Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2015 - 08:20

Ecolab patrocinou projeto vencedor do prêmio ABAP de Sustentabilidade pelo “Disputa de Colégios”


Que economizou mais de 5 milhões de litros em três meses.

Uma iniciativa inédita levou 30 mil estudantes, de 1ª a 9ª séries, entre 5 a 14 anos, de 50 escolas do Estado de São Paulo, a participarem de uma gincana cujo objetivo era educar sobre a questão da água e promover a economia nas escolas. O resultado foi surpreendente, mais de cinco milhões de litros de água foram economizados em apenas três meses de disputa. Esse projeto acaba de ganhar o maior prêmio de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Agências de Publicidade(ABAP), após concorrer com outros 200 projetos similares em todo país. Criado pela Sagarana Comunicação, uma empresa especializada em projetos de interesse público, o “Disputa de Colégios” teve, como principal patrocinador a Ecolab.

“Foi uma grata surpresa o resultado do projeto Disputa de Colégios, quando colocamos informação de qualidade e educamos as crianças é surpreendente como a resposta vem rapidamente. O volume de água economizado impressiona ainda mais quando levado em conta o pouco tempo da campanha.

Como empresa, desenvolvemos e entregamos no mundo todo soluções que contribuem para o uso racional dos recursos naturais, e esse projeto veio somar à nossa visão. E nesse caso, com a Disputa de Colégios, o público alvo do projeto é muito especial: crianças e adolescentes de escolas públicas, que através dessa iniciativa, tiveram a certeza de que são fundamentais para a construção de um mundo melhor, hoje e amanhã”, explica Marília Meneghisse, diretora de Recursos Humanos da Ecolab Brasil.

As três escolas vencedoras foram a EMEF—Brasil Japão, que teve uma redução de 55% em seu consumo de água; a EMEI – Nida Maldi Coprazza, com 52% de redução e o Centro Educacional Recanto Betania, chegando à 50% de redução. Estes colégios serão totalmente reequipados com dispositivos economizadores com válvulas com restritor de vazão e redutor de pressão, arejadores, chuveiros, torneiras, descargas antivandalismo entre outro itens, cedidos pela DECA, patrocinadora para infraestrutura hídrica.

O projeto Disputa de Colégios — O principal objetivo deste projeto, voltado para escolas públicas, foi o de criar consciência no uso responsável da água. Para que esse aprendizado fosse realmente absorvido a ponto de mudar hábitos para a vida toda, a Sagarana utilizou ferramentas específicas de comunicação para cada público. Nos colégios, chegou à conclusão que utilizar o formato de Gincana poderia estimular a disputa e o interesse pelo tema de forma mais eficiente. E acertou, pois os resultados foram acima das expectativas. A equipe criou uma cartilha-gibi com dicas de economia para que as crianças tivessem facilidade para assimilar a parte teórica. Escreveram também uma peça de teatro interativo.

Essa peça, com cinco personagens, buscava soluções para economizar água e, as crianças— no palco ou na plateia, é quem davam ideias de economia durante o espetáculo. Por utilizar também elementos de Game, o projeto conseguia prender a atenção das crianças e as ajudava a entender a importância de reduzir o consumo de água. A proposta aqui não foi passar a informação de forma passiva.

Em todos os processos a criança tinha que ter uma participação efetiva, isso as ajudou a absorver os valores sustentáveis e éticos de forma divertida e altamente eficiente. Para não esquecer nunca mais. Foi um programa denso de reeducação que deu certo pois, além das três escolas vencedoras serem reequipadas, 79% dos colégios que participaram baixaram seu consumo, mesmo depois do término da Gincana. Estão economizando mensalmente 132 mil litros de água, o que equivale a 13 caminhões pipa de 10 mil litros.

A gincana aconteceu entre Março e Abril deste ano.

A Ecolab — Parceira de confiança em mais de um milhão de clientes, a Ecolab (ECL), empresa americana, é líder global em tecnologias e serviços para água, higiene e energia, protegendo pessoas e recursos vitais. Com vendas em 2014 de US$ 14 bilhões e 47 mil associados, a Ecolab entrega soluções abrangentes e serviços realizados nos clientes, para promover alimentos seguros, manter os ambientes limpos, otimizar o uso de água e energia e aumentar a eficiência operacional de clientes nos mercados de alimentos, saúde, energia, hotelaria e industrial em mais de 170 países ao redor do mundo. |www.ecolab.com/br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira