Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2015 - 07:15

Governo criará comitê com instituto de Sebastião Salgado para revitalizar Rio Doce


A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, informou que o governo vai criar um comitê específico para atuar na revitalização do Rio Doce, do qual fará parte o Instituto Terra, capitaneado pelo fotógrafo Sebastião Salgado. Salgado foi recebido no dia 13 de novembro (sexta-feira), pela presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto em reunião em que discutiram ações a serem desenvolvidas na bacia do rio, que banha os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo e foi atingido pela lama oriunda do rompimento de barragens de mineração em Mariana (MG), ocorrido na semana passada.

Entre outras tarefas, o comitê fará articulação e interlocução com as empresas responsáveis pela alocação dos recursos para a execução das ações de restauração e recuperação do Rio Doce.

Salgado apresentou hoje à presidenta o projeto Olhos D’Água, conduzido pelo Terra, organização civil sem fins lucrativos fundada em 1988 por iniciativa de Salgado e sua mulher, Lélia Deluiz Wanick Salgado. O instituto atua na região do Rio Doce, que vivencia as consequências do desmatamento e do uso desordenado dos recursos naturais.

As principais ações do projeto Olhos D’Água envolvem a restauração ecossistêmica, produção de mudas de Mata Atlântica, extensão ambiental, educação ambiental e pesquisa científica aplicada. Como resultado das ações, mais de 7 mil hectares de áreas degradadas estão em processo de recuperação na região e mais de 4 milhões de mudas de espécies de Mata Atlântica já foram produzidas em viveiro para abastecer plantios de restauração.

O projeto elaborado pelo Instituto Terra sugere a criação de um fundo com recursos financeiros subsidiados pelas empresas responsáveis pelo desastre que possibilite, além da recuperação de nascentes, absorver todos os investimentos e ações destinados à reconstrução das condições ecológicas, bem como gerar recursos contínuos para projetos sociais, econômicos e de geração de emprego e renda em toda a região que constitui essa bacia hidrográfica.

Segundo Izabella, a presidenta analisou as propostas apresentadas pelo fotógrafo e achou o projeto oportuno. “A presidenta imediatamente disse a ele que isso vinha muito na direção do que ela estava vendo, do que ela estava pensando, de assegurar sobre a restauração do Rio Doce”, relatou a ministra.

O ministério do Meio Ambiente deverá fazer parte do comitê e vai acompanhar a implementação das ações propostas. “Nós temos que ter o engajamento de todos. Nós temos que transformar isso em um caso de referência. O maior desastre do país tem que virar a experiência mais exitosa de recuperação e restauração florestal. Temos que transformar isso em uma oportunidade de que um desastre lamentável vai ser transformado na nova vida do Rio Doce, do Vale do Doce. E que acho que os brasileiros todos devem se engajar, não só pelo Doce, mas pela necessidade também de restauração e de recuperação das nossas matas, das nossas florestas, da nossa vegetação nativa”, garantiu Izabella Teixeira. | PB.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira