Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2016 - 07:35

Recicle Mais, Pague Menos abre o seu primeiro posto compartilhado

O Projeto Recicle Mais Pague Menos, uma de nossas iniciativas de sustentabilidade de grande sucesso, está dando início a uma nova fase. Trata-se do primeiro posto compartilhado, aberto em parceria com a Montepel Reciclagem, de Montenegro, no Rio Grande do Sul. “Esta nova fase consiste em firmar parcerias com empresas que queiram abrir novos postos de coleta, aliando a sua marca a um projeto que vem sendo reconhecido nacionalmente e que foi pioneiro no Estado através da AES Sul”, afirma Paula Fagundes de Lima, gerente de comunicação da AES Sul.

Criado há três anos, o Recicle Mais, Pague Menos dá a correta destinação aos resíduos recicláveis entregues por clientes residenciais em troca de bônus na conta de energia elétrica da AES Sul. Através dessa iniciativa já foram arrecadados mais de 2,4 milhões de quilos de resíduos de plástico, papel, vidro, metal etetrapak entregues por clientes de Canoas, São Leopoldo e Sapucaia do Sul, locais onde se encontram os outros cinco postos de coleta.

Importante iniciativa para a correta destinação de resíduos, a açãovisa tirar da natureza o máximo possível de lixo, protegendo o meio ambiente. Com investimento de R$ 2,1 milhões da AES Sul, o projetojá permitiu a 413 clientes zerarem suas faturas de energia elétrica, devido aos créditos cumulativos. O total de material arrecadado até o momento gerou bônus de R$ 420 mil nas contas de 47.114 clientes. Isso representa uma economia de 11.027.232,19 KWh de energia elétrica, que seriam necessários para produzir o material coletado para reciclagem. Nestes três anos o plástico foi o material com maior volume coletado, totalizando 1,2 milhão de quilos, seguido do papel com 720 mil quilos.

A iniciativa se propõe a ser uma ferramenta de educação e conscientização de toda a comunidade, educando para a efetiva transformação de hábitos e atitudes. A destinação e a reciclagem dos resíduos são o primeiro passo para que toda a cadeia se beneficie, uma vez que, reciclando, há reduçãodo consumo de energia elétrica, água, minerais e outros componentes.

Como funciona — O procedimento é simples. Basta levar os resíduos de metal, papel, plástico e tetra pak(veja abaixo a lista dos itens aceitos) até um dos postos de coleta, informar o Código de Cliente e fazer a adesão ao projeto. Os resíduos serão pesados e o cliente receberá um ticket informando o valor a ser creditado na próxima fatura de energia elétrica. O posto de Montenegro funciona às segundas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h e de terça à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h. Os créditos serão somados e incluídos na conta seguinte. Clientes residenciais de outras cidades da área de concessão da AES Sul podem participar desde que levem os resíduos até um dos postos de coleta.

Tipos de resíduos-Confira os itens aceitos nos postos de coleta de Montenegro.

. Papel: Jornal | Papelão | Papel misto, revistas, livros, impressos em geral | Papel branco, reciclado e cadernos (sem espiral e partes plásticas separadas).

. Plástico: Garrafas PET (refrigerante, água, suco, azeite, entre outras) | Baldes, bacias, bombonase potes | Canos e tubos de PVC | Plástico duro (embalagens de alimentos, produtos de limpeza, higiene, entre outras) | Plástico filme (embalagens de arroz, feijão, açúcar, entre outras).

. Metal: Latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco, chá, entre outros)| Alumínio (panela, perfil, antenas, formas)| Aço Inox| Bronze | Tetra Pak | Caixas de leite, sucos, molhos, conservas, entre outros.

Não reciclamos e/ou não são aceitos: todos os materiais que não estão descritos acima.Os itens não aceitos são aqueles que exigem transformação química ou física para sua reutilização. No entanto, considerando-se os itens que serão aceitos no projeto, os ganhos para o meio ambiente são notáveis. Dar um destino correto a esses resíduos significa evitar que sejam depositados em aterros sanitários ou lixões, tirando da natureza toneladas de resíduos que levam dezenas ou centenas de anos para se decompor e eliminando os riscos de contaminação do solo e das águas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira