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22/03/2016 - 10:19

Unilever Brasil reduz consumo de água em 40% de 2008 a 2015

São Paulo, março de 2016 – Após cinco anos do lançamento do Plano de Sustentabilidade, anunciado globalmente em 2010, a Unilever Brasil segue mostrando resultados que reforçam a visão global da companhia de dobrar de tamanho ao mesmo tempo em que diminui pela metade a pegada ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade. Em relação ao tema água, a companhia registrou, entre 2008 e 2015, redução de 40% no consumo do recurso em suas manufaturas.

“A escassez de recursos naturais impõe à sociedade grandes desafios. Defendemos que as empresas têm importante papel na solução de questões referentes ao meio ambiente e é por isso que trouxemos a sustentabilidade para o coração do nosso modelo de negócio. Temos o compromisso de reduzir o consumo de água durante a fabricação dos nossos produtos e de incentivar o uso responsável do recurso por nossos consumidores”, afirma Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil.

Contribuem para essa redução de consumo as iniciativas de reuso da água utilizada nas instalações fabris e áreas administrativas, reaproveitamento de efluentes e reforço de ações para a detecção de vazamentos, além de melhorias tecnológicas nas linhas de produção. Além das ações nas fábricas, a Unilever Brasil também aposta em outras frentes para fomentar o uso responsável da água por toda a sociedade, como o investimento na plataforma de produtos concentrados, o apoio a Coalizão Cidades pela Água, iniciativa da TNC (The Nature Conservancy), e a associação ao Instituto Trata Brasil.

Plataforma de concentrados —Parte dos resultados positivos de redução do uso de água nas manufaturas vem da plataforma de produtos concentrados. Isso ocorre porque os produtos contêm novas tecnologias que permitem menos água em sua fórmula e, desta forma, economizam 40% de água em relação a uma unidade regular durante o processo de fabricação.

“A escassez de água tem obrigado as pessoas a mudarem seus hábitos com tarefas que envolvem água, a máquina de lavar roupas, por exemplo, tem um dos maiores consumos de água no lar. Por isso, o papel da Unilever em educar os consumidores sobre a importância do consumo consciente e a adoção de produtos sustentáveis”, reforça Antonio Calcagnotto, head de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Unilever Brasil.

Em 2015, a campanha #UmEnxágueBasta promovida pela versão OMO Super Concentrado teve como objetivo gerar discussão sobre hábitos mais sustentáveis na hora de cuidar das roupas. Centrada em dois pilares, um educacional “Economize água, Faça um enxágue” e outro de engajamento “Economize água e incentive outros a também economizar”, a campanha veiculada em TV aberta e fechada, nas redes sociais e nos canais online da marca impactou mais de 48 milhões de pessoas e fortaleceu sua relação de confiança com os consumidores.

Em 2016, a marca OMO lançou a campanha #PequenasRevoluções que tem como objetivo reforçar a proximidade da marca com seu público ao mostrar que diante de um momento de reflexão e mudanças de hábitos, pequenas ações diárias como conservação e reaproveitamento da água ou melhor uso do tempo, podem fazer a diferença.

Parcerias estratégicas —Pautada pelo seu Plano de Sustentabilidade, a Unilever Brasil se uniu às iniciativas que visam incentivar o uso responsável da água.

“Entendemos que somos apenas uma companhia dentre muitas e que as mudanças necessárias para enfrentar os desafios socioambientais são enormes e urgentes. Por isso, defendemos mudanças fundamentais nos sistemas mais amplos e reforçamos a importância de um engajamento das esferas pública e privada. Só assim conseguiremos ter a escala necessária para alcançarmos um impacto relevante”, reforça Calcagnotto.

A Coalizão Cidades pela Água, da TNC, tem como objetivo elevar o nível de segurança hídrica de mais de 60 milhões de brasileiros, em 12 regiões metropolitanas incluindo municípios nas quais a Unilever Brasil tem fábricas, por meio de uma atuação mais integrada e intensa das empresas em encontrar soluções para o desafio.

Já a associação ao Instituto Trata Brasil visa promover ações que resultem na expansão dos serviços de saneamento básico e, consequentemente, na melhoria dos recursos hídricos no País. A ideia é criar outras iniciativas além do projeto “VIM para Unicef - Todos Juntos na Luta Pelo Saneamento”, lançado em 2013 e que já impactou mais de 1.100 municípios brasileiros.

O Plano de Sustentabilidade da Unilever —Baseado no estudo do impacto social, econômico e ambiental do ciclo de vida de vários de seus produtos, o Plano de Sustentabilidade da Unilever tem como visão dobrar de tamanho, ao mesmo tempo em que diminui pela metade a pegada ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade. O Plano estabelece três metas globais a serem atingidas até 2020: .Ajudar mais de 1 bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar;

. Reduzir pela metade a pegada ambiental dos seus produtos;

. E melhorar as condições de vida de centenas de milhares de pessoas à medida que vamos fazendo o negócio crescer. [www.unilever.com.br/aboutus/estrategiadesustentabilidade/relatoriodesustentabilidade].

A Unilever é uma das líderes mundiais na comercialização de produtos alimentícios, de limpeza doméstica e de cuidados pessoais, com vendas em mais de 190 países, alcançando 2 bilhões de consumidores por dia que consomem as mais de 400 marcas disponíveis em seu portfólio de produtos. No mundo, a companhia tem 169 mil funcionários e gerou vendas de €53.3 bilhões no ano de 2015.

A companhia tem um propósito simples – tornar a sustentabilidade parte do dia a dia de todos. Por isso, em 2010, anunciou o Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP) no qual a empresa tem como visão dobrar o tamanho dos negócios, enquanto reduz sua pegada ambiental aumentando o impacto positivo na sociedade.

A Unilever é a primeira empresa no ranking de seu setor no Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2015. Encabeçou a relação de Líderes Globais em Sustentabilidade Corporativa na pesquisa anual GlobeScan/SustainAbility 2015 pelo quinto ano consecutivo, e em 2015 foi eleita a empresa de bebidas e alimentos mais sustentável no Behind the Brands Scorecard, da Oxfam.

No Brasil há 87 anos, os produtos da Unilever são encontrados em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como AdeS, Arisco, Axe, Becel, Brilhante, Cif, Close-Up, Comfort, Dove, Fofo, Hellmann’s, Kibon, Knorr, Lifebuouy, Lux, Maizena, OMO, Rexona, Seda, TRESemmé, VIM, entre outras.

Como reconhecimento de suas iniciativas, em 2015, a Unilever Brasil foi eleita a melhor empresa do Setor de Bens de Consumo e a melhor empresa em Governança da Sustentabilidade, pelo Guia Exame de Sustentabilidade, a melhor na categoria Responsabilidade Social e Meio Ambiente, pela Melhores da Dinheiro e a melhor na categoria Indústria, pela Época Empresa Verde entre outros prêmios recebidos no decorrer do ano. Como resultado destas iniciativas, a Unilever Brasil foi reconhecida como a empresa Mais Desejada no LinkedIn pelos brasileiros.

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