Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/02/2008 - 12:08

Exposição Amazônia Brasil lançou em Nova York projeto pedagógico com a rede pública de ensino da cidade


A Exposição Amazônia Brasil, uma das mais importantes mostras da região já realizadas no mundo, lançou ontem, 26 de Fevereiro, em Nova York, o projeto “Amazônia Brasil nas Escolas” para professores e alunos da rede pública de ensino da cidade. Esse trabalho, que conta com apoio da Secretaria de Educação da cidade de Nova York (The Board of Education), tem como objetivo levar informações sobre a Amazônia a docentes e estudantes, estimulando o olhar crítico desse público a respeito das questões socioculturais e biológicas da região. A mostra, em Nova York, é patrocinada pela Alcoa e Alcoa Foundation, com apoio da IBM e American Express Foundation.

O evento foi realizado no Museu Nacional do Índio Americano (www.nmai.si.edu) e contou com a participação do embaixador Antonio Patriota; Dra. Marcia Lyles, vice-chanceler do Departamento de Educação da Cidade de Nova Iorque; Shannon Ramirez, oficial da Comissão de Nova Iorque para a ONU; Meg McDonald, presidente da Alcoa Foundation; Nemércio Nogueira, diretor de Assuntos Institucionais da Alcoa América Latina, e mais de 100 professores.

"A Alcoa e Alcoa Foundation estão orgulhosos em apoiar esta exposição e o projeto pedagógico. Este programa vai educar as crianças sobre a Amazônia brasileira, o seu povo, a subsistência sustentável, bem como a importância da preservação do ecossistema da Amazônia", disse Alain Belda, chairman e CEO da Alcoa.

Na oportunidade, os profissionais conheceram o guia pedagógico da Amazônia Brasil, criado especialmente para orientar alunos de 3ª e 6ª séries a respeito da região e a grande variedade de assuntos e enfoques que podem ser abordados – desde a história e cultura da população e comunidades tradicionais, passando pela geografia, até a importância da conservação e das estratégias sustentáveis de desenvolvimento. Além do documento contendo dados sobre os aspectos geográficos, floresta, povos e comunidades tradicionais, os professores receberam convites para que possam visitar a exposição, juntamente com seus alunos.

“Esse projeto pedagógico é uma ferramenta diferenciada, que possibilita gerar uma consciência a respeito da importância da região amazônica e despertar o interesse de professores e alunos para a discussão sobre a necessidade de preservar a região e criar áreas de preservação, ajudando a estabelecer mudanças de comportamento nas crianças. O trabalho também oferece a possibilidade de melhor compreender como vivem os povos da Amazônia e seu estratégico papel no desenvolvimento da região”, afirma Anna Claudia Agazzi, diretora executiva da Fare Arte, empresa que está produzindo a exposição.

A proposta desse projeto visa a integrar não apenas os conteúdos acadêmicos sobre a Amazônia, mas também propor atividades didáticas e artísticas paralelas para as crianças durante todo o ano letivo nas escolas. Os responsáveis pela Amazônia Brasil estão desenvolvendo esse mesmo projeto para alunos do ensino fundamental no Brasil.

“A Amazônia Brasil é uma das mais importantes mostras da região já realizadas mundialmente e agrega ao Projeto Pedagógico a situação real e atual da Amazônia, a visão dos povos da floresta e de quem lá habita e trabalha diariamente para a sua proteção e possíveis soluções.”, afirma o médico Eugênio Scannavino Netto, do Projeto Saúde e Alegria-PSA, organizador da Exposição.

Da esquerda para a direita: Anna Claudia Agazzi, diretora-executiva da exposição; Meg Mc Donald, presidente da Alcoa Foundation; Antonio Patriota, embaixador do Brasil em Washington; Eugênio Scannavino Netto, organizador da mostra; John Haworth, diretor do Museu Nacional do Índio Americano e Nemércio Nogueira, diretor de Assuntos Institucionais da Alcoa América Latina.

Amazônia Brasil New York City 2008 - A exposição, que acontecerá de 17 de Abril a 13 de Julho, em Nova York, será a maior versão internacional da mostra, com expectativa de participação de aproximadamente 400 mil pessoas. Serão 11 pontos da cidade, incluindo uma extensa programação multicultural com a presença de artistas da música e do artesanato da região amazônica, festival de cinema, exposição fotográfica, entre outras atividades.

O evento também trará diversas inovações como a mostra de mudanças climáticas, que visa a sensibilizar os habitantes de Nova York e os turistas que a visitarem para a realidade da Amazônia brasileira e sobre os projetos que promovem o desenvolvimento sustentável na região. A exposição, que está na sua oitava edição, é uma iniciativa do Projeto Saúde e Alegria e Grupo de Trabalho Amazônico-GTA, que representa mais de 600 entidades da Amazônia brasileira. A direção executiva é da Fare Arte, com patrocínio da Alcoa e Alcoa Foundation e apoio da IBM, American Express Foundation e Ministérios da Cultura, Relações Exteriores e do Meio Ambiente. Entre as relevantes instituições participantes do evento em Nova York estão World Financial Center, Universidade de Nova York, Central Park, Smithsonian Institute e o Museu do Índio Americano.

Uma das principais atrações estará no Píer 17, na ilha de Manhattan, onde ficarão expostos a reconstituição de uma floresta, com sons de água, araras e outros animais, além de casas, cidades e vilas em maquetes feitas por artesãos. Com espaço sensorial de 1.200 metros quadrados, esses ambientes simularam a região e poderão ser vistos pelas 30 mil pessoas que passam diariamente pelo Píer.

Perfil do Projeto Saúde e Alegria - O Projeto Saúde e Alegria-PSA atua na Amazônia desde 1987, em comunidades extrativistas dos rios Amazonas, Tapajós e Arapiuns, localizadas na zona rural dos municípios de Santarém, Belterra e Aveiro, Oeste do Estado do Pará. A partir de Julho de 2003, ampliou a sua área de atuação para 143 comunidades, sobretudo as atividades de saúde, com uma cobertura aproximada de 29 mil pessoas. Conta com uma equipe multidisciplinar que visita regularmente as comunidades promovendo o desenvolvimento a partir de programas integrados de organização comunitária; saúde; produção e manejo agroflorestal; geração de renda; educação, arte e cultura; gênero; infância e juventude; comunicação popular e pesquisa participativa. O objetivo é qualificar a própria população para atuar de modo ativo e determinante na promoção de seu desenvolvimento e na defesa do meio ambiente. | Site: www.saudeealegria.org.br

Perfil do GTA-Grupo de Trabalho Amazônic - Representa mais de 600 organizações não-governamentais, movimentos sociais e lideranças dos povos da floresta nos nove estados da Amazônia brasileira (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) das associações de base das diversas comunidades (povos indígenas, seringueiros, pescadores artesanais, quebradeiras de coco babaçu, agricultores familiares, ribeirinhos, mulheres, quilombolas e outros produtores da floresta). | Site: www.gta.org.br

Perfil da Fare Arte - A Fare Arte, empresa fundada há oito anos, especializou-se em consultoria estratégica em marketing cultural. Atua na criação e concepção de ações culturais, produção e gerenciamento de programas culturais contínuos, produção de eventos artísticos, consultoria em Leis de Incentivo à Cultura entre outras atividade relacionadas. Além da Exposição Amazônia Brasil, que já percorreu com sucesso cidades como Paris, Lausane (Suíça) e São Paulo, também já desenvolveu trabalhos como Festivais do Canadá, de 1996 a 1999, com mais de 160 eventos musicais realizados em cidades brasileiras e Sebrae Moda, uma rodada de palestras e workshops sobre moda e suas oportunidades de negócios. A empresa tem a filosofia da arte como um potente elemento de transformação da sociedade e o acesso ao conhecimento a garantia de uma sociedade democrática. | Site: www.farearte.com.br

Alcoa - Há 42 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além dos produtos e componentes de alumínio, que incluem laminados, extrudados, e forjados, a Alcoa também comercializa rodas, sistemas de fixação, fundidos de super ligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui 116 mil funcionários em 44 países e integra pela sexta vez o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quarta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros – Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina – incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti (PA). Possui operações também na Argentina, Chile, Colômbia, Jamaica, Peru, Suriname, Trinidad & Tobago e Venezuela. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. A Alcoa está entre as “empresas mais admiradas do Brasil” em 2007, segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. | Site: www.alcoa.com.br.

. Mais sobre a Exposição Amazônia Brasil Nova York 2008 no site: www.amazoniabrasil.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira