Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2015 - 06:52

Peças remanufaturadas podem contribuir para a reciclagem automotiva

A remanufatura é um processo industrial certificado e que pode ser rastreado, pois tem procedência. Além da garantia de originalidade e segurança ao usuário, o remanufaturado visa a sustentabilidade global. Cerca de 70% da receita do setor de peças de reposição da América do Sul é oriunda do Brasil e da Argentina, no entanto, apenas 6% desses produtos são remanufaturados.

Campinas (SP)— A ANRAP, Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças, anunciou que as peças remanufaturadas podem contribuir para a reciclagem automotiva. Segundo a associação, a remanufatura é um processo industrial certificado e que pode ser rastreado, pois tem procedência. Além da garantia de originalidade e mais segurança ao usuário, o produto remanufaturado também tem como foco a sustentabilidade global, ajudando a reduzir consumos de matérias-primas, água, energia elétrica e resíduos na cadeia produtiva.

"Fornecer dados sobre a procedência da peça é essencial para a construção de uma relação transparente com o usuário, especialmente para os itens de segurança. Vejo que o remanufaturado pode ser a solução mais confiável e econômica para a manutenção de qualidade que o mercado requer", destacou Jefferson Germano, presidente da ANRAP e gerente de aftermarket da Knorr-Bremse para o Brasil e e América Latina.

De acordo com a ANRAP, aproximadamente 70% da receita do setor de peças de reposição da América do Sul são provenientes do Brasil e da Argentina. "Mais de 50% dessas peças podem ser remanufaturadas. No entanto, apenas 6% dos produtos que são inseridos no mercado, atualmente, passam pelo processo de remanufatura que é uma tendência mundial e um caminho sem volta. Um dos grandes desafios para aumentar esse percentual é a falta de incentivos fiscais para práticas de logística reversa, a qual visa a devolução aos fabricantes das peças usadas (carcaças), consideradas matérias-primas e vitais à remanufatura", comentou.

O executivo ressaltou que processo de remanufatura atende plenamente às práticas de responsabilidade ambiental, gerando diminuição do consumo de matérias primas, energia e água; emissão de gás de efeito estufa; e redução da sonegação fiscal. Ao mesmo tempo, contribui para aumentar a geração de empregos, a lucratividade sustentável da indústria e o processo industrial controlável, além de melhorar a imagem do setor automotivo diante do consumidor e governo.

Mundialmente, mais de 110 indústrias reciclam produtos, incluindo o setor automotivo; equipamentos elétricos, médicos e de comunicação; e outros. Adicionalmente aos benefícios para o meio ambiente, a reciclagem também aumenta a geração de empregos. "As empresas precisam estar conscientes de que é preciso produzir com menos desperdício, realizar processos industriais que preveem o descarte reciclável e, principalmente, projetar inovações sustentáveis. Juntos vamos construir um setor automotivo melhor", finalizou Jefferson Germano. | www.anrap.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira