ano”, explica o presidente da CAS Tecnologia, Welson Jacomett, que participará da Latin America Utility Week e apresentará as novidades da empresa. A 13ª edição do evento acontece de 23 a 25 de setembro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

A LAUW —Organizada pela Clarion Events, a 13a edição da Latin America Utility Week (LAUW) reunirá as principais empresas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, água e gás, gerenciamento de recursos energéticos e hídricos, redes e cidades inteligentes da América Latina. Paralelamente à LAUW acontece o tradicional Congresso Internacional, com diversos assuntos ligados aos setores relacionados com o evento. Na edição de 2014, o evento atraiu mais de 2 mil visitantes profissionais do setor e reuniu 135 congressistas de países da América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul, 82 palestrantes e 52 utilities. A novidade desta edição será a retomada da premiação de projetos inovadores nas categorias Energy, Metering, Smart Grids, Smart System e Water & Gas. A LAUW acontece de 23 a 25 de setembro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). | S ite: [www.latin-american-utility-week.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira