Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/02/2008 - 10:24

Klabin na bolsa internacional de créditos de carbono

A Klabin foi a primeira empresa brasileira a integrar o CCX (Chicago Climate Exchange), bolsa internacional de intercâmbio de créditos de carbono. A empresa tornou-se membro pleno do CCX em junho de 2005.

O CCX congrega empresas que voluntariamente buscam a redução de GEE (Gases de Efeito Estufa), causadores do aquecimento global. Para os participantes, a meta de redução dos GEE é de 1% ao ano entre 2003 e 2006, totalizando 4% na fase I, tendo como referência a média das emissões fósseis entre 1998 e 2001.

A fase II, aprovada recentemente, compreende o período entre 2007 e 2010, com compromisso adicional de redução de 2% para os seus membros. O Projeto de Seqüestro de Carbono apresentado pela Klabin ao CCX consiste de 9.683 hectares que se encontravam degradados em 1989 e 1990. A área atualmente está coberta por florestas plantadas com manejo sustentável, condição necessária para a elegilibidade do Projeto.

GEE (Gases de Efeito Estufa) - Neutras ou renováveis – As emissões provenientes do uso de biomassa nas suas diversas formas – portanto, limpas ou neutras – representam 82% das emissões diretas de produção. A biomassa tem origem em florestas plantadas com manejo sustentável. Como, durante o processo de crescimento pela fotossíntese, essas florestas seqüestram gás carbônico (CO2) da atmosfera, estabelece-se o equilíbrio no balanço.

Fósseis ou não-renováveis – Embora pequena, a participação de gás natural na matriz energética tem crescido de acordo com a disponibilidade de abastecimento nas regiões onde a Klabin atua. As unidades de Piracicaba e Jundiaí, em São Paulo, Guapimirim, no Rio de Janeiro, Goiana, em Pernambuco, Del Castilho, no Rio de Janeiro, e Betim, em Minas Gerais, já utilizam esse combustível – que é o mais limpo entre os de origem fóssil. Essa substituição permite reduzir de 76 para 56 quilos de CO2/gigajoule (GJ), ou seja, 26% menos emissão de Gases de Efeito Estufa por unidade de energia.

Em 2005, 89% das emissões fósseis foram originadas pelo uso de óleo pesado e 11%, por gás natural.

Protocolo de Kyoto - Empresas brasileiras podem contribuir para a redução de emissão de GEE com o desenvolvimento de Projetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) para produzir créditos de carbono. A empresa obtém CER (Certificados de Redução de Emissão) que podem ser comercializados como parte do Protocolo de Kyoto.

A Klabin desenvolve projetos que têm por base a substituição de óleo pesado por gás natural em Piracicaba, em São Paulo, e por biomassa nas unidades do Paraná e de Santa Catarina. Novas caldeiras de biomassa, com capacidade entre 150 e 250 t/h de vapor, também integram Projetos de MDL, contribuindo para o resultado econômico do investimento. Outras oportunidades estão sendo avaliadas.

Tecnologias limpas - A Klabin cumpre todas as normas ambientais vigentes no País e a evolução da fabricação de celulose e papel tem reduzido bastante o impacto do processo no meio ambiente. As novas tecnologias permitem:

Redução do consumo de água e energia – A Klabin estuda otimizar o reuso e o fechamento de circuitos para promover maiores reduções no consumo de água, enquanto novas tecnologias devem melhorar os indicadores de consumo de energia.

Utilização de produtos químicos ambientalmente mais corretos – Um exemplo é a eliminação do uso de cloro elementar no branqueamento da celulose. A tecnologia já é utilizada em Monte Alegre, no Paraná, e estará presente no projeto de expansão da unidade de Correia Pinto, em Santa Catarina.

Redução de odor – A formação de TRS – gases odorosos derivados de enxofre na sua forma reduzida – é característica inerente do processo kraft utilizado mundialmente. Para minimizar esse desconforto nas instalações fabris e às áreas vizinhas, adota-se a coleta dos gases e sua incineração em condições controladas. As unidades de Otacílio Costa e Correia Pinto, em Santa Catarina, e Telêmaco Borba, no Paraná, já possuem instalações para tratamento desses gases. | www.klabin.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira