Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2008 - 11:37

Governo do Rio de Janeiro vai premiar produtores rurais por preservação ambiental

Produtores e agricultores do estado que produzirem dentro dos princípios da sustentabilidade, promovendo a recuperação e preservação do meio ambiente receberão um bônus agroambiental.

O anúncio da iniciativa inédita no país foi feito pelo secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, durante a abertura do seminário Cadeias de produtos da sociobiodiversidade: agregação de valor e consolidação de mercados sustentáveis, no dia 18 de fevereiro (segunda-feira), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Centro do Rio.

O projeto de remuneração ambiental faz parte do Programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, que conta com recursos total de aproximadamente US$ 80 milhões, provenientes de financiamento do Banco Mundial (Bird) e contrapartida do governo estadual.

– O Rio Rural é um dos principais programas do governo do Rio de Janeiro e reservou parte dos seus recursos para a criação do bônus agroambiental. Durante sua execução, até 2014, serão utilizados US$ 5 milhões para o pagamento desse incentivo. A remuneração será feita a agricultores que participarem ativamente do processo de preservação ambiental, explica o secretário.

Para ele, a iniciativa vai inaugurar um novo tempo na relação entre a produção agropecuária e o meio ambiente. A questão ambiental está se tornando prioritária em várias partes do mundo e a decisão, que conta com o apoio do governador Sérgio Cabral, de estimular o agricultor a participar da recuperação ambiental demonstra de maneira pragmática a intenção em favor dessa causa.

– A agricultura pode tanto provocar a degradação de solos e recursos hídricos, ar e recursos biológicos, como melhorá-los. Tudo depende dos caminhos escolhidos por aqueles que vivem da atividade. Nosso papel é mostrar que existem formas de manejo que ajudam a conservar esses recursos naturais, ressalta.

O Rio Rural busca promover a autogestão sustentável dos recursos naturais pelas comunidades rurais de 252 microbacias hidrográficas, em todo o estado, a partir da adoção de práticas de manejo sustentável. O programa vai beneficiar diretamente 37 mil produtores, sendo 80% deles agricultores familiares.

O secretário divulgou ainda que para o pagamento do bônus agroambiental, também estão avaliados a captação de recursos junto a outras fontes. Empresas cidadãs, compromissadas com a sustentabilidade ambiental e com negócios sustentáveis, além de empresas captadoras de água e comitês de bacias hidrográficas beneficiados com a melhoria e aumento da oferta de recursos hídricos, estão entre eles.

– Os créditos de carbono também são outra possibilidade, uma vez que com o aumento da cobertura vegetal aumentará o estoque de carbono das microbacias - acrescentou.

Atualmente, técnicos do programa trabalham na metodologia para dimensionar o valor e as formas de mensurar o bônus a ser pago aos pequenos agricultores.| Ascom/Agricultura

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira