Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/02/2008 - 09:54

Reciclagem de água: gestão ambiental e administrativa


Sistemas compactos de tratamento de esgoto produzidos pela Mizumo permitem o reúso de água tratada, possibilitam uso consciente dos recursos hídricos e vantagens econômicas. O investimento pode ter rápido retorno: até 12 meses após sua implantação - conforme o empreendimento.

Mais do que uma possibilidade, o reúso de água tratada tem se tornado uma realidade. Embora ainda pouco aplicada, a reutilização de água para uso geral pode reduzir significativamente os gastos com água e fazer com que um recurso natural cada vez mais escasso seja economizado. Essa prática é prevista nos sistemas e equipamentos para tratamento de efluentes fabricados pela Mizumo.

Esse não é um conceito novo e soma-se a outras formas de uso racional de água, como evitar desperdício e reduzir o consumo e a produção de esgoto. O reúso de água tratada torna-se, então, uma questão ambiental, mas também de gestão administrativa, uma vez que pode significar uma queda de 90% dos custos com recursos hídricos. Atualmente, entre os clientes Mizumo que fazem reutilização da água tratada estão Serasa, Microservice, Hotel Atlântico Búzios, Facchini e Vale D’Ouro.

Reúso se faz urgente - No Brasil, cerca de 70% de toda a água utilizada é consumida pela agricultura; as indústrias são responsáveis por uma parcela de 20%, com a agravante de que grande parte do esgoto não recebe tratamento adequado ou nenhum tipo de tratamento antes do descarte. O aumento populacional, a poluição ambiental e o desmatamento aumentam a necessidade de adesão a esta prática.

Mundialmente, estima-se que mais de 1,1 bilhão de pessoas não tem acesso à água tratada e 1,7 bilhão não tem acesso a redes de esgoto, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em todo o Brasil, apenas 48,5% dos domicílios dispunham, em 2006, de esgotamento sanitário através de rede coletora e 22,1% utilizavam fossa séptica, indicando inadequação clara ou inexistência do esgotamento sanitário nos restantes dos 29,4% dos domicílios. Assim, cada vez mais se faz urgente o reúso de água tratada.

Investimento com retorno rápido - O montante de recursos necessário para a instalação de um sistema compacto de tratamento Mizumo e reúso de água é variável, pois cada projeto é personalizado. No dimensionamento são consideradas as necessidades do cliente, destinação e outros parâmetros – como identificação de pico de vazão horária e caracterização da origem do esgoto. No entanto, de acordo com Giovani Toledo, gestor de unidade de negócios Mizumo, o retorno desse investimento é rápido. “Em empreendimentos comerciais e industriais localizados em regiões metropolitanas, que reutilizam o efluente tratado, este retorno pode ocorrer num prazo de até 12 meses após sua implantação. Outra vantagem para o cliente é que, por ser customizado e modular, o sistema pode ser ampliado a qualquer tempo, conforme a necessidade do empreendimento”, explica.

A relação custo-benefício dos equipamentos Mizumo é a melhor do mercado e o custo operacional dos produtos são os menores se comparado a outras tecnologias de tratamento de esgoto. Os sistemas seguem os padrões estabelecidos pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas e têm eficiência garantida acima de 90% de remoção de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), o que se traduz em água para reúso para fins não potáveis e sem riscos à natureza. Além disso, atendem às exigências da resolução nº 357/05, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, e as recomendações da Certificação ISO 14.000 - pré-requisito para empresas exportadoras.

Aplicações - A água tratada e reciclada pode ser reutilizada em diversas situações, seja em uso urbano, agrícola, residencial, comercial ou industrial, como: irrigação paisagística e de campos para cultivo; em refrigeração, alimentação de caldeiras ou em processamento industrial; recarga de aqüíferos; combate a incêndios, descarga de vasos sanitários, lavagem de veículos e de ruas e demais fins urbanos; na construção civil, entre outras aplicações. Empreendimentos que adotam o reúso contribuem para reduzir a demanda sobre os mananciais e liberam uma razoável quantidade de água proveniente das fontes de boa qualidade, caracterizando-se como uma ação social e ambientalmente das mais corretas.

Linhas de Produtos Mizumo - A Mizumo é uma empresa do Grupo Jacto, referência quando o assunto é sistema compacto de tratamento de esgoto sanitário – aquele gerado pelo ser humano em cozinhas, banheiros e lavanderias, por exemplo. Sua linha de produtos conta com equipamentos que variam de tamanhos ou capacidades de tratamento, e atendem a necessidades domésticas, comerciais ou industriais. Sua linha de produtos é composta pelos seguintes itens: Mizumo Family; Mizumo Business; Mizumo Plus; Mizumo Tower; Estações Elevatórias de Esgoto; Filtros de Areia e Carvão; Filtros de Biogás; Sistema de desinfecção (Cloro e UV); Reservatórios Horizontal e Vertical; e Caixa de Gordura. Vale lembrar que a Mizumo foi a primeira empresa no país a ter em linha de produção um sistema compacto de tratamento de esgoto no formato vertical: o Mizumo Tower.

Perfil Mizumo - Criada em 2001, a Mizumo tem como propósito melhorar o ambiente em que vivemos e prover soluções tecnológicas que possam reduzir, tratar, transformar e reaproveitar efluentes. É referência em sistemas compactos de tratamento de esgoto sanitário e diferencia-se por oferecer soluções ambientais customizadas, que integram produtos, serviços e tecnologia, adequadas a cada tipo de cliente.

Seu parque fabril está instalado num terreno de 10 mil m2, com área construída equivalente a 5 mil m2, localizado em Pompéia, cidade do interior de São Paulo. Conta com cerca de 70 funcionários diretos, além dos departamentos de apoio corporativos, e prioriza o crescimento sustentado, com investimentos feitos somente com recursos próprios. Em 2008, investirá na aquisição de novos equipamentos tecnológicos, pesquisa e desenvolvimento visando aumentar o portifólio de produtos e serviços, estruturação de assistência técnica própria, ações de marketing e implantação da certificação ISO 9001:2000. Para este ano, a expectativa é de que o faturamento registre um crescimento 25% superior ao atingido em 2007.

A Mizumo é uma divisão de negócios do Grupo Jacto, fundado em 1948 e composto por empresas que atuam nos ramos agrícola, de transporte, equipamentos para limpeza (alta pressão), transformação de plástico, ferramentaria, fundição, veículos elétricos e meio ambiente. O grupo é 100% nacional, porém reconhecido mundialmente pela sua solidez e por promover o desenvolvimento sustentável em todos os seus setores de atuação. | Telefone: (14) 3405-3000 | [email protected] | www.mizumo.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira