Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/10/2015 - 07:35

Cariocas podem trocar embalagens recicláveis por passagens de ônibus


Projeto do Rio+ em parceria com a Natura incentiva cariocas a trocarem embalagens recicláveis por passagem do BRT. Protótipo que funcionará em terminal da Barra da Tijuca terá apoio da marca SOU,que estimula o consumo consciente.

Rio de Janeiro— Passageiros do BRT que circularem pela estação do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, poderão trocar embalagens recicláveis por bilhete unitário equivalente a um embarque no transporte. A iniciativa faz parte do projeto piloto Mobilidade Reciclada, promovido pelo Rio+, programa de soluções criativas para a capital fluminense idealizado pela plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria. O protótipo tem patrocínio da multinacional brasileira de cosméticos Natura, por meio de sua marca SOU.

O programa Rio+ [www.riomais.vc] reuniu 1.600 soluções de cidadãos para a cidade, entre 2013 e 2014. Em votação aberta ao público, foram selecionados 13 projetos, entre eles o Mobilidade Reciclada. A ideia foi do então estudante de Relações Internacionais João Guilherme Rosa, de 25 anos. “Gostaria que esse projeto despertasse o interesse das pessoas sobre o lixo, mostrando que ele também pode trazer benefício, como, por exemplo, uma viagem no BRT. O Mobilidade Reciclada pode reforçar a conscientização da população sobre o tema e ainda incentivar o uso do transporte público no Rio”, afirmou o jovem.

No ponto de coleta, os passageiros poderão trocar cinco embalagens por um cartão unitário do BRT. Serão aceitas na troca latas de alumínio de até 500 ml, garrafas PET de até 3 litros e embalagens de qualquer produto da Natura, independentemente do material. Uma máquina que reconhece as embalagens pelo código de barras será instalada no local para recebê-las e, em seguida, fornecer as passagens. O material depositado será recolhido e encaminhado para a reciclagem pela ONG Doe seu Lixo.

Os interessados em participar do projeto precisam cadastrar seu CPF na máquina. Dessa forma, caso a pessoa não tenha todas as embalagens disponíveis no momento, o sistema computa a quantidade de itens depositados até então e, quando completar as cinco embalagens, o cartão será fornecido. Além disso, cada passageiro que devolver o cartão após a viagem, receberá um real na volta, incentivando a prática sustentável. Será disponibilizada uma quantidade limitada de cartões, e a duração do projeto-piloto dependerá do engajamento da comunidade.

“Estamos colocando na rua um protótipo idealizado pela própria população. O Mobilidade Reciclada pretende oferecer um benefício coletivo a todos que querem ser parte da solução. Se comprovado o impacto positivo, a ideia poderá ser replicada por toda a cidade, para que possa beneficiar mais pessoas”, diz Murilo Farah, co-fundador da Benfeitoria e idealizador do Rio+.

A Natura e a marca SOU tinham interesse em adotar um tema relacionado à inovação, antes mesmo que as ideias fossem recebidas. “A parceria com o Rio+ é uma oportunidade inovadora de contribuir com a transformação do dia-a-dia do carioca e reforça o pioneirismo da Natura em estimular formatos de consumo que respeitam e contribuem com o meio ambiente”, afirma Andrea Éboli, diretora de marketing da Natura.

O projeto Mobilidade Reciclada foi selecionado por sua sinergia com SOU. A marca inova ao propor um jeito novo de consumir, com menos desperdício. Suas embalagens têm 70% menos plástico do que as convencionais do mercado e são maleáveis, permitindo o uso do produto até a última gota. Desde que foi lançada, SOU já evitou que 2.652 toneladas de plástico – o equivalente a 104 milhões de garrafas PET de 500ml - fossem descartadas no meio ambiente.

Mobilidade Reciclada, bilheteria do BRT Estação Terminal Alvorada (em frente ao Barra Shopping), das 6h às 22h. Objetos aceitos: Garrafas PET de até 3 litros, latas de até 500 ml e embalagens de produtos Natura. Troca: Cinco embalagens por um cartão unitário do BRT ( R$3,70, equivalente a uma passagem)

O Rio+: Idealizado por Murilo Farah, da Benfeitoria, o Rio+ recebeu mais de 98 mil votos e 1.600 ideias de cariocas de toda a cidade. Mobilidade Reciclada, patrocinada pela Natura e por SOU, é a segunda das 13 soluções que serão implementadas em diversas áreas: educação; cultura e arte; saúde e bem-estar; cidadania; inovação; esporte e lazer; inclusão; sustentabilidade; intervenções urbanas; praia, praças e parques; e comunidades. A Prefeitura do Rio é responsável pela execução dos outros protótipos.

Natura —Fundada em 1969, a Natura é a maior multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,4 bilhões de receita líquida em 2014, possui sete mil colaboradores, 1,8 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Maior empresa B Corp do mundo, foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, um hub logístico em Itupeva (SP) e centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA). Detém 71% da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos pela Revista Natura ou pela Rede Natura: www.redenatura.net. Para encontrar uma Consultora Natura por perto, os consumidores podem enviar um SMS gratuito com a palavra Natura para 28128. [www.natura.com.br|Os seus perfis nas seguintes redes sociais: Linkedin, Facebook, Twittere Youtube.

SOU —Lançada em 2013, SOU trouxe para o mercado um posicionamento inovador, que propõe um jeito novo de consumir, conciliando o prazer individual com a vida do planeta. Os produtos foram desenvolvidos a partir de um processo inteligente, que permite a redução do uso de materiais para gerar menos resíduos, menos desperdício e menos impacto ambiental. As embalagens têm design inteligente, que utiliza menos matéria-prima e possibilitam aproveitamento total do produto – até a última gota. Os sabonetes líquidos, hidratantes, shampoos e condicionadores da linha são produzidos com menos ingredientes, sem corante e com assinatura olfativa única. A embalagem usa 70% menos plástico e emite 60% menos CO2 do que a média das embalagens convencionais. O espaço necessário para transportar 1 mil embalagens vazias de SOU comportaria apenas 28 embalagens convencionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira