Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2015 - 07:46

IQA lança Certificação de Centro de Reciclagem, a primeira criada para o segmento


O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro, lança a Certificação de Centro de Reciclagem, a primeira criada para o segmento. O escopo é baseado na lei federal 12.977/2014, conhecida como Lei do Desmanche, que regulamenta a desmontagem de veículos no Brasil.

Pioneiras, a JR Diesel e a Renova Eco Peças participaram do projeto piloto do Instituto para o desenvolvimento da nova certificação. “As duas empresas auxiliaram o IQA a ajustar os processos conforme as necessidades do mercado de reciclagem de veículos. Foram mais de 12 meses entre pesquisa, desenvolvimento e validação”, conta Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA.

Segundo Arthur Rufino, vice-presidente de Inovação e Planejamento da JR Diesel, a certificação ajudará a diferenciar as empresas que não só cumprem as exigências da lei, mas vão além e se preocupam com a preservação ambiental, o atendimento ao cliente, a qualidade e a segurança. “A certificação é um reconhecimento compatível com o esforço que nós tivemos para alcançar a excelência. Sempre buscamos a perfeição em nossos processos e documentos”, afirma Rufino.

Para Elidio Tomimori, gerente de Operações da Renova Eco Peças, a Certificação de Centro de Reciclagem é um instrumento de grande valia para o mercado de reciclagem automotiva, que está se adequando às legislações vigentes de forma cada vez mais assertiva. “Avaliam-se todos os processos, inclusive a destinação dos resíduos e contaminantes retirados dos veículos desmontados”, exemplifica.

Tomimori destaca ainda a necessidade cada vez maior de atenção aos detalhes para obtenção de processos adequados às necessidades do negócio e às legislações. “É uma ótima opção contar com uma visão externa e imparcial como a do IQA. Esta certificação reforçou que nós estamos no caminho certo e torcemos para que outras empresas deste segmento utilizem as certificações oferecidas pelo IQA”, afirma.

A Certificação de Centro de Reciclagem atesta que a empresa possui as autorizações e os alvarás definidos pelos órgãos públicos competentes e atende a legislação ambiental do município onde atua, além de ser capaz de realizar correta desmontagem, rigoroso controle dos registros de entrada e saída, processos de venda seguros e adequado descarte dos resíduos, por meio de empresas especializadas e cadastradas nos órgãos ambientais.

De acordo com Sérgio Fabiano, são diversos os benefícios da certificação para a empresa, a sociedade e o meio ambiente, como a segurança de adquirir peças usadas de uma empresa que atende requisitos de segurança e qualidade. “Uma empresa certificada possui maior capacidade de produção e competência para atender este novo mercado que está em expansão”, diz.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira